Ir ao conteúdo

Consigo usar o SSD com o windows 10 sem formatar em outro pc ?

Ir à solução Resolvido por GabrielLV,

Posts recomendados

Postado

Daqui alguns messes vou me mudar e vou ter que vender meu pc, vou levar só meu SSD que é onde tá o sistema e um HD, como tenho muitas coisas instaladas no meu SSD não queria formatar ele, minha intenção é realmente só trocar todos os componentes e continuar com o mesmo sistema operacional, minha placa-mãe é uma ipmh61r3 da pcware. É só eu ligar o SSD em uma placa-mãe nova ou preciso fazer algum procedimento?

Postado

@RafaelGF existem possíveis problemas de incompatibilidade em manter um SSD de um computador antigo, com um sistema operacional instalada em outra máquina.

O melhor a se fazer é sempre instalar do 0 quando há mudança de placa-mãe. E dependendo do que você já fez com o Sistema Operacional você pode acabar desativando núcleos do processador novo ou até limitando a quantidade de RAM através dos programas. Normalmente é devido a alteração no MSConfig, e tem pessoas que usam o computador limitado por anos antes de perceberem que há algo errado.

Enfim, você pode tentar mas se estiver tendo problemas com telas azuis ou erros no Windows seria melhor formatar de uma vez porque há uma grande chance do problema ser relacionado a isso.

Postado

@RafaelGF Pode sim usar o SSD sem formatar com o Windows 10 em outro PC sem problemas, fiz isso e no meu caso não houve nenhum problema, só no caso do Windows 7 que tive que formatar.

• Moderador
Postado

@Charl Isso só é possível em cenários específicos. Na maioria das vezes o sistema operacional não irá iniciar devido a ele não reconhecer os novos drivers da nova máquina. Mesmo com o Windows 10 e até mesmo com o Windows 11 eu já vi esse problema acontecer, portanto, na maioria das vezes é necessário formatar a máquina ao colocar um SSD com Windows de uma máquina em outra máquina com peças diferentes.

• Curtir 2
Postado
9 minutos atrás, GabrielLV disse:

Isso só é possível em cenários específicos.

Consegue dá exemplos em de caso que é possível e outro que não é possível?

@RafaelGFTem também o sysprep: https://community.spiceworks.com/how_to/117979-prepare-windows-for-a-new-cpu-or-motherboard

https://forums.tomshardware.com/threads/replacing-motherboard-without-reinstalling-windows.3660266/

Postado

@Charl Tava pensado em fazer com o sysprep mas realmente tem chance de dar problema, infelizmente nesse caso acho que o melhor a se fazer é formatar mesmo.

Se eu fizer um backup do SSD só vai os dados/arquivos ou vai também o sistema?

• Moderador
  • Solução
Postado
2 horas atrás, Charl disse:

Consegue dá exemplos em de caso que é possível e outro que não é possível?

Onde dá certo: Casos onde temos placas-mães de marcas diferentes, porém com o mesmo processador, placa de vídeo e a placa-mãe possui o mesmo chipset (A320 por exemplo). Ou, quando tentamos retirar o SSD de um computador e colocar em outro com exatamente a mesma configuração de hardware (por exemplo, removermos o SSD de um notebook Dell Inspiron 3501 e colocarmos em outro Dell Inspiron 3501).

Onde não dá certo: SSD com Windows originalmente instalado em um computador com processador e placa de vídeo AMD, e esse SSD foi removido e instalado em um computador com processador Intel e placa de vídeo Nvidia (consequentemente houve alteração da placa-mãe, obviamente mudando o chipset e outros componentes).

@RafaelGF Com "backup", se você quer dizer pegar todos os dados e mover pra outra unidade, então apenas os arquivos serão movidos. Agora, se você fazer uma clonagem do SSD, tudo o que está nele será espelhado para outra unidade (tanto dados pessoais quando os arquivos do sistema).

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!