Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá povo, não sei se é o local certo para esse tipo de dúvida mas estou com sérios pensamentos.

eu atualmente tenho um i5 3570 e uma GTX 1050 ti, e estou começando a mudar meu setup aos poucos, atualmente os preços de processadores me parecem meio salgados... tendo em vista que enquanto em alguns processadores eu vou pagar cera de 1.000,00 reais eu poderia com esse dinheiro praticamente montar um pc novo do zero com esses caras (que estão na faixa de uns 400-500 reais) eu andei olhando muitos sites de benchmark e por incrível que pareça:

em alguns casos o i7 4790k acaba saindo como mais potente para jogos, mesmo com frequência de ram menores e menos núcleos).

com o i7 4930k terei:

um 6:12 com  4mb de cache a mais (não sei se faz diferença em jogos) e 4 canais de memórias ao invés de 2...

optando pelo i7 4790k eu terei:

Clock base 0.60 mais rápido, turbo 0.50 mais rápido, além de menos frequência de ram, menos cache, porém um pc x16 (talvez o motivo de acharem ele melhor para jogos?)

Enfim eu gostaria de saber se vale mesmo a pena perder 2 núcleos físicos, 4 threads, 4mb cache, e o mais triste sair de memórias 1866 para 1600... eu também andei olhando uns Xeon's  da vida com mais núcleos também e mais threads mas estive pensando, vale mesmo optar por mais threads e núcleos? qual fator eu deveria olhar mais ao procurar um processador?

mitos.png

Postado

@scxpegoxt

Cara, um i3 10100F voce encontra novo na caixa por 467 reais na Pichau, ele é muito superior ao i7 4790k.

Não faz sentido algum gastar com um processador usado de 8 anos atrás, enquanto que com o mesmo valor voce compra um processador novo na caixa, e que embora tenha a mesma quantidade de núcleos 4C/8T, a performance dele é maior devido ao IPC bem mais atual, além de usar memórias DDR4 muito mais rápidas...

Postado

@scxpegoxt Nenhum dos dois vale a pena, o 4790k é meio antigo a teria que manter o mesmo DDR usando placa-mãe usada (que é uma péssima ideia), além das placas mãe 1150 ter a fama de queimar rápido.

Com o 4930K é pior ainda, as únicas placas mãe que você não precisa vender um rim pra comprar são de marcas chinesas que são horríveis.

Recomendo que junte mais dinheiro para pegar um kit AM4 ou LGA 1200, processador não é mais tão caro assim, as únicas coisas que estão caras são GPU e fonte, isso me lembra, que fonte está usando atualmente?

Postado

@scxpegoxt Nenhum dos dois vale a pena. Você estará investindo nos processadores bem defasados que não vão te servir para mais nada. Recomendo que junte o dinheiro para comprar um kit mais moderno, como LGA 1200 ou 1700 e AM4, não é tão caro assim. O processador i3 de 12ª geração é o mais recente que custa barato, mas ele é bem superior que i7 4790K devido ser feito com as tecnologias atuais e suportar as memórias DDR4 e DDR5.

Postado

@gutopereira acabei de ver esse 10100f porém além de ele estar 467, as placa-mãe estão em cerca de uns 500-600 reais e tem as ram, teria de pegar no mínimo 16gb ram  e cara pente tá uns 190 a 300 dependendo da frequência. no meu caso estou olhando o i7 4790k ou 3930k para segurar no máximo 1 ano aí para depois partir para um i5 9600k ou algo assim.

pensei em abandonar esse i5 3570 para pegar um i7 4790k por ele ser 4-8 e ser equivalente a um i3 de 9 ou 8gen e então sim partir para um i5 de 9gen, sendo que no momento essa troca sairá no máximo 900 reais, queria saber se vale o preço pelo ganho de desempenho até pegar um 8 ou 9 gen i5/i7

image.thumb.png.7268767b9fa585f82810771dc4de9815.png

Postado

Não vale a pena investir em plataforma antiga. Se esta precisando de um processador melhor e não pode gastar o suficiente para conseguir montar uma plataforma mais atual, então troque esse seu i5 3570 por um Xeon E3 1270 V2 que possui desempenho perto desse i7 4790, voce encontra ele na aliexpr por 240 reais.

Esse Xeon funciona na sua placa-mãe então voce gastaria somente esses 240 reais, só precisa verificar se a BIOS  dela esta atualizada...

• Curtir 3
Postado

@scxpegoxt Se não quer comprar um sistema atual, pegue um i7 3770 ou um Xeon E3 1270 V2, pronto.

Basicamente a mesma coisa que o i7 4790K, o i7 4930K não é uma opção.

Outra coisa que seu i5 3570 ainda é bem capaz, nem vale muito a pena fazer um upgrade pequeno como esse.

1 hora atrás, scxpegoxt disse:

para depois partir para um i5 9600k

Péssima ideia, a nona geração já está morta e caso realmente faça o upgrade ano que vem vai estar ainda mais com a décima terceira geração intel e os Ryzen 6000 (ou 7000, não sei qual vai lançar ao certo).

Postado

@PlayerUzumaki andei pensando no i7 3770K, quando sair os intel 10 e os Ryzen também... tenho certeza que vão sair o olho da cara. mesmo assim eu queria investir em algo que aguentasse algo como uma GTX 1060, ou uma 1660/ rx 580 por aí

• Coordenador
Postado

@scxpegoxt Não vale a pena pegar o Core i7 3770K. Se quiser manter a plataforma antiga, pegue o Xeon sugerido pelos colegas. Praticamente o mesmo desempenho, mas com preço muito melhor. Se for trocar de plataforma, esqueça todos os processadores que tem olhado e pense em algo atual (um Core i3 de 12ª Geração, por exemplo, seria brutalmente mais potente que qualquer Core i7 4C/8T antigo).

No mais, nunca, jamais compare processadores de arquiteturas diferentes usando especificações. E tenha em mente que os índices iniciais do UserBenchmark são completamente inúteis e sem qualquer significado real. Recomendo a leitura do tópico abaixo:

• Curtir 1
Postado
4 horas atrás, scxpegoxt disse:

quando sair os intel 10 e os Ryzen também... tenho certeza que vão sair o olho da cara.

@scxpegoxt Correção, já saíram, a décima geração na real já está ficando antiguinha, já estamos indo para 13ª geração e Ryzen indo para um outro soquete.

E não, não é tão caro assim, o 10100F sai por volta dos 500 reais, placa-mãe uns 500-600 e RAM uns 500-600 dois pentes.

Você não falou sobre sua fonte, seria interessante noa dizer a marca e modelo dela.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!