Ir ao conteúdo

Cooler com funcionamento intermitente, porém sem apresentar aquecimento

Ir à solução Resolvido por F4b10,

Posts recomendados

Postado

Fala pessoal, tudo tranquilo?

Recentemente, de uns 3 ou 4 dias para cá, meu notebook (Samsung np270E5G-KD1BR) começou a apresentar um comportamento estranho no cooler. O cooler, em alguns momentos, gira bastante rápido e, aparentemente, depois fica ou desligado ou funcionando muito lentamente (tem hora que parece que ele nem está jogando o ar para fora).

O que meu deixa curioso é que o notebook não está apresentando problemas de aquecimento. As temperaturas desde que ele começou a apresentar esse comportamento são sempre monitorados por mim. O note fica sempre entre 48º e uns 50º/58º quando está em uso (com vídeos no youtube, várias abas no navegador. máquina virtual etc. com atividades que requerem um pouco mais da cpu). Ou seja, para o processador que esse note tem, as temperaturas estão boas.

Não fiz nada de diferente nele. Tenho um dual boot com Linux (Debian) e Windows (10). Nenhum dos sistemas atualizou nesse tempo e não instalei nada novo. O problema acontece tanto no Win como no Linux. O barulho não é altíssimo, mas percebesse claramente que o cooler está acelerado mais do que o normal. Afinal, quando o cooler funciona normalmente ele não apresenta esse tipo de comportamento. Ele gira de forma mais suave.

Minha dúvida é: o que pode estar causando esse problema no cooler? Sujeira não é. Ele foi limpo uns 3 meses atrás. Será que pode ser problema no próprio cooler? Ou algum problema de alimentação? No caso a fonte do notebook? Quando tiver tempo, vou abrir e ver se tem alguma coisa errada dentro do cooler, conferir se não entrou algum bichinho ou sujeira dentro do cooler.

P.S: só para deixar, novamente, claro. O notebook em questão não apresenta problemas de desempenho e nem de temperatura. Só esse comportamento estranho do cooler. O que está me deixando mais encafifado são as temperaturas normais. De fato, o notebook está normal nessa questão. Nunca vi um caso desse, com cooler com comportamento meio estranho assim e o note não apresentar problemas de temperatura ou desempenho.

• Solução
Postado

@InsetoSocial Esse comportamento parece com a função FAN stop da minha RX570, a ventoinha fica desligada ate 50°C e depois dispara do nada, isso enche o saco ao assistir videos H265, pois tu começa a assistir o vídeo, a aceleração por hardware usa a GPU e a ventoinha dispara, eu uso um software pra controlar a ventoinha e mantê-la sempre girando, com isso a placa fica bem mais fria com 35 a 40ºC em idle e a ventoinha sempre em velocidade baixa

Pode ser algum controle de rotação reduzindo a RPM e o cooler por estar sujo acaba travando, ou a placa desliga o cooler ate atingir determinada temperatura...

Postado

@F4b10 mesmo esse note tendo apenas um cooler e placa de vídeo integrada (intel HD graphics 400), acho que pode ser por ai mesmo. Vou pesquisar mais sobre isso.

Já fiz uns testes no hardware, só por desencargo de consciência. Tá tudo ok.

Galera, to achando que deve ser por causa do frio. Nos dias que comecei notar isso, foram dias muito frios (esses dias aqui tá entre 11º e 15 º). Pode ser que o note esteja ficando mais frio esses dias, e quando o cooler liga, ele liga em uma velocidade um pouco mais rápida. pode acontecer isso ou estou viajando?

• 2 semanas depois...
Postado

Apenas para atualizar. De fato, era um, entre aspas, problema com a temperatura mesmo. O cooler do meu note, como aqui na minha região está muito frio esses dias, só ligava a partir de uma determinada temperatura. Como o note tem ficava em baixíssima temperatura por causa do clima muito frio, quando ele ligava o cooler ele iniciava em uma rotação bem mais alta. Alias, o meu nem chegava a desligar, ele ficava em uma rotação tão baixa que parecia desligado, mas não estava.

Valeu ao @F4b10 pela dica. Eu sabia desse comportamento em placas de vídeo dedicadas, mas não sabia que isso poderia acontecer com notebooks em geral. Sempre achei que eles ficavam sempre ligados.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...