Ir ao conteúdo

Posts recomendados

• Moderador
Postado

Boa noite!

Devido à minha necessidade de tomadas a mais para a instalação de meu servidor de arquivos e switch de rede em meu sistema, decidi trocar meu Clamper Energia 5 por outro filtro de maior capacidade.
Dentre as opções na faixa de 100 reais com entrega, estavam o Clamper Energia 8 e o UPSAI FM10. Como recebi boas referências da UPSAI, acabei optando por este, o que foi um erro visto que é muito inferior ao Clamper Energia 8. Não é um produto que recomendo.
Seguem fotos e especificações dos componentes utilizados nele:

Construção externa:
IMG_20220614_120447.jpgIMG_20220614_120508.jpgIMG_20220614_120613.jpg

Caixa feita em aço pintado com tinta epoxi, cabo PP Forusi 3x0.75mm² e conector Forusi de 3 pinos e 10A reto.

Construção interna e componentes:

IMG_20220614_113624.jpgIMG_20220614_113637.jpgIMG_20220614_113732.jpgIMG_20220614_120650.jpg

1x Varistor MYG 10-431 (Creio ser o mesmo que o MYG-10K431) entre o fase e o neutro
1x Capacitor Topmay MPX-X2 250V entre o fase e o neutro
1x Chave Micro Disjuntor 10A 250V
10x Tomadas Rimaflex

Observações: As soldas aparentam ter sido feitas à mão, porém não foi limpo e há resíduos de fluxo de solda por todo o interior da caixa.

Embalagem do produto:
IMG_20220614_134833.jpgphoto_2022-06-14_11-19-24.jpg

• Curtir 4
  • Obrigado 1
Postado

Obrigado por abrir e tirar fotos

Como pode ver é um filtro meia boca, sem barramento e com cabinho dfe cobre fazendo a função do barramento. Varistor sem fusível termico e somente 1 varistor

Eu compraria o iClamper 8 ou uma extensão ligada em um Intelbras EPS 301

Esse "filtro" acima aí da Upsai vale a pena por 15 ou 20 reais, no máximo. Deveria ter uma nobra NBR com segurança mínima para fabricação de filtros, filtros com DPS e protetores eletronicos. Repare nesse teu UPSAI a proximidade que fica o "barramento" de cobre da fase com o do terra. Isso aí deveria ser retirado do mercado

Parece muito com os filtros da PW, só que os da PW custam 22 reais e tem barramento mais seguro

Parece que eles dobraram o condutor de cobre a mão para não encostar no terra

Deprimente

https://imgur.com/a/KToGne8

• Obrigado 1
  • Moderador
Postado

@donzmaker , infelizmente não há como devolver, mas o valor cobrado por ele é absurdo pela (falta de) qualidade.

Eu deveria ter conferido o tópico, pois é o mesmo modelo que se encontra aqui.

Talvez dê para aproveitar pra alguma coisa.

Um dos condutores de cobre consegui dobrar na mão por acidente apenas encostando, então fizeram o mínimo do mínimo. O manual menciona entrar na classificação ANSI C62.41 categoria A, mas não tenho certeza se realmente encaixaria nela.

Assim que puder irei comprar um Clamper Energia 8, como deveria ter feito a princípio.

11 horas atrás, donzmaker disse:

Deveria ter uma nobra NBR com segurança mínima para fabricação de filtros, filtros com DPS e protetores eletronicos. Repare nesse teu UPSAI a proximidade que fica o "barramento" de cobre da fase com o do terra. Isso aí deveria ser retirado do mercado

De acordo! 

• Curtir 1
Postado
12 horas atrás, Mikhail Kosevich Volkov disse:

@donzmaker , infelizmente não há como devolver, mas o valor cobrado por ele é absurdo pela (falta de) qualidade.

Eu deveria ter conferido o tópico, pois é o mesmo modelo que se encontra aqui.

Talvez dê para aproveitar pra alguma coisa.

Um dos condutores de cobre consegui dobrar na mão por acidente apenas encostando, então fizeram o mínimo do mínimo. O manual menciona entrar na classificação ANSI C62.41 categoria A, mas não tenho certeza se realmente encaixaria nela.

Assim que puder irei comprar um Clamper Energia 8, como deveria ter feito a princípio.

De acordo! 

Essa classificação ai ANSI C62.41 se não me engano é só por conta do circuit-breaker, o microdisjuntor dele, que é a unica peça que é possível aproveitar na minha opinião

Ele é uma porcaria. Qualquer leigo consegue ver que não é seguro e deveria ser banido do mercado. O certo era entrar com denuncia no Procon ou no Inmetro mas duvido que eles façam algo

• Curtir 1
  • 4 meses depois...
Postado

Em minha concepção o filtro tem que ter no mínimo os seguintes componentes, que deverão ser soldados na linha de energia do filtro nessa ordem: 1º Fusível de 10A (ou com valor compatível com a potência da fonte ex: 500(W) = Fusível de 5(A) em rede 127(V) ou 3(A) em rede 220(V) ( A=W÷V )), 2º varistor 14d221k para rede 127(V) ou 14d391 para rede 220(V), 3º capacitor de segurança X de 0.47uF 250V ou 400V, 4º diodo TVS bipolar P6KE220CA para rede 127V ou P6KE400CA para rede 220(V)- só serve o bipolar (CA). Como funciona: O fusível abre e protege o circuito caso algum componente falhe, o capacitor instalado após o varistor atenua picos de tensão e o diodo instalado por último elimina os picos de tensão que eventualmente passarem pelo varistor e capacitor, por ser um dispositivo ultra rápido o P6KE não deixa nenhum pico de tensão passar. SOBRE A SOLDAGEM: Soldar os polos do fusível em série com a fase, os demais componentes soldar uma perna na fase e uma perna no neutro.

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...