Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde. Tenho um trialboot no SSD de meu notebook: Ubuntu 20.04, Windows 10 e Ubuntu 22.04. Estava tudo bem até que usando o Ubuntu 20.04, ao tentar abrir o terminal usando ctrl+alt+t, por engano eu devo ter digitado ctrl+windows+t, pois estou acostumado a usar o teclado do desktop que só tem uma tecla entre o ctrl e o alt, enquanto o notebook tem duas (tem também o Fn). A partir daí o note travou. Não consegui reiniciar nem com o alt+print+reisub. Tive que desliga no botão do note. E ao ligar, o Ubuntu ficou com a tela carregando com os termos de carregamento subindo rapidamente por mais mais de 2 minutos até aparecer a tela de login para colocar a senha, sendo que antes, o Ubuntu entrava em apenas 20 segundos e sem a tela de login e senha. O estranho é que o Ubuntu 22.04 aconteceu o mesmo problema para iniciar. Já o Windows está normal. Já tentei usar a "opções avançadas do Ubuntu" do boot (grub), inclusive usando outro Kernel, já tentei usar o ponto de restauração que eu tinha criado com o timeshift, e outras opções que achei em tutoriais e nada deu certo. Descobri que, se na hora do carregamento eu ficar apertando qualquer tecla, o Ubuntu entra rápido e sem a tela de login. No Ubuntu 22.04, no início da tela de carregamento aparece o seguinte: ^[[20~^[[20~^[[20~^. Isto até o final da linha e por várias linhas até depois aparecer os termos normais de carregamento que fica por mais de 2 minutos até aparecer a tela de login. Será que alguém tem alguma dica?

Postado

Qual a capacidade desse disco(SSD) ?

Consideraria refazer essa configuração., ao invés de 2 instalações do Ubuntu, deixar só Windows + Ubuntu(versão mais nova). Ou se quiser continuar como Trialboot colocar uma outra distro, como o Manjaro por exemplo

* Eu tenho 3 sistemas -> Linux Mint/Manjaro/Fedora. Mas cada sistema em seu próprio disco.

Postado

Então, este notebook é para eu levar nos clientes para mostrar e oferecer um programa que instalei no Ubuntu 20.04 e o Windows é para mostrar ao cliente que o Linux pode acessar as pastas do outro sistema. Portanto, não fica muita coisa instalada, uma vez que o SSD tem apenas 120 GB. E, você sabe, o Linux ocupa pouco espaço. O outro Ubuntu,o 22.04, é só para eventual pesquisa, no atendimento a outros clientes para reparo de computador, já que devo evitar o uso do Ubuntu 20.04 para não atrapalhar a instalação daquele programa que vou mostrar para aqueles outros clientes.

Postado

A gente precisa ver das mensagens do kernel geradas durante o boot para poder te ajudar. Digite “dmesg | tail” no terminal do Ubuntu e poste aqui.

Mas já posso adiantar que isso parece problema de disco/volume/partição.

Postado
2 horas atrás, AlexandreM disse:

A gente precisa ver das mensagens do kernel geradas durante o boot para poder te ajudar. Digite “dmesg | tail” no terminal do Ubuntu e poste aqui.

Mas já posso adiantar que isso parece problema de disco/volume/partição.

alvaro@alvaro-IS-1442:~$ dmesg | tail

[ 13.159570] wlp2s0b1: associate with 1c:5f:2b:5c:5c:ee (try 1/3)

[ 13.292688] wlp2s0b1: RX AssocResp from 1c:5f:2b:5c:5c:ee (capab=0x411 status=0 aid=4)

[ 13.293324] brcmsmac bcma0:1: brcmsmac: brcms_ops_bss_info_changed: associated

[ 13.293330] brcmsmac bcma0:1: brcms_ops_bss_info_changed: qos enabled: true (implement)

[ 13.293342] wlp2s0b1: associated

[ 13.296860] brcmsmac bcma0:1: wl0: brcms_c_d11hdrs_mac80211: txop exceeded phylen 159/256 dur 1778/1504

[ 13.376796] brcmsmac bcma0:1: wl0: brcms_c_d11hdrs_mac80211: txop exceeded phylen 137/256 dur 1602/1504

[ 13.419906] IPv6: ADDRCONF(NETDEV_CHANGE): wlp2s0b1: link becomes ready

[ 15.748452] rfkill: input handler disabled

[ 17.049174] brcmsmac bcma0:1: brcms_ops_bss_info_changed: arp filtering: 1 addresses (implement)

alvaro@alvaro-IS-1442:~$

Postado
Em 18/06/2022 às 23:19, A G da Silva disse:

O outro Ubuntu,o 22.04, é só para eventual pesquisa, no atendimento a outros clientes para reparo de computador, já que devo evitar o uso do Ubuntu 20.04 para não atrapalhar a instalação daquele programa que vou mostrar para aqueles outros clientes.

Então, o ideal seria deixar o notebook com apenas 2 sistemas. Tendo um Terceiro à parte, que rodaria via pendrive.

* Economizaria espaço no disco(SSD) 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...