Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Comprei um conjunto de i5 12400f + h610m-E e 2x8 DDR4 e não dá vídeo com minha placa de vídeo atual (GTX 970) nesse conjunto novo, mas no conjunto antigo funciona normalmente... não sei o que fazer. Já mandei pro RMA e eles testaram e com a placa de vídeo deles funcionou (disseram que é uma GTX 1650), mas a minha tá funcionando pois estou usando ela nesse exato momento na config antiga ( i5 4460 + b85m-d3ph +12gb dd3+evga 600w + GTX 970)

vídeo 1 - Problema de não aparecer imagem no computador: https://www.youtube.com/watch?v=ks64bIxP210

vídeo 2 - Continuação de outro teste

https://www.youtube.com/watch?v=-j7xoZguui8

vídeo 3 - Meu computador montado novamente com minhas peças antigas, mostrando que a placa de vídeo, fonte e o resto (fora processador, placa-mãe e memória) estão funcionando
https://www.youtube.com/shorts/8b3vxhlGnf4

Postado

@matheuusm O que você pode fazer é:

• Resetar a BIOS;
  • Tentar ligar com uma memória por vez;

Poderia ser um problema com o processador mas especificamente na controladora PCIe.

Postado

@MrNobody Já tentei ligar só com uma memória e tambem não deu, mas creio que não seja isso pois no vídeo do RMA eles usaram as duas e funcionou. No RMA eles usaram o processador, a placa-mãe e as memórias com uma outra placa deles. Então o conjunto nos testes deles funcionou.

Postado

@matheuusm certo, não havia ficado claro que todas as peças foram mandadas para o RMA.

Eu tinha uma teoria de que a Intel estava acabando com a compatibilidade de GPU sem BIOS UEFI. Mas a GTX970 não entraria nessa lista.

Poderia ser GPU mal encaixada - já vi problema de vídeo ocorrer porque a GPU ficou meio torta forçando o slot quando parafusada. Algum problema de configuração na BIOS - o que necessitaria um reset de BIOS retirando a bateria ou pelo jumper. Monitor muito antigo. Até testar outros cabos de vídeo é válido nessa situação. 

Daria para fazer um teste de bancada para ter certeza que não a placa-mãe nova não está encostando no gabinete. 

Postado

@MrNobody Sobre a GPU estar mal encaixada, eu ja pensei nisso e até segurei apertando em cima pra deixar mais contato, já deixei de maneira vertical como se fosse de bancada.
Já tentei resetar a BIOS hoje de manha tirando a bateria mas não funcionou.

O monitor é novo (ACER 165hz que uso pra jogar CSGO). Tambem já testei usar o HDMI (ao invés do DVI que eu utilizo) e tambem os dois ao mesmo tempo hahaha e testei pegar uma TV antiga que eu usava e deu na mesma.

A unica coisa que não testei foi o que voce comentou de não encostar no gabinete. Mas não eu meio que fiz parecido sem realmente desmontar todo o cable management da fonte e não adiantou.

Em resumo, mandei 2 novos videos pra PICHAU hoje e eles pediram pra eu levar num tecnico da cidade e eles vão cobrir os custos da analise. ***** é ficar 2 dias sem computador nenhum e estou até receoso de levar pra tecnico em período de garantia. Mas como foi a Pedido da Pichau, vou levar na segunda feira pra identificar.

Postado

@MrNobody Eu recebi um retorno da ASUS quanto a isso, falando pra ativar o modo legacy ao invés do UEFI, conforme imagem abaixo. Faz sentido isso? Ativando isso eu perco desempenho ou algo relevante? Tem algum lugar pra verificar esse tipo de compatibilidade do UEFI nativo com a placa de vídeo?

image.thumb.png.302b9846226d3156e7fb859e8f689a6f.png

Postado

@matheuusmÈ pouco provável que uma GPU que foi lançada em 2014 não tenha BIOS UEFI - foi entre 2012 e 2013 que as empresas aceitaram que UEFI era o novo padrão aceitável de BIOS e isso ocorreu devido ao Windows 8 (2012) optar pelo secure boot.

É uma possibilidade sim a sua GTX só ter BIOS legacy, se quiser você até poderia verificar no GPU-Z se o quadrado do UEFI esta com um tick ou não. Mas acredito que seja pouco provável e a BIOS de fabrica deveria em questão vir com o CSM habilitado para suportar tanto UEFI quanto Legacy por uma questão lógica.

Postado

@MrNobody Correto seu pensamento. Verifiquei no GPU Z e o mesmo apresenta suporte ao UEFI. Não gostei muito da resposta do suporte, falando que deveria trocar de placa de vídeo sendo que a GTX 970 até hoje me supre muito bem e a mesma está funcionando. Só meu processador mesmo que tava me incomodando.

Vou retornar isso a eles.

Apenas uma atualização para caso alguém for ler a thread, na verdade eu testei com Display port (utilizo atualmente) e HDMI. Falei DVI por engano.

image.png.dbebff267d6f09a5bed5c3ccb3bcf0e1.png

• 1 ano depois...
Postado

Fala meu amigo

estou com o mesmo problema que você 

com configs muito parecida com você

- Processador: i5 12400F
- Placa-mãe: Gigabyte H610M S2H V2, DDR5, LGA 1700
- memória RAM: 2x 16GB DDR5 Fury Beast 4800MHz
- Placa de vídeo: GTX 970 EXOC Black Edition
- Fonte: XFX 650W P1-650B-BEFX XTR Series ATX/EPS

Já verifiquei todas as conexões e estou suspeitando que possa ser algo relacionado à GPU, UEFI e CSM. Alguém tem alguma sugestão de como resolver?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!