Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como resolver problema de umidade nas placas-mãe AMD?


Posts recomendados

Pessoal, olá! Estou com gigabyte b450m ds3h com um Ryzen 3 3200g que farão 2 anos em novembro. Moro no nordeste há 100km da praia mais proxima. Nesse segundo ano com essa placa-mãe ela apresentou o problema da umidade e só liga se aquece-la. No momento estou usando um projetor para aquecer, mas em breve comprarei o secador de cabelo heueheuehu. No ultimo mês a umidade relativa do ar está girando entre 80 a 90% lindamente. Já pesquisei mt sobre  o caso, a galkera diz que  oi problema está nos cristais de 32k alguma coisa e tal. 

 

Esse problema até  o momento só vi nas a320, b450, x470. Queria saber se alguém já viu nas a520, b550 e x570  

 

Nó caso, estou querendo comprar essa aqui: https://www.kabum.com.br/produto/164919/placa-mãe-gigabyte-a520m-ds3h-am4-DDR4?gclid=CjwKCAjw2f-VBhAsEiwAO4lNeL68LkrvNLtKHV0bLMyb-FJqBPPF1FdSqC6D4f3DX-1CrlImQaZwORoC1NcQAvD_BwE

 

Ou estourando, essa aqui?: https://www.kabum.com.br/produto/114782/placa-mãe-gigabyte-b550m-ds3h-amd-am4-micro-atx-DDR4?gclid=CjwKCAjw2f-VBhAsEiwAO4lNeE8kr04DocdaV7eg5vUCrGrKxcE6KkSDXQ1Gl4hobDI9craB1HuCABoC4OoQAvD_BwE

 

Sendo que a primeira é mais em conta e eu não sei bem a diferença na pratica entre as duas, caso alguém saiba eu agredeço muito a informação.

 

E também, gostaria de saber se a a520 suporta o Ryzen 3200g, porque eu sei q ela pega tanta a quarta quanto a quinta geração das apu, mas n achi nada sobre a terceira

 

Resumindo, queria saber se as placas a520, b550 e x570  tem esse problema também a diferença na pratica entre a a520 e b550 da gigabyte e se a a520 pega meu processador atual. Obrigado

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

29 minutos atrás, Jadson Ferreira disse:

Resumindo, queria saber se as placas a520, b550 e x570  tem esse problema também a diferença na pratica entre a a520 e b550 da gigabyte e se a a520 pega meu processador atual. Obrigado

 

 

se o seu problema é umidade de fato, vai dar em qualquer placa, seja lá qual for, intel, amd, chipset A ou B

 

não tem isso.. o que tem é você tentar controlar a umidade dentro do gabinete, se for nesses termos ai q você diz.. 

 

eu tentaria usar silica gel, q é proprio para reduzir umidade.. tem no aliexpress ou você pode comprar aqueles q vende para colocar dentro de guarda-roupas por exemplo e colocar dentro do gabinete e ver se ameniza a situacao

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, rodrigo.dcvieira disse:

 

se o seu problema é umidade de fato, vai dar em qualquer placa, seja lá qual for, intel, amd, chipset A ou B

 

não tem isso.. o que tem é você tentar controlar a umidade dentro do gabinete, se for nesses termos ai q você diz.. 

 

eu tentaria usar silica gel, q é proprio para reduzir umidade.. tem no aliexpress ou você pode comprar aqueles q vende para colocar dentro de guarda-roupas por exemplo e colocar dentro do gabinete e ver se ameniza a situacao

Será man? porque eu eu usava uma intel e isso nunca aconteceu em anos de uso. Também quando você pesquisa sobre amd e umidade tem varios casos aqui no nordest e em regiões litorâneas. Sobre a intel eu só achei 1 caso em placas de quarta geração.

 

Sobre a silica eu irei comprar e também um desumidificador da marca SECAR. Algumas pessoas dizem que esse problema só surge em placas mais novas...

 

Tõ pensando também em voltar para intl, porém pegar uma de décima segunda geração. 

   

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

52 minutos atrás, Jadson Ferreira disse:

Será man? porque eu eu usava uma intel e isso nunca aconteceu em anos de uso. Também quando você pesquisa sobre amd e umidade tem varios casos aqui no nordest

 

lorota e coincidência.. eu sempre usei amd desde 2000 e nunca tive problemas.. moro em Recife q é tão litoranea quanto qualquer outra cidade do nordeste e desde 2019 uso um pc com amd da geração mais recente q sao os Ryzen

 

isso é papo furado.. se o problema é umidade excessiva, isso vai atacar qualquer eletrônico independente de marca, modelo, etc.. o q se deve combater ai é essa tal umidade em excesso para evitar essas coisas

 

52 minutos atrás, Jadson Ferreira disse:

obre a silica eu irei comprar e também um desumidificador da marca SECAR

 

é a marca mais comum mesmo..

 

52 minutos atrás, Jadson Ferreira disse:

Algumas pessoas dizem que esse problema só surge em placas mais novas...

 

novamente, conversa mole.. tem muita gente q fala coisas sem ter o menor embasamento tecnico q acabam gerando fatos sem qualquer fundamento minimamente lógico

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 03/07/2022 às 14:29, rodrigo.dcvieira disse:

 

lorota e coincidência.. eu sempre usei amd desde 2000 e nunca tive problemas.. moro em Recife q é tão litoranea quanto qualquer outra cidade do nordeste e desde 2019 uso um pc com amd da geração mais recente q sao os Ryzen

 

isso é papo furado.. se o problema é umidade excessiva, isso vai atacar qualquer eletrônico independente de marca, modelo, etc.. o q se deve combater ai é essa tal umidade em excesso para evitar essas coisas

 

 

é a marca mais comum mesmo..

 

 

novamente, conversa mole.. tem muita gente q fala coisas sem ter o menor embasamento tecnico q acabam gerando fatos sem qualquer fundamento minimamente lógico

Man, eu realmente não sei o que fazer. Passei anos com uma intel DDR3 isso nunca conteceu. Tenho medo de comprar uma outra placa-mãe da amd já que minha atual b450 só liga se asquecer e duas portas USB pararam de funcionar. Comprar uman jnova placa e isso acontecer novamente. 

 

Um maigo meu ai do Recife o Djair Junior n sei se você conhece ele é cantos e streamer da twitch, ele comprou essa mm placa da minha e teve  o mesmo problema. Ai ele comprou outra b450 só que a gora a aorus  elite, vou observar p ver se essa ter´ o mesmo problema.

 

Uma duvida, teu pc esta perto de janela oude uma parede que leva chuva? No meu caso e de meus amigos estão heueheueehu e qual sua placa-mãe e processador?

Todos as pessoas tinham em comum as linhas Ryzen 3 e 5 de terceira geração da linha g.

Obrigado pela informação

 

Esse vídeo aqui mostra lindamente  o meu problema 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Jadson Ferreira disse:

Tenho medo de comprar uma outra placa-mãe da amd já que minha atual b450 só liga se asquecer e duas portas USB pararam de funcionar. Comprar uman jnova placa e isso acontecer novamente. 

 

bem, isso tem mais cara de defeito por outros motivos e não uma caracteristica q venha a existir apenas nas placas da amd por causa unica e exclusivamente de umidade.. logica e racionalidade passam longe disso..

 

 

pra exemplo, hj peguei pra fazer uma limpeza o pc de um amigo meu aqui, placa h81-a da intel, mais de 1 ano sem uma limpeza e com frescura em ligar nas ultimas semanas... as vezes ligava, as vezes tinha q desconectar o drive de dvd e no final de semana "pifou" segundo ele

 

trouxe agora pra minha casa e terminei o servico.. era só sujeira mesmo e certamente um pouco de umidade já q o clima aqui em recife de umas semanas pra cá é frio pros nossos padroes!!.. o pc nem ligava, tirei 1 pente dos 2 de memória q q tinha e funcionou.. ai esse pente q tava, eu troquei de slot, o pc não ligou... depois coloquei a outra memória e nada tb.. mas o problema não era nenhum dos pentes.. era um grude preto no slot parecido com umidade e uma poeira fina como cimento, meio cinza e bem fininha..

 

pois bem, peguei meu limpa contato e mandei brasa não apenas no slot mas na placa toda, até escorrer produto escorreu.. atolei nas portas usb, pcb, slots de placa de vídeo, tudo.. e depois finalizei com um aspirador q tb é soprador de ar quente.. 

 

 

PRONTO.. o pc q tinha "morrido" e tava com frescura de pegar, voltou a vida.. tá funcionando perfeitamente bem aqui, deixei fazendo teste de estress no aida64 por 30 min, não travou, não reiniciou.. temperatura do processador controlada, processador com pasta termica nova, fonte checada com testador pra ver as tensoes... TUDO CERTO..

 

não era amd.. quem não soubesse o q era certamente poderia condenar qualquer coisa ou ele por inteiro ja q tava bem deploravel a situacao.. mas era apenas SUJEIRA.. nada mais..

 

1 hora atrás, Jadson Ferreira disse:

Um maigo meu ai do Recife o Djair Junior n sei se você conhece ele é cantos e streamer da twitch, ele comprou essa mm placa da minha e teve  o mesmo problema. Ai ele comprou outra b450 só que a gora a aorus  elite, vou observar p ver se essa ter´ o mesmo problema.

 

 

não sei quem é.. mas se é uma placa q apresenta os mesmos defeitos, reforca ainda mais o que eu falei sobre um defeito em especifico da marca ou modelo e não relacionado a ser uma caracteristica DA INTEL OU AMD.. houve placas excelentes, tb existiram as horriveis nessa linha para os Ryzen desde o lancamento em 2017.. entao, é aquilo.. evitar marcas menos conhecidas, pagar um pouco mais por um modelo melhor e mais bem avaliado pelos usuários.. eu mesmo escolhi a b450m da ASRock porque ela simplesmente está entre umas das melhores desse chipset assim q lancou e anos depois continua ainda sendo uma otima opcao frente a outras ai tb.. entao é basicamente isso

 

1 hora atrás, Jadson Ferreira disse:

Uma duvida, teu pc esta perto de janela oude uma parede que leva chuva? No meu caso e de meus amigos estão heueheueehu e qual sua placa-mãe e processador?

 

meu pc todo fica do lado oposto a janela do meu quarto, pois como é uma janela muito grande não tem espaco para colocar nada proximo dela q não seja apenas minha cama.. e é bem melhor assim, evita q o pc receba calor e frio desnecessarios..

 

toda minha configuração está aparecendo embaixo das minhas postagens

0E2atuE.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • 9 meses depois...
  • mês depois...
Em 02/07/2022 às 19:38, rodrigo.dcvieira disse:

se o seu problema é umidade de fato, vai dar em qualquer placa, seja lá qual for, intel, amd, chipset A ou B

 

Eu moro no nordeste, a 8 km da praia (Região Metropolitana do Recife), e só tive problemas com isso na plataforma AM4 da AMD. Meu amigo aqui do bairro também teve problemas. Aliás, nós compramos a mesma placa (A320 da ASUS). Isso foi há uns 4 anos. Todo mundo que apresenta esse problema na internet sempre tem uma placa AM4 em comum. Esses dias, um colega meu de Salvador disse que só usa Intel por causa da umidade, já que ele mora no litoral. Se não fosse isso, ele usaria AMD. Achei coincidência demais e perguntei se ele teve problemas com a placa-mãe, qual o socket da bendita, e se precisou ligá-la com um secador de cabelo. Eu te dou um doce se você adivinhar a resposta...

Curiosamente, com a chegada da plataforma AM5, esse problema sumiu. Apesar de a AMD nunca ter admitido oficialmente defeitos de fabricação nas placas da plataforma AM4, sua sucessora chegou trazendo uma evolução nos materiais e no design do socket, com uma proteção muito maior no isolamento dos componentes e uma resolução termal mais inteligente, mitigando bastante os problemas de umidade apresentados na plataforma AM4. Em outras palavras, de maneira tácita, a AMD sabia do problema e corrigiu. Nenhuma placa AM5 tem apresentado o mesmo problema. Pelo menos não em casos reportados, ao contrário das centenas, talvez milhares de casos nesse sentido nas placas AM4. Você não vai encontrar ninguém na internet dizendo que sua placa AM5 só liga no secador de cabelo (e olhe lá). A minha antiga AM4 só ligou no secador até morrer de vez, no ano passado. AM4 nunca mais!

 

https://www.tomshardware.com/news/thermalright-reveals-amd-am5-2-in-1-secure-frame-and-thermal-paste-guard

 

Respondendo à duvida do colega, caso ele ainda não tenha sanado: migre para a plataforma AM5 ou para a Intel. Plataforma AM4 não é segura para quem mora no litoral nordestino, onde a umidade é bem maior do restante do nosso país.

 

@pedrocaogrande E fala, brother! Você não perguntou a mim, mas eu já tive o mesmo problema por anos e vou responder: migre para a plataforma AM5. A AMD, aparentemente, resolveu esse problema. De preferência, pegue uma TUF, que tem um envelope de proteção a mais contra umidade. Ou então mude para a Intel, onde esse problema em massa nunca ocorreu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, erickthelima disse:

Respondendo à duvida do colega, caso ele ainda não tenha sanado: migre para a plataforma AM5 ou para a Intel. Plataforma AM4 não é segura para quem mora no litoral nordestino, onde a umidade é bem maior do restante do nosso país.

 

 

mera coincidência sem constatacao cientifica alguma.. eu tenho plataforma am4 ate hj, a mesma placa-mãe há 5 anos (comprada em 2019) e nunca tive problemas.. mas moro longe da praia, continuo em recife como na epoca q postei morando pelo menos a mesmo distancia da praia q você diz morar

 

se fosse regra especifica e/ou defeito universal q você alega ser sem ter nenhuma comprovacao tecnica plausível, teria dado problema no seu pc(e deu), no meu pc e no pc de inumeras outras pessoas q possuem a mesma plataforma até hj, obrigando a todos a uma mudanca massiva de am4 para am5.. o q não aconteceu, porque ainda há pessoas q hj compram e usam am4 praticamente 7 anos desde o seu lançamento

 

logo, o q eu disse na epoca da postagem, continua valendo

 

uma coisa sao defeitos acontecerem em um espectro previsto pelo fabricante, claro q todo componente eletrônico criado e fabricado vai ter algum defeito algum dia, o proprio fabricante estipula uma margem para isso, outra é acontecer com 3,4, 5 pessoas e você tomar isso como verdade universal.. é mais provavel q esses q tiveram o azar de ter algum problema estarem dentro da margem q os fabricantes estipulam do que fazerem parte de um grupo q condena toda uma marca, ou modelo, ou produto seja de fabricante A ou B

 

se você conhecer 10 donos de iphone 15 q tiveram problemas nos seus respectivos telefones você vai dizer q a linha toda não presta? ou que a marca em si é uma porcaria?

 

é so um exemplo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rodrigo.dcvieira Não acha coincidência demais, Rodrigo? Se fossem três, quatro ou cinco pessoas, muito dificilmente eu seria uma delas. Existem inúmeros vídeos sobre o problema, alguns com dezenas de milhares de visualizações, além de dezenas, até centenas, de comentários de pessoas compartilhando do mesmo problema. Repito: vídeos, no plural. Se eu fosse mandar prints aqui, iria passar de 100. Você mesmo deveria dar uma procurada. E posts como esse em fóruns por aí afora existem aos montes... Eu admito que condenar toda a linha não é justo, mas também não faz o menor sentido fingir que só aconteceu com uma ou duas pessoas. O seu exemplo do iPhone não foi nem um pouco razoável. Se somente dez pessoas tivessem tido esse problema, muito provavelmente não haveria tido a menor repercussão. Estamos falando de pelo menos alguns lotes com esse defeito, e você sabe que isso é muito mais do que dez placas. E para quem muito clama por um "método científico" onde não cabe, você deveria saber que não existe azar. Basta você comprar outra placa dessas e as chances de você estar de posse de uma defeituosa aumentam muito. E se fosse meramente circunstancial, não seriam 99% de placas da AMD, das quais 100% são AM4. Ora, por que não acontece com AM5, então? E também não se compara com vício por antiguidade, muitas das placas apresentaram esse mesmo problema com 2 meses de uso. Eu perdi as contas de quantos relatos li na busca pelo problema de pessoas que mandaram para a assistência técnica e a fabricante confirmou tal defeito que é muito específico. Eu só não mandei a minha porque já estava fora da garantia (embora tenha apresentado o problema aos 6 meses de uso, religiosamente, mas só vim procurar entender o que acontecia bem depois). Tudo aponta para uma falha de fabricação. Acontece! Ou para satisfazer um viés de confirmação todo mundo mentiu, inclusive a mim? Eu respeito a sua opinião, mas reafirmo o que eu havia dito: centenas, quiçá milhares, de pessoas tiveram o problema, realidade fatídica que não pode ser diminuída porque VOCÊ não teve o mesmo problema. O que também, é claro, não anula o fato de que uma quantidade significativa de pessoas não compartilhou do mesmo problema, simplesmente porque elas compraram placas cujo lote de fabricação não era defeituoso, o que provavelmente é o seu caso. A quem estiver com o mesmo problema e, por definição, com certeza pesquisou antes de opinar e viu que trocar de placa por outra AM4 fabricada em data similar, embora possa funcionar em alguns casos, muitas vezes não funcionou, fica a minha recomendação: AM5 ou Intel, fim do problema. Por preferir a AMD, recomendo mais trocar para a AM5 do que migrar para a Intel. Valeu, Rodrigão!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!