Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá.  Ainda não fiz nenhuma das duas, mas sei que elas estão na rota do meu caminho, pois trabalho com manutenção. 

   Mas qual a melhor opção?  Qual tem mais riscos ? Sei que o Reflow é mais tranquilo,  mas quando será inevitável fazer Reballing? 

Grato

Postado

@O Pequeno Príncipe

Reflow e feito quando se quer algo mais rápido e fácil ( A placa pode voltar a apresentar problemas futuramente)

Reballing e quando se quer algo com mais qualidade. O problema e que se não for feito corretamente pode queimar o chip da gpu devido as altas temperaturas, mas se for bem feito vai durar muito tempo.

E inevitável fazer o reballing quando o reflow não funcionar.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado

Concordo com o dito acima.

Basicamente, esses dois processos servem para refazer as soldas no componente eletrônico, só que, no caso do Reflow, é apenas reposicionar as soldas, colocá-las de volta no lugar e fazer contato com tudo de novo, mas é justamente isso que faz com que a solda não funcione como deve.

O correto, seria você fazer o Reballing, que é remover o componente e refazer a solda "do zero".

  • Curtir 2
Postado

O grande problema do reballing é custo. Me parece que é um processo que demanda tempo, equipamentos de maior valor e risco de queimar o equipamento como dito.
 

Creio que é algo que só vale se você for arrumar um equipamento que custa mais de mil reais (valor já do equipamento usado). Claro que se você quiser aprender a fazer eu indicaria pegar equipamentos baratos p/ aprender o processo.

  • Curtir 2
Postado
3 horas atrás, O Pequeno Príncipe disse:

Mas por exemplo,  a placa de um celular.  Ela é muito sensível para fazer reballing.

É sensível, mas não é impossível, as placas de celulares são mais caras de se fazer Reballing, mas não quer dizer que é impossível.

3 horas atrás, O Pequeno Príncipe disse:

Gostaria de saber, como as milhares de assistências de celular fazem quando há problemas no Chip. Pois todos eles são BGA.

99% nem toca na placa, simplesmente faz o backup dos arquivos com um aparelho e troca de placa, depois só passar os arquivos da placa antiga na nova.

  • Obrigado 2
  • Membro VIP
Postado

Reflow serve mais como diagnóstico. Ou, se está começando e não tem o ferramental necessário (mas o problema volta depois). 

 

Reballing é o devido reparo. Mas é mais caro, por isso nem todos fazem. E não tem problema fazer em celular, é só saber como. 

  • Curtir 3
  • Amei 1
  • Membro VIP
Postado
Em 06/07/2022 às 13:28, Pepse disse:

99% nem toca na placa, simplesmente faz o backup dos arquivos com um aparelho e troca de placa, depois só passar os arquivos da placa antiga na nova

 

Fale mais um pouco sobre esse processo de backup, por favor.

Postado
40 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

Fale mais um pouco sobre esse processo de backup, por favor.


Não sou especialista do assunto, msa pelo que sei:

Se o celular tem um problema parcial, mas liga e conecta no usb, creio que o processo é feito dessa forma.

P/ Androids, sei que a maioria deles, é possível ligar me modo especial, que permite fazer muita coisa em ADB fastboot, só fazendo a inicialização apaertando 2 teclas e entrando num menu específico que você acessa só apaertando as teclas de volume e ligar e desligar (isso é pensado pois muito problemas de smartphone impossibilitam uso da tela e do touch)

P/ casos que o problema é bateria, ou carga dela, talvez seja feita uma intervenção pra fornecer energia, ligar e puxar os dados.

 

A intervenção mais extrema, seria desoldar a memória e colocar em outro aparelho p/ ler ela. Mas aí os smartphones mais modernos complicam a situação, pois a memória do aparelho é criptografada, acho que teria que por a memória em outro aparelho igual p/ que haja a leitura correta.

  • Curtir 1
  • Amei 1
  • Membro VIP
Postado
3 horas atrás, Thiago Miotto disse:

A intervenção mais extrema seria dessoldar a memória e colocá-la em outro aparelho, para lê-la.

 

Em 06/07/2022 às 19:08, KeyaruYT disse:

Em placas de celular, mesmo sendo mais sensíveis, é possível fazer [reballing]. Um exemplo disso é [para se] aumentar a memória interna de alguns iPhones.

 

O pessoal que mexe em iPhone parece mais preparado, em técnicas e ferramentas. Não vejo se falar em upgrade de memória (chip) nos Android populares.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...