Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Opa, vou direto ao ponto, quero montar um pc novo, eu tenho um aqui, porém resolvi monta um do zero, pra rodar jogos no ultra (1080p) 60 fps, queria saber se essa configuração q escolhi, dá certo, se n vai da problema em qualquer aspecto existente,
O pc atual meu é um pc q tem uma rx 580 8gb junto do Ryzen 5 2400g

Config do pc novo:

Processador: AMD Ryzen 7 5800X 3.8GHz (4.7GHz Turbo), 8-Cores 16-Threads

Placa de vídeo: ASUS TUF Gaming NVIDIA GeForce RTX 3080 12gb ou Gigabyte NVIDIA GeForce, RTX 3080 Gaming OC, LHR, 12GB

Fonte: XPG Core Reactor, 850w, 80 plus Gold
placa-mãe: ASUS TUF Gaming B550M-Plus

Memória: DDR4 Geil EVO II RGB Sync, Edição AMD, (2x8) 3600mhz

Cooler: Water Cooler NZXT Kraken X73, 360mm RGB (OBS: Será colocado na parte da frente do gabinete e feito o Push and Pull)

Gabinete: Lian Li, Lancool II Mesh RGB, Mid Tower, Vidro Temperado, Black

Kit Fan 3 Unidades, Cooler Master, SickleFlow MasterFan, RGB, 120mm, 1800RPM

HD: WD Blue, 2TB, 3.5, SATA 6.0GB

SSD: XPG Spectrix S20G RGB, 1TB, M.2 NVMe, Leitura 2500MBs e Gravação 1800MBs

Duvidas:

Sobre a placa de vídeo, tenho 2 em mente, como falei a cima, '(Placa de vídeo: ASUS TUF Gaming NVIDIA GeForce RTX 3080 12gb) ou (Gigabyte NVIDIA GeForce, RTX 3080 Gaming OC, LHR, 12GB)' qual dessas 2 vale mais a pena pega? existe diferença, tirando o valor?

Sobre o gabinete, como será feito o Push and Pull, terá o radiador na frente com 6 fans, sendo 3 jogando ar no radiador, e outros 3 tirando o ar do radiador e jogando o ar dentro do gabinete, porém terá +3 fans sendo 2 em cima e 1 atrás tirando ar, acha q o pc vai fica com temperatura boa?

Sobre as memórias, um amigo meu falo q pra essa config era melhor pega 32gb de ram, ele falo q por ambas as placa de vídeo ser 12gb de vram, usaria muita memória RAM, sla o porque, nunca ouvi falar disso, ent na duvida resolvi deixa aqui pra receber uma resposta mais confiável, acham q é necessário 32gb de ram? eu n quero gasta mais, a menos q seja necessário.

sobre a placa-mãe, será q ela aguenta 9 fans? ksksksks, no caso teria engate pra tudo isso?, também, ela suporta bem o Ryzen 7 5800x?

sobre o water cooler, acham q vai da conta de refrigerar o Ryzen 7 5800x junto do Push and Pull?

acho q é isso, porém a duvida principal seria, essa config da boa? rodaria os jogos na qualidade ultra 60 fps (1080)p? nos videos q vi roda até em 4k, porém se eu monta esse pc, n vou ter grana pra compra um monitor 4k, ent vou usar o meu 1080p que tenho aqui.

Postado

@Tio Sparta Boa configuração. Vamos aos pontos:

Sugiro que pegue uma placa-mãe mais robusta... uma TUF X570 por exemplo.

Quanto à memória RAM, isso é balela, sinceramente não sei da onde ele inventou isso. 16GB Está de bom tamanho, mas como é uma configuração high-end, 32gb seria um Luxo a mais. Fica a seu critério.

Ficará com temperaturas boas sim... 

Quanto a placa de vídeo, optaria pela ASUS, não sou muito fã das placas da Gigabyte... Questão de opinião mesmo.

• Curtir 2
Postado

@Tio Sparta É essa placa-mãe mesmo.

Quanto ao suporte, é interessante usar sim. Placas com 3 fans geralmente são bem pesadas... com o tempo acabam empenando. O suporte tem como principal tarefa evitar que isso aconteça... e muitas vezes adicionam um charme a mais na configuração.

Postado
1 hora atrás, Tio Sparta disse:

Sobre a placa de vídeo, tenho 2 em mente, como falei a cima, '(Placa de vídeo: ASUS TUF Gaming NVIDIA GeForce RTX 3080 12gb) ou (Gigabyte NVIDIA GeForce, RTX 3080 Gaming OC, LHR, 12GB)' qual dessas 2 vale mais a pena pega? existe diferença, tirando o valor?

Ambas são ótimas opção, mas a ASUS se sobressai das demais marcar (Minha opinião).

Sobre o gabinete, como será feito o Push and Pull, terá o radiador na frente com 6 fans, sendo 3 jogando ar no radiador, e outros 3 tirando o ar do radiador e jogando o ar dentro do gabinete, porém terá +3 fans sendo 2 em cima e 1 atrás tirando ar, acha q o pc vai fica com temperatura boa?

Não irá se preocupar com temperatura, pode ficar tranquilo em relação a isso.

Esse gabinete é uma verdadeira obra prima.

Sobre as memórias, um amigo meu falo q pra essa config era melhor pega 32gb de ram, ele falo q por ambas as placa de vídeo ser 12gb de vram, usaria muita memória RAM, sla o porque, nunca ouvi falar disso, ent na duvida resolvi deixa aqui pra receber uma resposta mais confiável, acham q é necessário 32gb de ram? eu n quero gasta mais, a menos q seja necessário.

Como falado pelo @Otávio Furoni, esse seu amigo não sabe o que fala.

Nenhum jogo atual consegue chegar a usar 16GB de RAM.

O mais próximo que já vi foi o Warzone que chegou a usar 14GB de RAM.

16GB de RAM está mais que o suficiente.

sobre a placa-mãe, será q ela aguenta 9 fans? ksksksks, no caso teria engate pra tudo isso?, também, ela suporta bem o Ryzen 7 5800x?

Utilizo a mesma quantidade de Fans no meu PC e não tive problemas algum.

sobre o water cooler, acham q vai da conta de refrigerar o Ryzen 7 5800x junto do Push and Pull?

Não manjo tanto de WC, mas sei que a NZXT faz bons WC.

Creio que não terá problema algum, até mesmo se fosse um de 240mm.

13 minutos atrás, Tio Sparta disse:

eu planejo joga em 4k, porém n por agora, até porque, o pc já vai sair caro, dai compra outro monitor 4k é d+ pra mim ksksksk, mais planejo mais pra frente

Perfeito, irá rodar tudo no ULTRA sem problema algum.

Até mesmo em 4K.

• Curtir 2
Postado

@Tio Sparta Na própria Terabyte você os encontra, vou ficar te devendo pois realmente não manjo de suportes, muito menos custo/benefício... 

O que eu sei é, se optar pelo suporte que deixará a GPU em posição Vertical, perderá um pouco de performance (Uma quantidade insignificante), mas "EU" Acredito que seja um tipo de suporte mais seguro que os demais...

Postado

@Shelby_ show

@Shelby_ tenho uma pergunta, não estou conseguindo achar um suporte pra GPU, sabe de algum lugar que venda? qual devo pega? nunca precisei de um suporte de GPU, por tanto n faço ideia por onde começa a procura kkkk

Postado

Eu utilizo um em minha GPU que comprei no ML a alguns meses atrás.

Tem ajuste de altura pra melhor encaixe na GPU.

O anúncio é esse (link) e ainda está ativo, comprei no tamanho Pequeno.

Sobre sua pergunta se há necessidade de comprar e também se tem problema ao empenhar.

Então, quando fui comprar o suporte pra minha, eu pesquisei bastante… E sempre diziam que é apenas estética, que mesmo que a placa “empene”, não irá ter problemas e/ou danificar a GPU.

Eu comprei porque sou bem paranoico com a estética do meu PC e gosto de deixar tudo certinho.

Postado

Ai é preferência/gosto pessoal.

Eu utilizo na frente onde fica a logo da marca (Igual na foto abaixo), mas pode instalar também na ponta da placa de frente para as FANS frontais do gabinete.

85B86AB3-6598-4FF9-8610-EE0E08C4E272.jpeg

• Curtir 1
Postado

23 horas atrás, Tio Sparta disse:

Gigabyte tem boas Placas , mas ASUS é superior em todo quesito , visto que é quase sempre a mais cara das GPUs de montadoras , geralmente  a diferença é nas frequencias maiores  e construção .

Gabinete excelente , sempre indicado pelo pessoal aqui , pela otima construção e espaço no geral , pelo que eu entendi voce vai fazer um "sanduich" do WC na frente , não sei se é necessario tantos fans  , mas quanto mais melhor , airflow vai ficar muito bom .

Olha necessário não é , voce não vai usar tudo isso de memória jogando por enquanto , porém se for pensar la na frente talvez seja uma boa jogada , se já estiver com a memórias num preço bom não vejo empecilhos a não ser a economia claro , eu joguei logo 32 gb pois peguei as minhas na ali por um bom preço , mas 16 GB é suficiente para a maioria das atividades , a não ser que voce mexa com emulação 3D , Edição  e afins , ainda assim seria bastante memória .

Pessoalmente não aprecio muito as placas mATX , pois acho que os componentes ficao muito " Encavalados "  , mas é uma boa placa , vai suportar o R7 porém não vai ter tantos VRM , como o amigo indicou , uma boa X570 seria o ideal visto que é um setup respeitável que ira montar , possuo uma x570 msi tomahawk e tem muitas saidas PWM e ARGB uso uma controladora e mando todas as minhas fans praticamente para uma saida apenas , e a outra fica o WC , Portanto saidas não seria problemas para estas placas , mas se você for usar  uma controladora  (paguei 45 reais numa da coolmoon excelente ) suas opções aumentao consideravelmente. 

Rapaz NZXT e uma marca consagrada nos WC , vai resfriar trnaquilamente seu R7 5800x , porém este processador é esquentado mesmo , dependendo doque for jogar nele , a temperatura pode subir um pouquinho , possuo um 5800x juntamente com um Kraken x63 que é o de 280 mm e a temperatura não passou de 75 graus  em testes de stress do aida 64  por 30 minutos , jogando normal a temperatura nunca passa de 65 graus ,então com seu excelente Gabinete  escolhido + esse airflow e esse WC seu 5800x vai ficar suave , o único ponto que devo ressaltar é o programa CAM da NZXT , ele não controla as ventoinhas , somente a velocidade da bomba , resolvi isso adicionando uma curva de ventoinhas na própria MB  e funciona muito bem , para mim não foi um problema , tambem tem a opção de adicionar curvas por alguns programas ...

Suporte de placas , Aliexpress tem muitas opções caso tenha paciencia de esperar , ML voce pode achar algumas como shelby mencionou.

Enfim excelente Máquina esta montando , como optou pelo AM4 julgo não estar a fim de esperar os lançamento do AM5 para ver a opções que irão vir , mas é um setup que vai te atender tranquilamente por no mínimo 5 anos pra mais , rodando hoje tudo em FHD,QHD E 4K no Ultra com fps respeitável , que tenha muito sucesso na sua aquisição , abraço!

• Curtir 1
Postado

Não vejo sentido algum em pegar 32GB pra uso casual e/ou jogos.

Se futuramente 16GB comece a se tornar "pouco" (Creio ser um futuro distante), até lá as RAM DDR5 já estarão mais presentes e muito mais acessível (já que agora estão um absurdo de caro).

Assim estará fazendo um investimento onde não lhe trará NENHUM retorno.

Mas ai é de cada um.

• Curtir 2
Postado

@Shelby_ realmente , como especifiquei se não for emular 3D , editar ou utilizar programas de desempenho , não é necessário , pois 16 GB ja é de grande serventia para jogos/casual , as minha só peguei pelo motivo que o preço de 2 pentes de 16GB estavao com diferença de 30 reais dos dois de 8GB , mas ai vai do orçamento e do uso final na atualidade.

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...