Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Teclado óptico Redragon Surara PRO com falhas em uma coluna específica


Posts recomendados

Boa tarde! Tenho um teclado Surara PRO que ao usar normalmente como sempre, hoje do nada percebi que algumas teclas da coluna de baixo (Ctrl, Win, Alt, espaço... até o final no Numpad 0 e o .Del) custavam a serem registradas até que não pegaram mais nada. Fiz todos os procedimentos recomendados pela fabricante, dei uma limpada ao redor dos switchs após remover as keycaps, mas não resolveu. Led funcionando sem problemas e curiosamente, a tecla Enter na parte do Numpad que fica um pouco acima das outras teclas de baixo, ainda funciona.

Achei que fosse até alguma atualização do sistema, mas mesmo usando em outro dispositivo, o sintoma continuou.

Infelizmente parece ser defeito no produto, tanto que já mandei um email para a Redragon sobre e também para minha sorte, já passou um pouco do tempo de garantia...

Será que ainda posso ter alguma esperança?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Redragon respondeu meu email sobre a situação. Pediram para atualizar o firmware usando os arquivos de um link enviado, e quando fiz o procedimento, voltou a funcionar as teclas, mas dentro de 10min o problema começou novamente.

Agora a fabricante diz que se eu quiser, posso enviar o produto a eles para fazerem uma revisão e com algum custo (já que passou da garantia). Vale a pena tentar ou melhor desistir de vez? Aliás, é um problema que algum técnico de boa reputação possa resolver?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Resolvi eu mesmo abrir o teclado e verificar alguma possível avaria. Encontrei no meio da fileira em questão um tipo de linha meio que um pequeno pedaço descascado, daí limpei a área com álcool isopropilico e coloquei um pedacinho de fita isolante por cima. Ao testar depois, de início continuava o mesmo sintoma, porém em após uns 20s as teclas voltaram a funcionar.

Não sei se de fato teve alguma influência, pois as vezes funciona depois de algum tempo sem conectar o teclado ao PC, mas dura pouco tempo. Contudo desta vez foi diferente, do nada voltou a vida após conectar.

Tenho um conhecimento bem limitado na área de eletrônica, logo se alguém puder me dizer se pode ou não ter funcionado...

 

Abaixo a foto mostrando a parte descascada (basicamente na parte traseira da placa próximo a tecla de espaço):

1083146336_descascadolinhateclado.thumb.jpg.75c54982d3809c91451089cda2f5b2b8.jpg

 

Atualização: Infelizmente não resolveu o problema, pois algum tempo deixou de funcionar novamente.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
Em 24/07/2022 às 15:31, Lost Byte disse:

Boa tarde! Tenho um teclado Surara PRO que ao usar normalmente como sempre, hoje do nada percebi que algumas teclas da coluna de baixo (Ctrl, Win, Alt, espaço... até o final no Numpad 0 e o .Del) custavam a serem registradas até que não pegaram mais nada. Fiz todos os procedimentos recomendados pela fabricante, dei uma limpada ao redor dos switchs após remover as keycaps, mas não resolveu. Led funcionando sem problemas e curiosamente, a tecla Enter na parte do Numpad que fica um pouco acima das outras teclas de baixo, ainda funciona.

Achei que fosse até alguma atualização do sistema, mas mesmo usando em outro dispositivo, o sintoma continuou.

Infelizmente parece ser defeito no produto, tanto que já mandei um email para a Redragon sobre e também para minha sorte, já passou um pouco do tempo de garantia...

Será que ainda posso ter alguma esperança?

   Cara, também estou com este mesmo problema neste mesmo teclado. Comprei o meu no dia 24/11/2022 na Pichau e ele chegou no dia 04/12/2022, ontem dia 26/12/2022, notei que algumas teclas estavam falhando, fiz alguns testes como trocar a porta USB e testar o teclado em outros computadores e o problema persistia. Somente entre os testes que eu notei que apenas as teclas da última "linha de teclas" estavam falhando (Ctrl, Winkey, Alt, Espaço, Alt Gr, Fn, Menu Key, Ctrl, setas para esquerda, direita e para baixo, zero e ponto), exatamente como você relata no seu post, também tentei o reset, tanto pelo software do teclado instalado no PC, quanto pelo software específico para o reset que vem junto com o driver do teclado, e em ambos os casos o teclado volta a funcionar por alguns poucos minutos e depois retorna o problema... Em fim, abri um chamado na Pichau e estou no aguardo do retorno deles.

   No seu caso, você conseguiu resolver o problema fora da garantia? Se sim, como resolveu?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Ricardo Skybax disse:

No seu caso, você conseguiu resolver o problema fora da garantia? Se sim, como resolveu?

Simplesmente desisti de arrumar ele, está jogado num canto a um bom tempo. A única solução que me restou seria mandar para a própria Redragon para eles consertarem, porém frete e custos da manutenção seriam por minha conta, daí preferi não arriscar.
Ao que tudo indica, pode ser defeito causado pela qualidade baixa do PCB.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 28/12/2022 às 08:43, Lost Byte disse:

Simplesmente desisti de arrumar ele, está jogado num canto a um bom tempo. A única solução que me restou seria mandar para a própria Redragon para eles consertarem, porém frete e custos da manutenção seriam por minha conta, daí preferi não arriscar.
Ao que tudo indica, pode ser defeito causado pela qualidade baixa do PCB.

   Poxa cara, que pena que não tenha valido a pena consertar o seu teclado.

No meu caso, tinha apenas 22 dias de uso e o mesmo já apresentou problema. A Pichau me respondeu pedindo pra eu abrir um chamado direto com a Redragon, vou fazer isso hj, tomara q eles não demorem pra resolver o meu problema, que acredito que tenha que ser feito a troca do teclado.

 

   Obrigado pelo feedback. Bom ano novo!✌️

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...
Em 30/07/2022 às 18:57, Lost Byte disse:

Resolvi eu mesmo abrir o teclado e verificar alguma possível avaria. Encontrei no meio da fileira em questão um tipo de linha meio que um pequeno pedaço descascado, daí limpei a área com álcool isopropilico e coloquei um pedacinho de fita isolante por cima. Ao testar depois, de início continuava o mesmo sintoma, porém em após uns 20s as teclas voltaram a funcionar.

Não sei se de fato teve alguma influência, pois as vezes funciona depois de algum tempo sem conectar o teclado ao PC, mas dura pouco tempo. Contudo desta vez foi diferente, do nada voltou a vida após conectar.

Tenho um conhecimento bem limitado na área de eletrônica, logo se alguém puder me dizer se pode ou não ter funcionado...

 

Abaixo a foto mostrando a parte descascada (basicamente na parte traseira da placa próximo a tecla de espaço):

1083146336_descascadolinhateclado.thumb.jpg.75c54982d3809c91451089cda2f5b2b8.jpg

 

Atualização: Infelizmente não resolveu o problema, pois algum tempo deixou de funcionar novamente.

 

Cara, como você fez pra desmontrar o teclado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 11 meses depois...
Em 22/07/2023 às 11:23, Bag disse:

Cara, como você fez pra desmontrar o teclado?

Antes tarde do que nunca. kkkkkkk

Eu removi todas as keycaps, depois removi os parafusos. O chato mesmo é remover a carcaça de plástico na volta pela parte de baixo, mas nada que uma espátula não facilite o processo.

Depois é só puxar a proteção superior que vai encontrar a PCB. Por dentro é bem simples de ver.

 

Aproveitando o tópico ainda, aparentemente parece que um dos componentes havia caído da placa, indicada por " C3 ", bem abaixo do encaixe do cabo USB na placa, sendo provavelmente um capacitor. Nunca foi achado este componente.

Se alguém pudesse me ajudar, alguém sabe qual seria o a peça exata para eu tentar repor uma nova e verificar se seria isto que estaria provocando o problema?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!