Ir ao conteúdo

Gpu dedicada e integrada ao mesmo tempo

Ir à solução Resolvido por Elder Nauvirth,

Posts recomendados

Postado

Bom dia, tenho uma gpu integrada e uma dedicada no meu PC, e queria saber se consigo usar ambas juntas para qualquer coisa, seja jogo, streaming, vídeo etc...

Se sim, como? Eu realmente gostaria de ter essa experiência para usar as duas e ver como se saem, mesmo que uma atrase a outra, vou deixar um print das duas para avaliação de possibilidades.

IMG-20220726-WA0001.jpg

IMG-20220726-WA0000.jpg

• Membro VIP
Postado

Possível é, quando você precisa de mais saídas de monitor por exemplo.

Neste cenário não traz muita diferença, já que a integrada é muito fraca, serve apenas para texto. Se for executar um vídeo vai usar CPU e/ou GPU, causando problemas para o streaming/jogo.

Sendo algo mais recente seria possível usar a externa para o jogo e a integrada para "compactar" e fazer o streaming. (Mas não é o caso, pois GPU que usa DDR2 não tem encoder para h264. Seria até interessante deixar desabilitada, para nem consumir RAM da principal)

Postado
8 minutos atrás, dwatashi disse:

Possível é, quando você precisa de mais saídas de monitor por exemplo.

Neste cenário não traz muita diferença, já que a integrada é muito fraca, serve apenas para texto. Se for executar um vídeo vai usar CPU e/ou GPU, causando problemas para o streaming/jogo.

Sendo algo mais recente seria possível usar a externa para o jogo e a integrada para "compactar" e fazer o streaming. (Mas não é o caso, pois GPU que usa DDR2 não tem encoder para h264. Seria até interessante deixar desabilitada, para nem consumir RAM da principal)

Eu tenho ciência disso tudo, eu que habilitei ela, como disse, quero apenas experiência, por isso a curiosidade de usar ambas juntas, você disse que é possível, como? Ah uso apenas um monitor.

Postado

@carlos Sousa 26 No caso de querer usar ambas as GPUs, o indicado é ter mais monitores, até porque esses vídeos não será somados.

O poder de processador da Integrada não soma com a dedicada, então precisa de 2 monitores ou não fará sentido deixar a integrada habilitada.

Se você ligar um monitor na saída da placa-mãe e um na GPU, ambos vai dar sinal de vídeo.

Postado
3 minutos atrás, Elder Nauvirth disse:

@carlos Sousa 26 No caso de querer usar ambas as GPUs, o indicado é ter mais monitores, até porque esses vídeos não será somados.

O poder de processador da Integrada não soma com a dedicada, então precisa de 2 monitores ou não fará sentido deixar a integrada habilitada.

Se você ligar um monitor na saída da placa-mãe e um na GPU, ambos vai dar sinal de vídeo.

Mas eu consigo usar a potência de ambas? Mesmo que não seja em uma só coisa, mas dividir o peso? Ex: uma para gravação e outra para jogos? Ao mesmo tempo é claro.

• Solução
Postado

@carlos Sousa 26 Sim.

Fazer o uso de ambas para coisas diferentes é possível.

É como usar um pc para assistir e jogar ao mesmo tempo em telas diferentes, é possível.

A unica parte que não é possível mesmo, é a soma de ambas, como se pegasse, por exemplo, duas gpus iguais para fazer crossfire ou SLI.

Postado
3 minutos atrás, Elder Nauvirth disse:

@carlos Sousa 26 Sim.

Fazer o uso de ambas para coisas diferentes é possível.

É como usar um pc para assistir e jogar ao mesmo tempo em telas diferentes, é possível.

A unica parte que não é possível mesmo, é a soma de ambas, como se pegasse, por exemplo, duas gpus iguais para fazer crossfire ou SLI.

Entendi, mas então não consigo separar tarefas para elas em um só monitor?

• Membro VIP
Postado

Depende da placa, algumas precisam ter 2 monitores, em outros não. 

Mas nesse setup não tem ganho algum em usar, só perda.

1. Porque a GPU integrada é simples, e um vídeo no Youtube vai usar processamento de CPU
  2. Se estiver fazendo transmissão de jogo, onde é preciso ter tempo de CPU e GPU, se você passa a ter mais carga na CPU pode atrapalhar o jogo
  3. A GPU integrada não aceita decode ou encode, então serve apenas para modo texto. Tipo fazer um teleprompter por exemplo, que neste caso usaria 2 monitores.
  4. Nos notebooks é comum ter 2 GPUs e ativar o segundo somente quando desejado, nos mais recentes com Iris você consegue transferir o encode para o Iris, enquanto usa a outra GPU para o jogo, não precisando ter 2 monitores. Mas seria em um setup relativamente novo, diferente deste.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!