Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Opa, pessoal! Tudo bem?

Montei recentemente um computador gamer e estou com algumas dúvidas relacionadas a temperatura. Não sei até qual temperatura está ok e a partir de qual devo começar a me preocupar. Segue a configuração do PC:

Processador: Core i5 12400F

Placa de vídeo: MSI RTX 3070

placa-mãe: Gigabyte B660 Gaming X DDR4

memória RAM: 2x8GB 3200MHz (16GB)

Fonte: XPG 850W 80 Plus Gold

SSD: WD 960GB

Gabinete: Macube 310

Coolers: 7 Ventoinhas de 120mm da T-Dagger

Observações:

- Moro no Paraná, então as temperatura local não é alta, principalmente nesses meses de inverno.

- Estou utilizando o Cooler stock do processador.

- Não fiz overclock no processador.

Em testes realizados com o HW Monitor em jogos como o Cyberpunk e Flight Simulator (tudo no máximo) chegou a pegar 80°, tanto na placa, quanto no processador também.

Como esse processador é um pouco maior que o normal, acredito que ele esquente realmente um pouco mais, mas não sei até que ponto devo começar a me preocupar, o que acham?

Postado

Está um pouco alto, o ideal é manter abaixo dos 75°C.

Mas o real problema ai é esse seu gabinete, com a frente completamente fechada, assim o transformando em uma verdadeira estufa.

Por ter essa frente fechada, os FANs da parte frontal não tem de onde puxar o ar, assim tendo um péssimo fluxo de ar.

Esse gabinete, assim como o HX300 da Pichau… São verdadeiras falhas de engenharia.

Eu recomendo a troca por um com frente em MESH, para ter um melhor AirFlow.

• Obrigado 1
Postado

Eu me preocuparia com essa temperatura.

Uma observação o seu gabinete é bem fechado na frente pelo que eu vi nas fotos e acho que se você tivesse um gabinete com a frente toda aberta para puxar o ar ia refrigerar bem.

Lembrando de seguir esse modelo na instalação das fans:

image.png.87f2f82c3fb8d3c70a7a07243bc5f40f.png

• Obrigado 1
Postado

Obrigado pelas respostas pessoal!

O gabinete realmente é fechado na frente, porém ele tem entradas de ar nas laterais da frente para puxar o ar para dentro e na parte de cima também, onde o ar quente é jogado para fora. 

Irei fazer alguns testes removendo a lateral de vidro, para verificar se a temperatura pega uma diferença significativa.

Outro ponto que pensei foi em comprar um Air Cooler pra melhorar a refrigeração do processador, em alguns vídeos que assisti vi redução acima de 15°, acredito que já ficaria legal dessa forma.

Referente a posicionamento das ventoinhas está correta, como o gabinete solicita.

Acham válido?

@Cordeir0o e @Shelby_

Screenshot_20220727-111138.jpg

Postado

Se você ainda usa o cooler que vem junto com o processador acho válido um bom air cooler sim, mas uma ventilação melhor no gabinete iria ajudar e muito o trabalho do air cooler.

• Obrigado 1
Postado
11 minutos atrás, DKrugerR disse:

O gabinete realmente é fechado na frente, porém ele tem entradas de ar nas laterais da frente para puxar o ar para dentro e na parte de cima também, onde o ar quente é jogado para fora. 

Mas a passagem de ar é mínima, assim não melhorando muita coisa.

12 minutos atrás, DKrugerR disse:

Irei fazer alguns testes removendo a lateral de vidro, para verificar se a temperatura pega uma diferença significativa.

Se a tampa frontal do seu gabinete for removível, faça o teste sem a tampa frontal.

13 minutos atrás, DKrugerR disse:

Outro ponto que pensei foi em comprar um Air Cooler pra melhorar a refrigeração do processador, em alguns vídeos que assisti vi redução acima de 15°, acredito que já ficaria legal dessa forma.

Se estiver utilizando Cooler Box que vem com a CPU, elas não são muito eficientes.

Um bom Air Cooler irá ajudar a diminuir a temperatura, porém com esse gabinete, a diferença não será grande.

Uma boa opção é Cooler Master Hyper 212 Black Edition.

15 minutos atrás, DKrugerR disse:

Referente a posicionamento das ventoinhas está correta, como o gabinete solicita.

Outro enorme defeito no gabinete, espaço mínimo para exaustão do ar quente interno.

Esse gabinete realmente é uma enorme falha, isso nem deveria ser vendido como Gabinete Gamer.

Mas a disposição das Fans devem ser:

- Fans na parte Frontal jogando o AR para DENTRO

- Fans na parte Superior e Traseira jogando AR para FORA.

• Obrigado 1
Postado
2 minutos atrás, DKrugerR disse:

Entendi, senhores.

O que acham do gabinete Lian Li Lancool 205 Mesh? 

E sim, é possível remover apenas a parte frontal, consigo fazer esse teste também...

@Cordeir0o e @Shelby_

Esse gabinete é muito bom é bem aberto e vai conseguir puxar bastante ar frio de fora.

Com a abertura da parte frontal do seu gabinete creio que vai resolver bastante e talvez até resolva o problema da falta de circulação de ar e ai só vai precisar trocar para um Cooler melhor.

• Obrigado 1
Postado
32 minutos atrás, DKrugerR disse:

O que acham do gabinete Lian Li Lancool 205 Mesh? 

Um excelente gabinete.

Se couber em seu orçamento, pode ir sem medo.

• Obrigado 1
Postado

Olá, @Cordeir0o e @Shelby_!

Realizei os testes removendo a tampa frontal e superior do gabinete ontem.

A temperatura máxima que a placa de vídeo pegou em jogos pesados (Cyberpunk, Flight Simulator e Forza) foi 69,8°. Uma redução bem interessante, acredito que já está em uma temperatura muito boa devido estar rodando tudo no máximo, né?

Já o processador chegou aos 71° na máxima, acredito que um Air Cooler legal resolva o problema dele.

Vocês teriam mais alguma outra recomendação de gabinete com excelente entrada/saída de ar? Pode ser com ou sem FAN.

Olhei também o CL500 da Deepcool...

Muito obrigado pessoal!

Postado
6 horas atrás, DKrugerR disse:

A temperatura máxima que a placa de vídeo pegou em jogos pesados (Cyberpunk, Flight Simulator e Forza) foi 69,8°. Uma redução bem interessante, acredito que já está em uma temperatura muito boa devido estar rodando tudo no máximo, né?

Sim está bem abaixo e mudou bastante. 

Vocês teriam mais alguma outra recomendação de gabinete com excelente entrada/saída de ar? Pode ser com ou sem FAN.

Gabinete Gamer Redragon ele vai vim com um vidro na frente, mas é só tirar e acaba valendo a pena porq é mais em conta do que os citado acima.

Gabinete Gamer Galax Nebulosa simples e aberto na frente

Olhei também o CL500 da Deepcool...

ele é bem aberto e tem um visual muito bonito também. Eu só recomendaria invés de gastar em um gabinete novo comprar um Cooler mesmo, pois meio que já resolvemos o problema do gabinete e se fosse comprar outro seria por estética mesmo, mas se estiver disposto vai fundo.

Já o processador chegou aos 71° na máxima, acredito que um Air Cooler legal resolva o problema dele.

Sugestão:

Air Cooler Corsair

Cooler para Processador Noctua

Water Cooler Z 240 Rise Mode

Water Cooler Cooler Master

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...