Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

tenho uma RTX 2080ti 11gb modelo galax, a placa é bem fina, não é uma placa com a construção de dissipador tão grossa como os outros dissipadores de placas que já vi, então estou desconfiado de ser a construção da placa ou até mesmo ser o meu i3 de décima não ta Aguentando levar a placa. 

Fiz uma troca de pasta térmica (11w/mk) e caiu 3 graus, e troquei todos os thermalpads. Usei da GELID 2.0 mm.

Alguém ai tem ideia do que pode ser??

Captura de tela 2022-07-30 143707.png

Postado

@RicardoMkz Se está com problema de temperatura, gabinete é a primeira coisa a se considerar como provável causa.

Postado
7 minutos atrás, RicardoMkz disse:

Fiz uma troca de pasta térmica (11w/mk) e caiu 3 graus, e troquei todos os thermalpads. Usei da GELID 2.0 mm.

Alguém ai tem ideia do que pode ser??

Esse thermal pad é da mesma espessura do original??

Postado

@RS Faria Cara, eu não sei. Creio que não. Acredito que talvez seja 1.5 mm. 

@Gui GC Meu gabinete está aberto. E é grande. Acho que essas gpus poderiam vir com resfriamento a líquido. seria bem melhor.

@Gui GC ai é que tá. Meu gabinete fica aberto, é é bem grande.

Postado

@RicardoMkz Gabinete grande não é sinônimo de bom fluxo de ar. E abrir é praticamente o que as pessoas fazem quando há péssimo fluxo de ar.

Um gabinete grande mas com a parte frontal fechada é péssimo.

Postado
5 horas atrás, RicardoMkz disse:

Cara, eu não sei. Creio que não. Acredito que talvez seja 1.5 mm. 

você precisa se ajudar também.. Trocar ambos, ao mesmo tempo, foi besteira..

Agora, pode ser que esse thermal pad mais grosso, se for mesmo o caso, esteja impedindo o cooler de fazer contato decente com a GPU.. Era bem possível ser só questão da pasta térmica, mas nunca saberemos..

Postado

@RS Faria será que foi besteira mano? porque o thermal foi carissímo  tinha uma taxa de condução excelente. não sei se um thermalpad iria impedir dissipação de calor por conta dos coolers. estranho não?...

@Gui GC o gabinete fica aberto, e mesmo assim, não adianta. 

Postado

@RicardoMkz Mas qual é o gabinete?

Gabinete aberto = Piora o fluxo de ar. As paredes prendem o ar na direção que deveria fluir.

Pode até melhorar a temperatura, se o ar quente está ficando preso dentro do gabinete devido ao péssimo fluxo de ar. Mas isso não resolve o problema de péssimo fluxo de ar que o gabinete tem.

Postado

@RicardoMkz Poderia dizer que era um Pure Steel RGB da Sharkoon. E o fluxo de ar dele é péssimo, parte frontal fechada, sem entrada nenhuma de ar e sem a possibilidade de abrir.

Eu pessoalmente tentaria deixar o gabinete deitado, já que você deixa ele aberto. E como ar quente sobe, talvez melhore a temperatura do gabinete.

Mas o melhor mesmo era investir em um gabinete em mesh, porque o seu gabinete foi projetado para ser bonito, mas pouco funcional.

Postado
6 horas atrás, RicardoMkz disse:

será que foi besteira mano? porque o thermal foi carissímo  tinha uma taxa de condução excelente. não sei se um thermalpad iria impedir dissipação de calor por conta dos coolers. estranho não?...

Eu chamo de "besteira", o fato de você não tem como saber se trocar só a pasta térmica, seria a solução.. Imagino que seria, a não ser que você tivesse algum indicador que a memória da placa de vídeo estava aquecendo demais também, mas você nunca mencionou isso.. Qual era o estado do Thermal Pad antigo??

Dito isso, tem um BOCADO de Engenharia de Precisão numa placa de vídeo.. É muito componente, num espaço tão curto.. Tudo ali é pensado de forma a encaixar, com uma certa perfeição e precisão.. Se for realmente o caso, esse 0,5 mm, que é pouca coisa, pode ser a diferença entre um contato perfeito da base do cooler com a GPU, pra um contato deficiente, que impede a condução de calor da GPU, pro dissipador.. As memórias vão ficar excelentes (será???), mas vai custar a GPU, no processo..

Postado

@Kalt_ Gabinete com frente em Mesh. O Lian Li Lancool II é por exemplo um ótimo gabinete, mas é um bem caro - tem outros muito mais caros.

Pichau Gadit II, Mancer Anubis (apesar de que acredito que está fora de estoque), Silverstone Fara R1 são mais baratos.

Postado

@Kalt_ É um gabinete ruim pelo que parece, justamente pela parte frontal ser fechada. Se você abrir a parte frontal provavelmente vai ficar mais fresco.

• 3 semanas depois...
Postado

@RS Faria Dei uma analisada aqui, e vi que a gpu quando bate 100% ela começa a dar gargalo, porém fiz a troca da pasta e caiu uns 5 graus. a placa agora está em média 79 c. E outro detalhe, os thermalpads eram de 2.0mm muito melhores dos que os originais. Um cooler parou de funicionar, e a placa estabilizou em 79 C apenas com uma fan rodando. Vou fazer a substituição das fans, e com certeza irá diminuir uns 2..3 graus a menos. Só tenho que analisar agora, o motivo dela estar chegando aos 100% de uso tão facilmente. Não é processador, um i3 não é ideal, mas é um bom processador. O i3 10100 é um monstrinho. Irei verificar as memórias do meu kit, e juntamente fazer  uma analise gráfica da GPU e tentar descobrir o porque está chegando as 100% tão rápido.

Postado

@RicardoMkz A placa de vídeo chegar a 100% de uso é o ideal, onde em um jogo que requer bastante processamento gráfico, irá acabar utilizando ela em sua máxima capacidade. O ruim é quando fica longe dos 100% e com baixo frame rate geralmente por conta de limitação de memória, ou CPU. O famoso gargalo.

Esse projeto dessa 2080 Ti da Galax, que acredito ser a Dual Black, foi projetada pensando em sistemas compactos, como gabinetes e placas-mães MINI ITX. Por isso, possui um sistema de arrefecimento também compacto, onde conta com apenas duas fans e um vapor chamber que cobre todo o PCB ligado a um heatsink de alumínio que recebe e distribui melhor o fluxo de ar das fans, assim, expulsando o ar quente pelas laterais.

Segue abaixo o projeto:

VC_pt_01.thumb.jpg.19121b2aa6a47e0129f633f282f29422.jpg

Esse projeto apesar de ser compacto, é interessante, pois há um enorme vapor chamber com apenas com duas aberturas para os VRMs, que faz descartar o uso dos heatpipes que ligariam o vapor chamber até a extremidade do heatsink, para assim ter seu calor distribuido e ser melhor resfriado com a passagem do fluxo de ar. Nesse caso ele já irá distribuir até a extremidade por conta própria e terá seu calor transferido para o heatsink de alumínio que está em cima dele.

No entanto, apesar do projeto ser interessante para uma placa compacta, não terá a mesma performance do que uma placa que em seu projeto tem 3 fans e uma maior espessura em seu cooler, onde terá um heatsink de alumínio muito maior ligado ao vapor chamber de cobre pelos heat pipes, assim possuindo maior quantidade de material para a captação do calor e sendo ainda mais resfriado pela maior quantidade de ventoinhas.

Eu no caso realmente não sei as espessuras dos thermal pads, pois não cheguei a mexer na interface térmica deste modelo. É possível que você possa ter colocado um thermal pad maior onde não deveria, e também um menor que perderá contato com o vapor chamber. Você também não mencionou as temperaturas das memórias, que seriam importantes já que trocou os thermal pads.

Caso você tenha colocado thermal pads de espessuras erradas, você pode ter alterado a pressão de fábrica sob a região do BLT (Bond Line Thickness). Assim a pasta térmica que está no chip, não entrará em contato de maneira uniforme com o cooler, assim gerando bolhas de ar, e como o ar possui baixa capacidade de condução térmica, neste cenário acaba virando um isolante.

Eu não sei se você realmente a prejudicou nesse sentido, mas disse que chegou a conseguir a abaixar a temperatura do chip... caso não tenha interferido nas temperaturas das memórias e dos VRMs, seria um ótimo cenário. 

Levando em consideração que você conseguiu abaixar a temperatura da placa trocando a interface térmica de forma correta, você deve entender que esta placa não possui tanta capacidade de arrefecimento por conta do seu projeto compacto, que será um fator que não poderá mudar mesmo trocando os thermal pads e pasta térmica.

O único jeito de você melhorar a temperatura dela é trocando realmente de cooler, nesse caso o mais viável sendo a utilização de um bloco para fazer um sistema de Water Cooling, ou uso de metal líquido, que ao contrário da primeira opção, não trará tanto benefício e poderá danificar sua placa se aplicado de maneira incorreta. É óbvio que o sistema de Water Cooling mal montado com a pressão de forma incorreta também pode acarretar danos.

O fluxo de ar no gabinete também influenciará, no entanto, se mesmo com a tampa aberta a placa se mantém em uma temperatura perto dos 80c... não irá mudar tanto melhorando o fluxo, já que com a tampa aberta, você terá o melhor resultado de temperarura na placa, mesmo com o melhor fluxo de ar possível em um gabinete fechado.

Não estou dizendo que o fluxo de ar em um gabinete não seja importante, mas nessa situação, o que está prejudicando a temperatura é o próprio projeto da placa, que não é ruim, mas que foi projetada para trabalhar desta forma.

Boa sorte. 👍

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...