Ir ao conteúdo

SSD com DRAM é muito melhor em relação aos sem DRAM?

Ir à solução Resolvido por GuilhermeGB,

Posts recomendados

Postado

Tenho atualmente apenas um SSD BX500 que não possui DRAM, sempre tive problemas de 100% de disco com esse modelo e acredito que o motivo seja a falta de DRAM. Estou querendo pegar um SSD NV1 da Kingston pra colocar o sistema operacional e guardar meus dados no que eu já possuo, este modelo também não possui DRAM. Por acaso a DRAM faz muita diferença nesse caso? Ou é apenas uma pequena melhora?

• Solução
Postado

O que importa mais no SSD é a velociade de escrita/leitura aleatória, que são valores bem abaixo dos valores de escrita/leitura sequenciais, os valores divulgados para efeito de marketing. Os valores sequenciais só são úteis pra quem copia grandes arquivos de uma parte a outra do SSD ou entre dois SSDs que suportam as mesmas velocidades, mas as velocidades aleatórias refletem diretamente no uso do dia a dia, pois seu PC não estará lidando com arquivos grandes o tempo inteiro, ele estará procurando arquivos pequenos aqui e ali dentro do disco, e é aí que existem grandes gargalos na nossa tecnologia atual.

A DRAM no SSD ajuda nessa questão, a DRAM armazena alguns arquivos em cache em uma memória DDR muito mais rápida para acesso aleatório, o que acelera o uso do dia a dia. Uma boa controladora no SSD também melhora isso, mas é preciso estar de olho nas especificações ou reviews dos SSDs pra saber qual é a melhor opção dentro os que você pode comprar. Pelo que já vi no review do Kingston NV1, é dito que ele se sai até pior do que a maioria dos SSDs SATA mais robustos, isso ele sendo um NVMe. Então se você já está saindo de um SSD SATA, não vale a pena ir de NV1, eu só recomendo ele pra quem está precisando de um SSD básico e com custo baixo, pois ele chega a custar até menos que alguns modelos SATA hoje.

Não é normal você estar enfrentando uso de disco em 100% num PC com SSD, a menos que você tenha muita coisa sendo feita em segundo plano ou tem alguma coisa errada com seu PC, é bom verificar isso antes de fazer uma nova compra.

Postado
18 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Não é normal você estar enfrentando uso de disco em 100% num PC com SSD, a menos que você tenha muita coisa sendo feita em segundo plano ou tem alguma coisa errada com seu PC, é bom verificar isso antes de fazer uma nova compra.

Pior que já formatei o PC várias vezes, troquei cabo SATA, atualizei firmware, levei em um técnico e mesmo assim não foi identificado o problema. O que me restou foi comprar outro SSD pra colocar só o sistema operacional, no caso o NV1 da Kingston, e usar o que eu já tenho pra guardar meus dados pra ver se pelo menos reduz esse problema

Postado
Em 30/07/2022 às 20:38, GuilhermeGB disse:

De quantos GB você está procurando um SSD?

No mínimo um de 480gb e no máximo 1TB

Em 30/07/2022 às 20:38, GuilhermeGB disse:

às vezes aparecem alguns modelos melhores pelo mesmo preço ou bem próximo dele

Poderia me recomendar alguns?

Postado
11 minutos atrás, RodrigoR5 disse:

Poderia me recomendar alguns?

Depois que eu dei uma olhada nos Netac, gostei muito deles, tem o NV5000, com especificações muito interessantes num bom preço, o problema é que é preciso importá-lo e demora bastante, mas acho que vale a pena.

Se não quer que demore, tem o WD SN550, mas esse já é mais de entrada.

Postado

@RodrigoR5 o que posso te recomendar é o XPG Gammix S11 Pro, a versão de 512GB dele está saindo por R$400 na promoção da Terabyte, e é um dos melhores SSDs NVMe no padrão PCI-Express 3.0, tem cache DRAM e tudo. Eu possuo a versão dele de 1TB, é um SSD incrivelmente rápido, saí de um modelo básico WD Green 240GB pra ele e já vi diferença de velocidade na utilização normal do PC.

https://www.terabyteshop.com.br/produto/18738/SSD-xpg-gammix-s11-pro-512gb-m2-2280-leitura-3500mbs-e-gravação-2300mbs-agammixs11p-512gt-c-imp

Geralmente você vai encontrar modelos um pouco mais simples que ele nessa faixa de preço, existem até modelos não tão bons quanto ele custando mais de R$400, então é uma boa opção. Se você importar esse S11 Pro da China, pode até economizar um pouco, eu importei o meu em abril e paguei R$600 na versão de 1TB, esse fim de semana vi ele por por volta dos R$585 (depende do dolar).

• Curtir 1
Postado
2 horas atrás, GuilhermeGB disse:

Se você importar esse S11 Pro da China, pode até economizar um pouco, eu importei o meu em abril e paguei R$600 na versão de 1TB, esse fim de semana vi ele por por volta dos R$585 (depende do dolar).

Pode me mandar link de onde você comprou?

Postado
19 horas atrás, RodrigoR5 disse:

Pode me mandar link de onde você comprou?

Aqui no fórum não dá pra mencionar a palavra "Aliex...", se eu postar o link aqui meu post vai ficar aguardando aprovação. Mas eu comprei direto da loja oficial da Adata, se você entrar lá e der uma olhada nos SSDs PCI-Express Gen3x4, vai encontrar o link.

Screenshot_2.png.1311e4ee206c86603939ff952e8ada3a.png

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...