Ir ao conteúdo

Puxar cabo de rede de 25 metros faz perder velocidade?

Ir à solução Resolvido por arfneto,

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

Meu roteador fica na sala, se eu for puxar um cabo até o quarto acredito que dê em torno de 20 a 25 metros (se fizer o contorno da portas). Será que dá perda de velocidade ou aumento de ping? Se for viável, uso o cabo cat5 ou cat6? 

Pensei e colar ele na parede com uma fita dupla face 3m para não precisar fazer buraquinhos na parede

Postado

Conforme vai aumentando a distância vai perdendo velocidade sim, mas faz pouca diferença se não ultrapassar 50 metros para mais.

O cat6 é uma cat5 só que muito melhor eu recomendaria o cat6 e tenho certeza que não precisa mais que isso.

no meu exemplo eu possuo um cat7, mas eu comprei somente por ser um fio preto e não fica um fio azul feio pela casa. 

• Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado

Será que não encontro um cat6 preto ou branco? Também não quero azul. Mas se a diferença de preço for pequena posso pegar um cat7 também 

Postado
1 hora atrás, PedroNoal disse:

Pensei e colar ele na parede com uma fita dupla face 3m para não precisar fazer buraquinhos na parede

Se a futa dupla face for mais em conta para você, use, mas se não quiser colocar fita dupla face direto no cabo, tem fixadores próprios para isso hoje em dia.

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-2053242437-fixador-organizador-fios-cabos-auto-adesivos-40-unid-_JM#position=12&search_layout=stack&type=item&tracking_id=8aa38ae9-8d62-4710-a076-d2f475f2c694

De fato cabo CAT6 será uma melhor opção levando em consideração o que o amigo @Cordeir0o  citou.

E sim, existe cabo CAT6 na cor preta.

Se for para optar por uma opção inferior, seria então o CAT5e.

• Obrigado 1
Postado
2 minutos atrás, PedroNoal disse:

Será que não encontro um cat6 preto ou branco? Também não quero azul. Mas se a diferença de preço for pequena posso pegar um cat7 também 

cat7 se você vai dobrar muito o cabo e quer flexibilidade é melhor pegar um cabo sem blindagem.

Eu me matei para passar o cat7 porq ele tem um revestimento de alumínio sobre o cobre que é bom apenas para industrias e tal.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
1 minuto atrás, PedroNoal disse:

Acho que vou ficar no cat 6 mesmo, vou fazer alguns contornos. Achei esses:

Ótima escolha só verifica se o cabo é blindado senão vai dificultar seu trabalho. (OBS: o conector pode ser blindado vai mudar nada na flexibilidade do cabo).

• Obrigado 1
Postado

@PedroNoal Sua casa não tem dutos de telefone ou TV? É muito mais simples usar esses dutos.

Cabos de rede estão disponíveis em várias cores. As comuns são azul, preto, branco e cinza e custam o mesmo preço. Procurando um pouco mais pode conseguir em amarelo, vermelho, verde e laranja. Em muitas situações é importante poder usar cores diferentes na mesma rede.

Se sua rede não usa velocidades superiores a Gigabit nada vai ganhar usando cabos CAT6 ou 7 ou 8. Ou melhor, vai ganhar um trabalho do inferno porque esses cabos são mais (muito mais) rígidos. E vai gastar muito dinheiro. A toa.

Um cabo CAT5e sustenta conexões gigabit sem qualquer problema até 100m de distância. E patch cords de até 5m. São certificados para isso.

Mesmo a 2.5G ainda deve ir bem com CAT5e se não estiver em uma instalação com muita interferência. Para 5 ou 10 GB ou mais aí pode se preocupar com cabos com mais metal por metro e melhor isolamento. E blindados.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

O apartamento é antigo, o duto só chega até a sala onde tem a saída do telefone, para os cômodos acredito que só os dutos elétricos. Vi vários sites vendendo o cat5e e o pessoal nos comentários dizendo que não era o 5e, por isso cogitei o cat6. No site tem a opção 100% cobre e alumínio cobreado, muita diferença entre os dois?

• Solução
Postado

@PedroNoal

50 minutos atrás, PedroNoal disse:

Vi vários sites vendendo o cat5e e o pessoal nos comentários dizendo que não era o 5e, por isso cogitei o cat6. No site tem a opção 100% cobre e alumínio cobreado, muita diferença entre os dois?

Cobre é o melhor condutor. Não sei de onde "o pessoal"  concluiu que não era CAT5e, e não sei porque o CAT6 ou CAT7 seria mais confiável. Esses cabos são vendidos em caixas de pouco mais de 300m. Como vai precisar de só um pouco talvez possa procurar por alguém quie venda por metro, como alguém de infraestrutura na sua cidade.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Acredito que tenha sido vendido por metro e devia ter algo escrito no cabo. Era compras no mercado livre.

Encontrei aqui na cidade por R$ 2.30 o metro

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...