Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Tenho um roteador Archer C5w que está conectado via cabo em um outro Roteador (Marca MitraStar).

Esse Roteador Archer ele possui uma VPN criada e preciso acessar ela para ter acesso a alguns compartilhamentos desta rede do Roteador Archer.

O meu problema é:

O que preciso configurar em minha rede para conseguir enxergar tornar o Roteador Archer visível na internet e conectar ao VPN dele?

Algumas informações sobre a minha configuração:

O IP do roteador MitraStar é 192.168.0.1 (ele faz conexção com a internet).

O IP do roteador Archer é 172.16.0.1 (ele está conectado ao MitraStar e com a VPN configurada).

Postado

@wagner(fsa) Leu esse artigo: Como estabelecer uma conexão VPN no roteador Wi-Fi TP-Link no suporte da tp-link?

Como está usando isso? Qual o tipo de VPN?  Como ligou os roteadores? Não deve ligar o arqcher via porta WAN. É melhor usar uma única rede e transferir o tráfego da VPN para a porta cderta usando encaminhamento no roeador principal. Sincronize a hora com NTP

Postado

@arfneto

O VPN que estou usando é o OpenVPN, por meio do próprio Rotedor Archer.

Inicialmente liguei por meio da entrada WAN.

Após sua mensagem fiz alguns ajustes:

• Liguei por meio de uma porta LAN;
  • Coloquei os dois roteadores na mesma rede;
  • Ativei a sincronização de hora NTP;
  • Realizei a abertura de porta e encaminhamento no roteador principal;

Desta vez, após todas essas configurações o roteador Archer não permitiu eu configurar a VPN, retornou uma mensagem dizendo que para usar a VPN eu preciso estar conectado por meio da porta WAN.

Postado
27 minutos atrás, wagner(fsa) disse:

Desta vez, após todas essas configurações o roteador Archer não permitiu eu configurar a VPN, retornou uma mensagem dizendo que para usar a VPN eu preciso estar conectado por meio da porta WAN.

Provavelmente o mais simples então é ter o outro lado da VPN na máquina onde estão os compartilhamentos e não no roteador. É bem simples de instalar isso e é mais flexível.

Se voltar para a topologia anterior vai ter de volta os mesmos problemas, com a perda de performance, dificuldade ou impossibilidade de acesso pelo tunel à rede do primeiro roteador, duplo NAT e tal. Talvez perda de acesso momentanea ao final dos leases de DHCP na LAN principal e todos os problemas típicos desse cenário, mas pode ser feito. Talvez precise de rotas fixas no segundo roteador se tiver compartilhamentos na rede principal que precise acessar pelo tunel.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...