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Postado

Olá Pessoal,

boa noite. Tudo bem ?

Meu problema é o seguinte, caso possam ajudar ou dar dicas:

Comprei Cyberpunk 2077 e minha GPU (uma 3080ti) não carrega 100% no jogo mesmo com FPS na casa dos 48FPS.
A configuração gráfica do jogo está no ultra, seguindo recomendações da NVIDA e das demonstrações de desempenho dessa GPU durante o jogo no Youtube, que mostram o carregamento  da GPU a 100%.
A mesma coisa acontece no jogo No Mans Sky, com configuração no ultra. Porém, no No Mans Sky, eu não sinto tanta diferença do baixo loading da GPU, porque o jogo já roda na casa dos 70 - 80 FPS.
No Cyberpunk, o loading da GPU fica em uma média de 40 a 70% (raramente) , mais para o 40% ~ 50%. O processador também fica por volta de 40% de uso no jogo Cyberpunk.

Então vamos lá, configuração:

Placa-mãe: MSI - MAG Z690 TOMAHAWK WIFI DDR4 (PCIE 16x já versão 5.0, em que pese a 3080ti ser 4.0) (já com a última BIOS instalada versão: 7D32v17)
CPU: i7 12700K 
Cooler: WATER COOLER CORSAIR HYDRO H100I V2 - Tamanho do radiador: 240 mm (o processador fica em média entre 70º ~ 85º nas configurações ultra e psicopata no cyberpunk) 
memória RAM: 2 módulos (2x32)  - Corsair Vengeance RGB Pro 64 GB (2 x 32 GB) DDR4 3200 (PC4-25600) C16.
Fonte: FONTE COOLER MASTER V1000 1000W CERTIFICADO 80 PLUS GOLD PFC ATIVO
Discos: 1 SSD Adata XPG Spectrix 952GB M.2 (que é onde ficam o Windows 11 e os jogos), mais um outro SSD e 1 HD onde ficam arquivos de imagem e vídeo.
VGA: gigabyte GeForce RTX 3080 ti vision oc 12g (conectada via displayport, já com a última BIOS instalada, que não fez diferença alguma. Último driver instalado NVDIA 516.94 versão W11)

Overclock CPU/RAM: não
Overclock VGA: a versão já vem com OC de fábrica e não fiz nada além na configuração de fábrica.

Sistema operacional: Windows 11 (instalação feita por upgrade no windows 10, ou seja, não foi uma instalação "limpa")

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES: 

Eu tenho o 3DMark com os seguintes Benchmarks
- No Port Royal, que é teste de RayTracing em real-time, a GPU trabalha no MÁXIMO e a CPU não passa de 25% 

- No teste NVIDIA DLSS  A GPU também trabalha no máximo e a CPU com baixo uso.

- No teste PCI Express a GPU FICA NO MÁXIMO e o processador com baixíssimo uso. 

- No teste Directx 12:
                   - na 1ª parte a Demo (que testa um "jogo" com desempenho da GPU e CPU juntos) a GPU parece trabalhar da mesma forma que em Cyberpunk 2077, isto é: 49 de FPS a GPU com 40% de uso e o processador a 30% de uso. Não entendo a lógica do software que opera a GPU dessa forma.
                   - no teste gráfico 1 a GPU fica em 100% o processador no máximo 37%.
                   - no teste gráfico 2, a mesma coisa do teste gráfico 1 

- No teste de Shader, a GPU trabalha no MÁXIMO e o processador fica a 13%.

- No teste de DirectX RayTracing, a GPU trabalha no MÁXIMO e processador fica no máximo a 14%
- No teste de Sampler, a GPU trabalha no MÁXIMO e o processador fica por volta de 23%
 

O QUE U JÁ FIZ :
isso:  https://answers.microsoft.com/pt-br/windows/forum/all/como-resolver-gpu-em-100-no-windows-10/f7edc7aa-15b6-4463-810d-996919dc69b0
- alterar para máximo desempenho no painel da NVIDIA
- Tenho o NVIDIA Profile Inspector que tem trocentas coisas para mexer (se vcs quiserem eu tiro um print), mas eu não sei para que serve 1/3 dos itens, o Painel da NVIDIA é mais intuitivo. 

- O plano de energia do O Windows 11 está no Alto desempenho. 
- Desabilitei os núcleos ímpares da CPU (nada mudou)
-Os jogos ficam definidos como alta prioridade 

Bom,
então é isso. 
Se alguém puder me ajudar. Acho que a GPU está ok. Entendo que não preciso trocá-la (está na garantia ainda), acho que é um problema de software que opera a GPU durante os jogos mesmo. 

Obrigado pessoal !!!
(Se precisarem de fotos do sistema eu mando)
 

Postado
9 horas atrás, StarsCollide disse:

Olá Pessoal,

boa noite. Tudo bem ?

Meu problema é o seguinte, caso possam ajudar ou dar dicas:

Comprei Cyberpunk 2077 e minha GPU (uma 3080ti) não carrega 100% no jogo mesmo com FPS na casa dos 48FPS.
A configuração gráfica do jogo está no ultra, seguindo recomendações da NVIDA e das demonstrações de desempenho dessa GPU durante o jogo no Youtube, que mostram o carregamento  da GPU a 100%.
A mesma coisa acontece no jogo No Mans Sky, com configuração no ultra. Porém, no No Mans Sky, eu não sinto tanta diferença do baixo loading da GPU, porque o jogo já roda na casa dos 70 - 80 FPS.
No Cyberpunk, o loading da GPU fica em uma média de 40 a 70% (raramente) , mais para o 40% ~ 50%. O processador também fica por volta de 40% de uso no jogo Cyberpunk.

Então vamos lá, configuração:

Placa-mãe: MSI - MAG Z690 TOMAHAWK WIFI DDR4 (PCIE 16x já versão 5.0, em que pese a 3080ti ser 4.0) (já com a última BIOS instalada versão: 7D32v17)
CPU: i7 12700K 
Cooler: WATER COOLER CORSAIR HYDRO H100I V2 - Tamanho do radiador: 240 mm (o processador fica em média entre 70º ~ 85º nas configurações ultra e psicopata no cyberpunk) 
memória RAM: 2 módulos (2x32)  - Corsair Vengeance RGB Pro 64 GB (2 x 32 GB) DDR4 3200 (PC4-25600) C16.
Fonte: FONTE COOLER MASTER V1000 1000W CERTIFICADO 80 PLUS GOLD PFC ATIVO
Discos: 1 SSD Adata XPG Spectrix 952GB M.2 (que é onde ficam o Windows 11 e os jogos), mais um outro SSD e 1 HD onde ficam arquivos de imagem e vídeo.
VGA: gigabyte GeForce RTX 3080 ti vision oc 12g (conectada via displayport, já com a última BIOS instalada, que não fez diferença alguma. Último driver instalado NVDIA 516.94 versão W11)

Overclock CPU/RAM: não
Overclock VGA: a versão já vem com OC de fábrica e não fiz nada além na configuração de fábrica.

Sistema operacional: Windows 11 (instalação feita por upgrade no windows 10, ou seja, não foi uma instalação "limpa")

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES: 

Eu tenho o 3DMark com os seguintes Benchmarks
- No Port Royal, que é teste de RayTracing em real-time, a GPU trabalha no MÁXIMO e a CPU não passa de 25% 

- No teste NVIDIA DLSS  A GPU também trabalha no máximo e a CPU com baixo uso.

- No teste PCI Express a GPU FICA NO MÁXIMO e o processador com baixíssimo uso. 

- No teste Directx 12:
                   - na 1ª parte a Demo (que testa um "jogo" com desempenho da GPU e CPU juntos) a GPU parece trabalhar da mesma forma que em Cyberpunk 2077, isto é: 49 de FPS a GPU com 40% de uso e o processador a 30% de uso. Não entendo a lógica do software que opera a GPU dessa forma.
                   - no teste gráfico 1 a GPU fica em 100% o processador no máximo 37%.
                   - no teste gráfico 2, a mesma coisa do teste gráfico 1 

- No teste de Shader, a GPU trabalha no MÁXIMO e o processador fica a 13%.

- No teste de DirectX RayTracing, a GPU trabalha no MÁXIMO e processador fica no máximo a 14%
- No teste de Sampler, a GPU trabalha no MÁXIMO e o processador fica por volta de 23%
 

O QUE U JÁ FIZ :
isso:  https://answers.microsoft.com/pt-br/windows/forum/all/como-resolver-gpu-em-100-no-windows-10/f7edc7aa-15b6-4463-810d-996919dc69b0
- alterar para máximo desempenho no painel da NVIDIA
- Tenho o NVIDIA Profile Inspector que tem trocentas coisas para mexer (se vcs quiserem eu tiro um print), mas eu não sei para que serve 1/3 dos itens, o Painel da NVIDIA é mais intuitivo. 

- O plano de energia do O Windows 11 está no Alto desempenho. 
- Desabilitei os núcleos ímpares da CPU (nada mudou)
-Os jogos ficam definidos como alta prioridade 

Bom,
então é isso. 
Se alguém puder me ajudar. Acho que a GPU está ok. Entendo que não preciso trocá-la (está na garantia ainda), acho que é um problema de software que opera a GPU durante os jogos mesmo. 

Obrigado pessoal !!!
(Se precisarem de fotos do sistema eu mando)
 

ta peraí, pelo que parece a gpu só reage assim no cyber punk e no tal do no mans sky? talvez seja problema na ou nas configurações do game, por que aparentemente a gpu não apresenta problemas.

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