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Frametime ALTO e/ou INSTÁVEL!!!


Ir à solução Resolvido por GuilhermeGB,

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Salve guys... seguinte tô com um problema chatão e queria saber como resolver ... 

 

Jogo só valorant ... o fps fica na casa dos 200/300 ... só que o frametime fica bem alto ou fica instável na troca de bala/dentro do bomb ... consequentemente a fluidez desses fps ai vão pro "saco".

 

O Monitor que uso é uma TV da LG, LG M237WA pra ser mais exato.

 

Talvez por ser uma "TV" ela n tanke o fps alto sla ... 

 

Já limitei o fps no rivaturner, mas ai acontece uma outra coisa chata kkk o MOUSE FICA UM UM P** input LAG KKKKKKKKKK ... 

 

Então queria saber se: Eu pegar um monitor 144hz esse problema de frametime instável acaba ?

Postado

TV/Monitor não interferem no frametime, eles apenas recebem a imagem e exibem na tela. Frametime instável é problema interno, pode ser hardware ou software mal otimizado. No seu caso eu acredito que o maior culpado é o processador, os Xeon não costumam ser muito estáveis em jogos competitivos devido ao seu IPC baixo.

 

Quanto ao input lag ao limitar o FPS, pra quanto você limitou? Geralmente o Riva Tuner não gera input lag adicional, já que ele não faz sincronização com o monitor igual ao Vsync.

Postado
52 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

TV/Monitor não interferem no frametime, eles apenas recebem a imagem e exibem na tela. Frametime instável é problema interno, pode ser hardware ou software mal otimizado. No seu caso eu acredito que o maior culpado é o processador, os Xeon não costumam ser muito estáveis em jogos competitivos devido ao seu IPC baixo.

 

Então um i7 6900k pode resolver o problema dos frametimes? Por mais que não exista muita diferença entre os 2 cpus, o i7 6900k seja mais estável ?

 

porque na real xeon tá perfeito na questão de desmpenho (tanto multitarefas quanto em "fps"), não cai fps em nada, só a questão do frametime mesmo ... 

 

talvez se eu unlockar o xeon pra 3.5Ghz ele estabilize?

 

 

uma outra Obs. é que só no valorant que o frametime da essas osciladas, no cs fica liso ... 200/300 fps com o frametime não passando de 5ms.

 

 

 

52 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Quanto ao input lag ao limitar o FPS, pra quanto você limitou? Geralmente o Riva Tuner não gera input lag adicional, já que ele não faz sincronização com o monitor igual ao Vsync.

travei em 120 frames, meu monitor é 60hz, fica em 8.50ms +- . O fps no jogo fica 120 cravado (já travei em 60 fps e é a mesma coisa).

 

OK, Depois de finalmente frametime estabilizado :D, eu começo a ter problema no bendito input lag no mouse kkkkkk (eu acho que seja no mouse) parece que eu to com o mouse em cima de um sabão kkkk não sei se deu pra entender, mas quando eu concerto do frametime, meu mouse fica com um "delay" as responder meu movimento saca (Apenas no valorant :C)... 

  • Solução
Postado
2 horas atrás, akashi 37 disse:

Então um i7 6900k pode resolver o problema dos frametimes? Por mais que não exista muita diferença entre os 2 cpus, o i7 6900k seja mais estável ?

 

Não vale a pena pegar um processador tão antigo em 2022. Pra ter bom desempenho em jogos competitivos você precisará investir no processador mais recente possível, como um Core i3 12100F.

 

2 horas atrás, akashi 37 disse:

porque na real xeon tá perfeito na questão de desmpenho (tanto multitarefas quanto em "fps"), não cai fps em nada, só a questão do frametime mesmo ... 

 

Xeon é muito bom para multitarefas devido a sua alta contagem de núcleos, mas seu IPC baixo prejudica o desempenho de alguns jogos que dependem de single-core forte. Processadores com single-core mais fraco tendem a sofrerem mais com micro variações de FPS (instabilidade no frametime), pois eles atingem o seu limite facilmente, e um pico de carga em um dos núcleos durante momentos mais críticos prejudica o desempenho de todos os outros, pois as tarefas distribuídas entre eles estão "acorrentadas".

 

2 horas atrás, akashi 37 disse:

travei em 120 frames, meu monitor é 60hz, fica em 8.50ms +- . O fps no jogo fica 120 cravado (já travei em 60 fps e é a mesma coisa).

 

OK, Depois de finalmente frametime estabilizado :D, eu começo a ter problema no bendito input lag no mouse kkkkkk (eu acho que seja no mouse) parece que eu to com o mouse em cima de um sabão kkkk não sei se deu pra entender, mas quando eu concerto do frametime, meu mouse fica com um "delay" as responder meu movimento saca (Apenas no valorant :C)... 

Entendo. Bom, não é normal ter tanto input lag como você está relatando ao travar o FPS, ainda mais que sua TV é apenas 60Hz. Talvez a própria TV tenha esteja causando um input lag devido a técnicas de tratamento de imagem e algo do tipo e você só consegue perceber isso jogando numa taxa de FPS mais baixa. Sugiro você dar uma olhada nas configurações e desativar qualquer configuração de pós-processamento de imagem.

  • Obrigado 1
Postado

@GuilhermeGB  Só voltando pra avisar que achei o possível problema 😕 ....

 

... Desativei o vsync do painel da NVIDIA e lockei o fps no riva pra 244 ... pronto.

 

.., agora tá estável, a 200 fps com frametime em 4.5ms e sem input lag... 

 

 

... mexendo e aprendendo.

Postado

@akashi 37 estranho, porque o Vsync travaria o FPS na taxa de atualização do monitor (60Hz = 60 FPS), acredito que não conseguiria travar a 120 igual você fez. Mas realmente, nesse caso pode haver mais input lag, isso é natural do Vsync.

 

O importante é que conseguiu resolver, se você travar o FPS numa taxa que force pouco o processador, os problemas de frametime vão embora.

 

  • Obrigado 1
Postado
Em 25/08/2022 às 09:57, GuilhermeGB disse:

@akashi 37 estranho, porque o Vsync travaria o FPS na taxa de atualização do monitor (60Hz = 60 FPS), acredito que não conseguiria travar a 120 igual você fez. Mas realmente, nesse caso pode haver mais input lag, isso é natural do Vsync.

 

O importante é que conseguiu resolver, se você travar o FPS numa taxa que force pouco o processador, os problemas de frametime vão embora.

 

só mais uma pergunta aleatória mesma pra guardar de conhecimento, GPU influencia no frametime ? acho q sim né ?

Postado
6 minutos atrás, akashi 37 disse:

só mais uma pergunta aleatória mesma pra guardar de conhecimento, GPU influencia no frametime ? acho q sim né ?

Se a GPU estiver trabalhando folgada, isso é, com uso abaixo de 90%, memória de vídeo também longe do limite, a placa de vídeo não vai causar diretamente esse tipo de problema, a menos que seja problema de driver (NVIDIA costuma ter drivers estáveis). Também depende muito da otimização do jogo, existem jogos que mesmo usando o limite do seu hardware ainda conseguem rodar de forma estável, enquanto outros tendem a ter desempenho inconsistente.

 

O problema de otimização é comum nesses jogos free-to-play onde o objetivo da publicadora é farmar o máximo de dinheiro possível na venda de itens dentro do jogo, o pessoal vai jogar de qualquer forma por ser um jogo grátis, não precisam perder tempo otimizando. Entre esses jogos se encontra Fortnite, Call of Duty Warzone, CS:GO e Apex Legends, por exemplo.

 

O Valorant também não tem lá um bom nível de otimização, mas ainda não está tão ruim quanto os outros (pelo que andei vendo, eu não jogo). Isso tende a mudar com o passar do tempo, pois todos esses jogos que citei antes estão muito menos otimizados hoje do que eram anos atrás.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado
7 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Se a GPU estiver trabalhando folgada, isso é, com uso abaixo de 90%, memória de vídeo também longe do limite, a placa de vídeo não vai causar diretamente esse tipo de problema, a menos que seja problema de driver (NVIDIA costuma ter drivers estáveis). Também depende muito da otimização do jogo, existem jogos que mesmo usando o limite do seu hardware ainda conseguem rodar de forma estável, enquanto outros tendem a ter desempenho inconsistente.

 

O problema de otimização é comum nesses jogos free-to-play onde o objetivo da publicadora é farmar o máximo de dinheiro possível na venda de itens dentro do jogo, o pessoal vai jogar de qualquer forma por ser um jogo grátis, não precisam perder tempo otimizando. Entre esses jogos se encontra Fortnite, Call of Duty Warzone, CS:GO e Apex Legends, por exemplo.

 

O Valorant também não tem lá um bom nível de otimização, mas ainda não está tão ruim quanto os outros (pelo que andei vendo, eu não jogo). Isso tende a mudar com o passar do tempo, pois todos esses jogos que citei antes estão muito menos otimizados hoje do que eram anos atrás.

saquei ... thanks 😄

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