Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Ola, galera. Estava pensando em montar o setup abaixo (lógico que incluindo os demais componentes), e já adquiri a placa-mãe e a memória RAM e estava querendo comprar um i7 para completar o sistema, que no caso seria composto por:

placa-mãe: ASUS Rog Strix B365-F;

Processador: i7 6700;

memória RAM: Kingston Hyper Fury DDR4 2666mhz;

Minha dúvida é a seguinte, eu preciso alterar alguma configuração na BIOS ou é apenas montar as peças e ligar?

Pergunto isso porque a placa-mãe diz suportar DDR4 até 2666mhz, porém o processador diz trabalhar com ram de 2133mhz. Se eu instalar e ligar os componentes com as configurações padrão corro algum risco de queimar o processador? Seria necessário comprar outra memória RAM ou há alguma modificação que eu poderia fazer para que esses componentes possam trabalhar juntos sem vir a resultar em algum tipo de problema?

Postado

@Alefvisi Esse processador e a placa-mãe nem se quer são compatíveis.

O site do fabricante da placa-mãe diz:

Citação

Soquete LGA1151: Pronto para processadores de desktop Intel® Core ™ de 9ª / 8ª geração.

Não cita 6ª Geração, que é o i7 que mencionou.

A placa-mãe e a memória RAM é compatível, basta ser DDR4 que vai funcionar.

Postado

@Elder Nauvirth

1 hora atrás, Elder Nauvirth disse:

@Alefvisi Esse processador e a placa-mãe nem se quer são compatíveis.

O site do fabricante da placa-mãe diz:

Não cita 6ª Geração, que é o i7 que mencionou.

A placa-mãe e a memória RAM é compatível, basta ser DDR4 que vai funcionar.

Eu percebi as informações no site do fabricante, mas eu me pautei pelo Socket LGA 1151, que é o Socket tanto da placa-mãe quanto do processador.

Pela forma redigida no site da fabricante, me parece mais um apelo aos compradores do potencial e da possibilidade de fazer um upgrade pra 8° e 9° geração. 

Existe algum outro parâmetro relevante além da compatibilidade dos Sockets quando estou avaliando a compatibilidade Placa-mãe/Processador?

E sendo o caso do i7 6700 ser compatível com a ASUS B365-F, posso utilizar uma memória RAM de 2666mhz com esse processador? Haveria algum problema nessa utilização ou demandaria alguma configuração especial ou alteração na BIOS?

• Curtir 1
Postado

@Alefvisi Em nomenclatura é igual, mas por dentro não é.

O LGA1151 da placa-mãe é o v2, para processadores da 8ª/9ª Geração Intel.

Colocar o 6700 não vai funcionar, e não tem atualização ou versão de BIOS que o faça, uma vez que essa placa-mãe é para esse processador.

Frescura da Intel ? Sim, a cada duas gerações ela troca o socket.

Você ou escolhe outra placa-mãe, ou escolhe outro processador, essa combinação ai não via rolar.

Pelo que já vi da Intel é que a velocidade da memória RAM ficará limitada ao máximo suportado pelo processador, então se suportar no máximo 2133Mhz, vai ficar nisso, se pegar um processador que suporte mais, então aumenta.

Tem também como ativar o XMP, mas já vi dizer que perde a garantia da Intel, nem eu entendi o porque.

6 minutos atrás, Alefvisi disse:

Pela forma redigida no site da fabricante, me parece mais um apelo aos compradores do potencial e da possibilidade de fazer um upgrade pra 8° e 9° geração. 

Não tem nada de possibilidade de upgrade para 8ª e 9ª.

O minimo que a placa-mãe suporta é a 8ª Geração mesmo.

Se tivesse isso do upgrade, teria descrito 6ª, 7ª, 8ª e 9ª Geração, e a lista de processadores compatíveis, disponíveis no site do fabricante da placa-mãe e que qualquer um pode ver, não lista nada abaixo da 8ª Geração.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...