Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Eu tô em dúvida entre dois modelos de fonte:

a XPG Core Reactor: https://www.terabyteshop.com.br/produto/15880/fonte-xpg-core-reactor-850w-80-plus-gold-modular-pfc-ativo-75260040

e a Super Flower LEADER V: https://www.terabyteshop.com.br/produto/19087/fonte-super-flower-leadex-v-gold-pro-750w-pfc-ativo-full-modular-sf-750f14tg

Ignorando a potência das fontes (pois ambas têm watts o suficiente pro meu sistema), qual a melhor das duas?

Postado

Ambas as fontes são de selo Gold.

No entanto, a Super Flower é uma fonte de melhor qualidade, principalmente a Leadex V, que é a melhor fonte Gold, atrás da RMX.

• Curtir 1
Postado
51 minutos atrás, Cláudio R. disse:

pois ambas têm watts o suficiente pro meu sistema)

Cuidado pra não exagerar muito na potência da fonte, o ideal é que quando seu PC estiver em baixo consumo a fonte  trabalhe próximo aos 60% de sua carga total (Pico de eficiência,) otimizando assim a sua eficiência e diminuíndo o gasto de energia, conforme mostra o gráfico abaixo.

PSU eficiência .JPG

Postado
10 minutos atrás, gAntetokounmpoo disse:

@Tiberio Para uma RTX 3060 + Ryzen 5 3600 + TUF B550M-PLUS DA ASUS, 650w é suficiente?

Se não for fazer overclock está exagerado, uma boa fonte de 500w é mais que suficiente. Veja aqui.

Postado
4 horas atrás, Tiberio disse:

Cuidado pra não exagerar muito na potência da fonte, o ideal é que quando seu PC estiver em baixo consumo a fonte  trabalhe próximo aos 60% de sua carga total (Pico de eficiência,) otimizando assim a sua eficiência e diminuíndo o gasto de energia, conforme mostra o gráfico abaixo.

PSU eficiência .JPG

@Tiberioentendo, mas como pcs não consomem muita energia de qualquer jeito, prefiro ter uma fonte com mais potência do que o meu sistema atual necessita, pra não precisar ficar trocando de fonte sempre que fizer um upgrade. Se eu pegar uma fonte de qualidade com 750 watts pra cima, vou ficar com esse produto por muitos anos, o que vale muito a pena na minha opinião. No vídeo do Adrenaline sobre consumo de pcs, o pc dos sonhos chegou a custar, no máximo (na pior situação possível), 40 reais por mês de energia, e esse cálculo foi feito com base nos raros momentos onde ele ficou em full load e puxou 800 watts. Então se nem o pc dos sonhos do Adrena consegue custar muito na conta de luz, imagina o meu pc (que é BEM mais modesto, nem se compara). Por isso prefiro comprar fontes boas com watts acima do que preciso no meu sistema atual, e não me preocupo muito com eficiência energética, pois sei que meu pc não vai adicionar nem 20 reais na conta de luz, mesmo com eficiêncua um pouco abaixo do ideal.image.png.1b04b529ee655e300675e8757f4270c3.png

Ah, e valeu pela ajuda pessoal! Eu tenho mais uma pergunta pra vocês: há alguma outra fonte de qualidade, mais ou menos no preço dessas outras duas, que seria interessante eu levar em consideração? Qual outra fonte de 600 a 700 reais vocês recomendariam, fora essas duas? (pode ser até menos de 600 também, não ligo pra preço, enquanto for de qualidade tá valendo)

Postado
Em 30/08/2022 às 18:55, Pepse disse:

No entanto, a Super Flower é uma fonte de melhor qualidade, principalmente a Leadex V.

Não há análises deste modelo, mas tomando como base a Leadex V Platinum:

Apresenta cabos de alta potência com bitola adequada, assim como apresenta problemas relacionados ao seu tamanho compacto: como a sua incapacidade de fornecer 110% de carga e ruído intenso quando opera em carga elevada.

Houve uma péssima decisão de integrar, não apenas os transistores de synchronous rectification, mas também os transistores do conversor half-bridge (que utilizam um case de montagem na superfície), ao transformador principal, em uma fonte de alimentação extremamente compacta.

• Obrigado 1
Postado
Em 30/08/2022 às 19:14, Tiberio disse:

PSU eficiência .JPG

Mas o gráfico também deixa claro que a diferença é bem pequena... Comparando 20 e 50%, temos 81 contra 84% de eficiência (em 115 V) e ~84 contra 86% (em 230 V). Colocando em valores reais, calculando pra 115 V (maior diferença) e supondo um PC que exigiria R$ 40 por mês (ou seja, PC parrudo ou uso intenso), teríamos um gasto de R$ 49 contra R$ 46,50, diferença de apenas R$ 2,50 por mês, considerando o pior cenário. Em 220 V, PC mais modesto ou uso mais moderado, a diferença é menor ainda.

Postado

@Shaman93 Sim a diferença é pequena, mas num período de 10 anos daria uma economia de 300 reais, sem falar na economia inicial na compra da fonte, ao invés de pegar uma fonte de muita potencia teria pego uma de menor potencia e mais barata, por fim num período de 10 anos teria o dinheiro de uma fonte nova.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...