Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia a todos , Recentemente tentei ativar o XMP nas minhas memórias MAXSUN 3000Mhz na BIOS tudo parece OK mostrando os 3000 Mas ao iniciar o sistema ele funciona a  2400Mhz já tentei de varias formas mas ate então sem sucesso

Ryzen 7 2700

A320 - S2H

16GB Maxsun 3000Mhz

Postado

@ThiagoV11 São dois módulos? Já tentou com um único pente? são os modelos do Ali""? Qual a versão da BIOS? Passe um Memtest para verificar se as memórias estão 100%.

Observação: Sei que não é o princípio do tópico, mas para ficar ciente, essa placa-mãe está limitando e muito, o desempenho total do Seu Ryzen.

• Curtir 2
Postado

@ThiagoV11 Já peguei alguns casos similares, onde uma simples atualização de BIOS resolveu.

Vá no site da fabricante, pegue a versão mais moderna, instale num pendrive limpo, e de qualidade(Se for um pendrive ruim, a atualização pode travar e vai ter mais problemas...), mas no geral, a atualização é bem simples e rápida.

Responde sua outra pergunta: É um processador High end em uma placa-mãe de entrada, com certeza não está usufruindo ao máximo o que esse Ryzen pode oferecer. Uma placa-mãe ser compatível é diferente de ser estável. Está ocorrendo Throttling no seu setup, onde o VRM da placa-mãe está limitando o clock do Ryzen 7 para se adequar a temperatura e potência fornecida pela placa-mãe, fenômenos como stutterings e baixo uso de placa de vídeo (Mesmo com o processador folgado) podem/estão ocorrendo, não necessariamente ao mesmo tempo, mas se observar, o clock do processador com certeza não está no máximo que pode oferecer, Dependendo do seu sistema de resfriamente (Air cooler parrudo), pode até estar ajudando o VRM a ficar "estável", usar o water cooler no seu caso, é muito prejudicial. Ideal é sempre um conjunto de processador de entrada com placa de entrada, processador intermediário com placa intermediária, processador high-end com placa high-end. No seu caso, para o Ryzen não ser capado, necessitaria de uma boa b550 com dissipadores no VRM.  Em jogos o Throttling não é muito visível (Apesar de existir), mas em edição, trabalhos que pesem a CPU, é bem visível. De qualquer forma, é prejudicial a vida útil da placa.

Edit: Caso a atualização de BIOS não resolva, chutaria até que o problema esteja nas Memórias, uma vez que são chinesas, provavelmente são memórias de outras carcaças "remapeadas", podendo até não fornecer os 3000mhz de fato. Ou até a placa-mãe.

• Curtir 1
Postado
agora, GuilhermeGB disse:

@Catelan essas especificações de até 2666MHz é para padrão JEDEC, o XMP tem o mesmo comportamento de um overclock, ou seja, não será limitado pelo padrão JEDEC.

DESDE QUE...

A placa suporte a frequência que você deseja no seu Extendend Memory Profile.

DESDE QUE...

O controlador de memória interno do processador também suporte.

LEMBRANDO QUE...

XMP é referente às MEMÓRIAS, ultrapassando seus limites default PORÉM respeitando os 2 limites que citei acima.

ALÉM DE...

Torcer, rsrsrs, isso mesmo...

image.png.5d219265e6e416cc72347552174c8abc.png

Postado
2 minutos atrás, Catelan disse:

DESDE QUE...

A placa suporte a frequência que você deseja no seu Extendend Memory Profile.

DESDE QUE...

O controlador de memória interno do processador também suporte.

LEMBRANDO QUE...

XMP é referente às MEMÓRIAS, ultrapassando seus limites default PORÉM respeitando os 2 limites que citei acima.

ALÉM DE...

Torcer, rsrsrs, isso mesmo...

Eu sei disso tudo, amigo, mas você está tetando justificar que a falta de suporte é da placa-mãe, e não é, de acordo com especificações do próprio fabricante.

Screenshot_1.png.d8ca24d784a6797c5a70c584f97328fb.png

Ainda não podemos descartar a possibilidade de ser um bug de compatibilidade com a memória ou limitação da controladora do processador.

• Curtir 1
Postado
1 minuto atrás, GuilhermeGB disse:

Eu sei disso tudo, amigo, mas você está tetando justificar que a falta de suporte é da placa-mãe, e não é, de acordo com especificações do próprio fabricante.

Screenshot_1.png.d8ca24d784a6797c5a70c584f97328fb.png

Ainda não podemos descartar a possibilidade de ser um bug de compatibilidade com a memória ou limitação da controladora do processador.

Cara, você continua pegando especificação de OUTRA placa... https://download.gigabyte.com/FileList/Manual/mb_manual_ga-a320m-s2h_e_1201.pdf

Postado
agora, ThiagoV11 disse:

@Catelan  No site das especificações da Gigabyte A320 tem registrado até 3200 em OC como o amigo disse .

O Que mais me deixa curioso é que mesmo setando a 2666 , 2993 Nada muda 

Me mostre o link de onde diz isso, porque o que mostra no manual é o que eu postei.

Postado

@Otávio Furoni  Antes eu tinha um 1500X sem XMP e funcionava nos 2400 Igual o R7 2700 , E Jogando Five M o R5 Segurava ali na faixa dos 35 a 45 nas partes mais impactantes do jogo agora com o R7 fica na faixa dos 45 a 55 nesses cenarios , pensei que seria ganhos mais "Altos" ou talvez seja como voce disse a placa-mãe esteja me limitando ou até as memórias não sei .

@Catelan https://www.gigabyte.com/br/Motherboard/GA-A320M-S2H-rev-1x/sp#sp

Postado
1 minuto atrás, ThiagoV11 disse:

@Otávio Furoni  Antes eu tinha um 1500X sem XMP e funcionava nos 2400 Igual o R7 2700 , E Jogando Five M o R5 Segurava ali na faixa dos 35 a 45 nas partes mais impactantes do jogo agora com o R7 fica na faixa dos 45 a 55 nesses cenarios , pensei que seria ganhos mais "Altos" ou talvez seja como voce disse a placa-mãe esteja me limitando ou até as memórias não sei .

@Catelan https://www.gigabyte.com/br/Motherboard/GA-A320M-S2H-rev-1x/sp#sp

Ou você tem uma GA-A320M-S2H e está lendo a especificação errada ou você tem um GA-A320M-S2H (rev. 1.x) e informou errado antes. Qual é a verdade?

Postado

Eu tenho um pente de 3200 mas ele não chega nisso, e se eu coloco ele funciona, mas acontecem travamentos. Travei a mémoria nos 2800 manual pois no xmp não funciona, assim o sistema ficou mais estável. 

Então ai pelo seu caso 2400 funciona, você teria que testar um overclock para 2666 e testar se o sistema funciona sem erros, para dai tentar subir 

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...