Ir ao conteúdo

GTX 1650 6gb gddr6 ou GTX 1660 super 6gb gddr6

Ir à solução Resolvido por RS Faria,

Posts recomendados

Postado

Estou em dúvida se vale a pena a diferença de preço pela diferença de desempenho. Uma GTX 1650 normal 6gb gddr6 por R$1100,00 ou uma GTX 1660 super 6gb gddr6 por R$1500,00. São 400 reais de diferença sendo o ganho de desempenho relativo entre 40% e 70%.

Vendo alguns reviews vi q a 1660 super chegava a ter o dobro de fps que a 1650, na maioria das Gameplays tinha uns 20/30 fps a mais.

Ainda mais afundo vendo como ficaria no meu setup, mtos jogos podem ter um gargalo por conta do processador ser utilizado 100% e a placa não, isso nas duas, sendo a 1660 super tendo seu desempenho mais limitado pelo processador, porém em vídeos reviews n pareceu ser muito afetado pela limitação do processador.

Penso em investir na 1660 super por me proporcionar um desempenho melhor com um upgrade futuro de processador, mas comprei meu kit agora pra poder montar esse PC, n sei se vale a pena já pensar no upgrade dele.

Minhas configurações são 

X79 com um xeon e5 2650 v2 

16gb memória RAM 

Fonte 550w essential 80 plus bronze

Postado

@Ojoojao Se você está disposto a gastar mais por uma performance maior, não há problema.

Se a CPU der gargalo na placa, é só você limitar a quantidade de frames via v-sync ou outra tecnologia.

Não adianta você economizar agora e se arrepender depois... as placas agora estão em queda de preço e ao meu ver vale a pena aproveitar

Sua fonte também não irá ter problemas com ela levando em conta as especificações.

• Obrigado 1
Postado

Não economize pensando em gargalo de CPU. Se seu processador não conseguir empurrar FPS suficiente, ainda vai dar pra aumentar a qualidade gráfica do jogo e manter boa taxa de FPS, o contrário do que aconteceria com a GTX 1650 na mesma situação. Além de ser mais fraca, a GTX 1650 tem menos memória de vídeo, 4GB hoje está sendo o mínimo para rodar os jogos, e falta de memória de vídeo gera um impacto adicional no desempenho da placa.

• Obrigado 1
Postado
1 hora atrás, MauricioBMS disse:

@Ojoojao Se você está disposto a gastar mais por uma performance maior, não há problema.

Se a CPU der gargalo na placa, é só você limitar a quantidade de frames via v-sync ou outra tecnologia.

Não adianta você economizar agora e se arrepender depois... as placas agora estão em queda de preço e ao meu ver vale a pena aproveitar

Sua fonte também não irá ter problemas com ela levando em conta as especificações.

59 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Não economize pensando em gargalo de CPU. Se seu processador não conseguir empurrar FPS suficiente, ainda vai dar pra aumentar a qualidade gráfica do jogo e manter boa taxa de FPS, o contrário do que aconteceria com a GTX 1650 na mesma situação. Além de ser mais fraca, a GTX 1650 tem menos memória de vídeo, 4GB hoje está sendo o mínimo para rodar os jogos, e falta de memória de vídeo gera um impacto adicional no desempenho da placa.

Nesse quesito então me sinto mais tranquilo, mas agora o que me preocupa é a performance pra edição de vídeo, pois é um dos principais objetivos e acabei vendo agora q geralmente a CPU é mais importante.

Mas mesmo cpu importando mais, vou ter q levar um tempo pra fazer um upgrade do meu processador e penso se esse investimento na gpu ainda vai fazer sentido no lugar de comprar uma mais barata e dps melhorar o processador.

No final, já que de qualquer forma vou levar um tempo pra poder melhorar o processador, talvez ainda deva investir na placa agora e dps com o tempo melhorar o processador, pra um computador melhor no geral incluindo edição de vídeo.

Provavelmente seja melhor aproveitar os preços mesmo.

Postado

@Ojoojao Nos tempos atuais, os programas de edição já utlilizam aceleração por hardware na GPU. Para gravação também existe o encoder NVENC da Nvidia que na minha opinião é excelente para tirar a carga do processador.

Praticamente a placa de vídeo faz uma diferença imensa na hora da edição e renderização.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado
1 hora atrás, MauricioBMS disse:

@Ojoojao Nos tempos atuais, os programas de edição já utlilizam aceleração por hardware na GPU. Para gravação também existe o encoder NVENC da Nvidia que na minha opinião é excelente para tirar a carga do processador.

Praticamente a placa de vídeo faz uma diferença imensa na hora da edição e renderização.

@MauricioBMSMinha terceira opção que fugiria bastante do desempenho de 1660 super, seria uma rx 570 usada 2 anos por R$750,00/800,00. Sei que não teria garantia nem o mesmo desempenho, mas também seria metade do preço, ai nsei se olhando assim valeria mais a pena. Mas uma coisa q me faz repensar é o fato de a um tempo ela nova ter estado pelos mesmo 800 ou até menos.

Postado

@Ojoojao Tudo vai depender do quanto você quer gastar realmente, a RX 570 por 750 reais em comparação com a GTX 1660 Super pelos R$ 1.500 que mencionou, traz um custo por frame até melhor, levando em consideração que nos jogos vi uma diferença de 30% a menos de performance para a RX 570. Você irá pagar a metade por 30% a menos.

Sobre placas de vídeo usadas, o melhor conselho é ver se já foi aberta e se já foi usada em mineração... nessas duas situações os vendedores muitas das vezes acabam mentindo e fica mais complicado de saber o estado verdadeiro da placa. Ser aberta para limpeza é até melhor desde que tenha sido feita de forma correta, o problema é quando foi usada para mineração que acaba reduzindo e muito o tempo de vida útil dela por conta do estrago nas memórias e no controlador por alta temperatura sem intervalos de descanso.

PS: Sobre o custo por frame, seria ideal a RX 570 ter os 8GB de memória ao invés de 4GB, pois caso contrário, pode fazer uma grande diferença em alguns jogos em comparação a 1660S que tem 6GB. Em jogos que usam mais VRAM, pode perder a estabilidade ocasionando sttuterings, mas você também pode reduzir a configuração das texturas.

• Obrigado 1
Postado

@MauricioBMS mas então mesmo usada e somente com 4 gb, ainda teria um custo melhor? Desde q estejam em boas condições, claro.

Eu estou vendo placas com no máximo 2 anos, caixa e nota fiscal, mas a maioria

é 4 GB, um vendedor me deu 3 meses de garantia, mas outro por exemplo me disse q trocava a pasta a cada 4/5 meses.

15 minutos atrás, Ojoojao disse:

@MauricioBMS mas então mesmo usada e somente com 4 gb, ainda teria um custo melhor? Desde q estejam em boas condições, claro.

Eu estou vendo placas com no máximo 2 anos, caixa e nota fiscal, mas a maioria

é 4 GB, um vendedor me deu 3 meses de garantia, mas outro por exemplo me disse q trocava a pasta a cada 4/5 meses.

Achei uma de 8gb por 800 reais, usada para jogos somente e sem overclock, com dois anos, nota fiscal e tudo

Postado

@Ojoojao O poder de processamento da de 8GB para a de 4GB é o mesmo. Acontece que com 4GB você terá uma margem menor para carregar texturas e vai acabar limitando seu próprio chip gráfico. Isso, em alguns jogos.

Existem jogos muito bonitos que usam pouca VRAM, mas tem outros que abusam bastante devido má otimização ou limitação da própria engine devido a muitos elementos na renderização... então, nesses jogos você terá um desempenho pior do que com a de 8GB.

Como disse anteriormente, você pode reduzir as configurações gráficas para ter um uso menor de VRAM, mas vai acabar abrindo mão de uma qualidade gráfico que talvez o chip pudesse empurrar sem problemas.

• Obrigado 1
Postado

@MauricioBMS Provavelmente vou ficar com a GTX 1660 super por ser melhor e mais atual, só com o tempo terei q mudar meu monitor pra um Full HD pelo menos. Mas no geral todo mundo q falei disse q ainda sim seria uma boa escolha.

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, Ojoojao disse:

@MauricioBMS Provavelmente vou ficar com a GTX 1660 super por ser melhor e mais atual, só com o tempo terei q mudar meu monitor pra um Full HD pelo menos. Mas no geral todo mundo q falei disse q ainda sim seria uma boa escolha.

Mas só pra uma solução, voltando ao assunto principal do tópico.

A GTX 1660 super ainda vale a pena por 1500, levando em conta ser nova de loja e ter garantia de 2 anos?

Tenho medo da placa usada me dar problema.

• Solução
Postado
1 hora atrás, Ojoojao disse:

Mas só pra uma solução, voltando ao assunto principal do tópico.

A GTX 1660 super ainda vale a pena por 1500, levando em conta ser nova de loja e ter garantia de 2 anos?

Tenho medo da placa usada me dar problema.

Isso é praticamente o preço pré-pandemia.. Vale a pena sim, ao meu ver.. Mas, fique de olho em promoções..

Ela é entre 35 e 40% melhor que a RX 570 e consome menos.. Dependendo do programa que usa pra edição, daria pra usar a 1660S pra esse fim.. A 570 seria peso morto, nesse quesito.. Sem falar da questão de drivers..

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...