Ir ao conteúdo

MSI A520M-A PRO ou Biostar B450MH Ver 6.x?

Ir à solução Resolvido por Elder Nauvirth,

Posts recomendados

Postado

Boa tarde pessoal. Infelizmente minha Gigabyte A320 me deixou na mão e amanhã preciso procurar aqui na minha cidade uma substituta que não seja muito cara (dinheiro curto).

As únicas que posso pegar são essa MSI A520M-A PRO e a Biostar B450MH, a primeira custando R$ 370 e a segunda R$ 400. Meu CPU é um Ryzen 3 da 3a geração e nunca fiz e nem pretendo fazer overclock. Vale a pena pegar a B450 só por causa do chipset mesmo assim? Tô bem tentado a pegar a MSI porque nunca dei azar com a marca (meu critério é durabilidade).

MSI A520M-A PRO:

images.jpeg.b9d534130541bb43984df270cf871acf.jpeg

Biostar B450MH:

placa-mae-biostar-b450mh-ddr4-amd-am4_146950.thumb.png.76b4e201c4a36ede46f9d66b0336876c.png

Obrigado pela atenção.

Postado
29 minutos atrás, Elder Nauvirth disse:

@KennedyXP As A520 geralmente vem de fábrica com suporte para Ryzen 3000, mas precisa ver qual é o seu exatamente.

Já B540 precisa atualizar a BIOS.

E como o amigo @Otávio Furoni citou, Biostar não seria boa opção de marca.

Agora só falta definir que processador é esse que tens.

Tava com esse pressentimento que a MSI ia ser melhor... O CPU é um Ryzen 3 3200G.

Postado
23 minutos atrás, Elder Nauvirth disse:

@KennedyXP A520 não dá suporte para as APUs 3200G e 3400G.

Só fui descobrir agora... pesquisando mais aqui no Centro do RJ, vou ter que passar a considerar as A320 (que venham com BIOS atualizada).

Aqui tem MSI A320M-A PRO Max (R$ 350), ASUS Prime A320M-E (R$ 395) e ASUS Prime A320M-K/BR (R$ 423). MSI é a que tem melhor custo-benefício das 3, certo?

E em outro bairro tem a MSI B450M PRO-M2 MAX (R$ 430). Você acha que vale a diferença de preço se eu não for fazer overclock?

• Curtir 1
Postado

@KennedyXP Mesmo não pensando em OC, sim, vale a pena pagar um pouco a mais para pegar essa B450.

Já contaria com dissipadores para auxiliar na troca de calor do VRM da placa.

Fora a possiblidade de colocar 4 módulos de memória caso deseje.

Também com B450, te daria uma maior possibilidade de upgrade no processador.

• Curtir 1
Postado
41 minutos atrás, Elder Nauvirth disse:

@KennedyXP Mesmo não pensando em OC, sim, vale a pena pagar um pouco a mais para pegar essa B450.

Já contaria com dissipadores para auxiliar na troca de calor do VRM da placa.

Fora a possiblidade de colocar 4 módulos de memória caso deseje.

Também com B450, te daria uma maior possibilidade de upgrade no processador.

1024.thumb.png.1ebfb3e939b12d79b07829a54b2a1097.png

Essa B450 não tem dissipador e nem 4 slots de memória, nem o VRM parece muito robusto (embora eu não entenda bulhufas de VRM). O máximo de CPU que eu colocaria nessa plataforma no futuro seria um Ryzen 5 3600 (algo que eu nem tenho certeza). Nesse caso, será que a A320 não aguentaria?

• Curtir 1
  • Solução
Postado

@KennedyXP Nossa, é mesmo, acabei confundindo a B450, quando procurei apareceu outra.

Mas ainda assim seria melhor uma B450 do que A320.

A320 iria sim aguentar o 3600, mas como é uma placa-mãe mais básica, não é uma boa fazer essa combinação, para B450 até dá para deixar.

Só precisa estar atento a parte de vídeo, caso use o integrado do processador.

• Curtir 1
Postado
32 minutos atrás, Elder Nauvirth disse:

@KennedyXP Nossa, é mesmo, acabei confundindo a B450, quando procurei apareceu outra.

Mas ainda assim seria melhor uma B450 do que A320.

A320 iria sim aguentar o 3600, mas como é uma placa-mãe mais básica, não é uma boa fazer essa combinação, para B450 até dá para deixar.

Só precisa estar atento a parte de vídeo, caso use o integrado do processador.

Até amanhã vou decidir se pego A320 ou B450 (que vai depender se eu for trocar o CPU no futuro). De qualquer forma tá resolvido que vai ser MSI.

Também deixo aqui o relato de que essa é a segunda placa-mãe da Gigabyte que eu tenho e dá problema, enquanto as 2 ASUS velhas de guerra que eu já tive, uma morreu por velhice e a outra funciona até hoje em um PC reserva que tenho aqui de outra plataforma. E de todos os PCs que já montei/recomendei para outros com placa MSI, nenhum deles deu problema (que eu saiba) até hoje. Não sei se é azar meu, mas não confio mais em Gigabyte pra mim e nem pra recomendar pros outros.

Agradeço a todos aqui pela atenção que deram pro meu caso em pleno domingo.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...