Ir ao conteúdo

Posso configurar outro aparelho no roteador do meu provedor

Ir à solução Resolvido por arfneto,

Posts recomendados

Postado

Entrei em contato com meu provedor para obter acesso as configurações do meu roteador, mas eles disseram que não podem me dar e nem posso colocar meu roteador por que só o aparelho deles tem compatibilidade com o provedor (nunca vi algo assim, acho que é só lorota), se eu quiser fazer qualquer configuração tenho que entrar em contato com eles. Gostaria de saber primeiramente se isso é legal isso que eles estão fazendo, e se eu colocar um outro roteador na saída LAN as configurações que eu fizer no mesmo irão funcionar, tipo: liberação de portas ou dmz?

Postado
2 horas atrás, Rcmerces disse:

Gostaria de saber primeiramente se isso é legal isso que eles estão fazendo, e se eu colocar um outro roteador na saída LAN as configurações que eu fizer no mesmo irão funcionar, tipo: liberação de portas ou dmz?

Acho que é legal, mas sempre deve ler o contrato. As configurações vão sim funcionar, mas coisas como encaminhamento  de portas devem ser programadas na entrada mesmo e então precisa da cooperação do provedor. Muitos tem 2 senhas, uma que permite alterar essas coisas e outra administrativa que eles não fornecem.

• Obrigado 1
Postado

Se o aparelho, seja roteador ou modem, está em comodato (emprestado), eles podem fazer isso. Como o amigo acima disse, é sempre bom conferir o bom, velho e chato contrato haha.

As configurações para liberação de portas você consegue somente com o provedor, pois acesso administrativo é só com eles. Qual é o modelo do roteador/modem?

• Obrigado 1
Postado

Esse é o modelo Huawei OptiXstar EG8145X6 GPON. Não sei se meu raciocínio tem lógica mas imaginei que eu poderia pedir para eles colocar o IP do meu roteador na dmz e desligar todas restrições de firewall, dessa forma eu não teria qualquer tipo de interferência na minha rede e todas as portas abertas no meu roteador. Isso iria funcionar como estou imaginando?

Postado

Bom se no caso for um modem roteador wi-fi ; você pode ter certeza que você não vai conseguir configurar portas zmr ou firewall , uma coisa que posso te dizer é que é mais fácil você fazer a configuração do seu roteador depois de ligar um cabo crossover do seu modem até seu roteador faça a configuração zmr ou firewall do seu roteador e faça a configuração de IP neste caso no seu computador que vai funcionar tudo por aí. 

Mas se você colocar outro roteador na porta de rede do seu roteador da empresa vai funcionar sim. Pois as configurações que estão no roteador do seu provedor se você ligar um cabo de rede no computador e outro no seu roteador do provedor , as configurações vão ser as que estão no roteador provedor , caso um roteador a parte do seu roteador provedor as configurações vão ser a do roteador segundario. 

• Obrigado 1
  • Solução
Postado
17 horas atrás, Rcmerces disse:

Esse é o modelo Huawei OptiXstar EG8145X6 GPON. Não sei se meu raciocínio tem lógica mas imaginei que eu poderia pedir para eles colocar o IP do meu roteador na dmz e desligar todas restrições de firewall, dessa forma eu não teria qualquer tipo de interferência na minha rede e todas as portas abertas no meu roteador. Isso iria funcionar como estou imaginando?

Provavelmente não vai funcionar como está imaginando 😞 

Eis o que acontece: o Huawei está programado para atender até 4 dispositivos nas portas LAN e mais os dispositivos no wifi. É um switch de 4 portas e também um Access Point wifi6. Mas também é um "modem" para acesso a internet. Então ele usa umas tabelas e implementa um prtocolo chamado NAT para compartilhar o único endereço público que ele tem, o tal endereço WAN.

Ao ligar seu roteador ao Huawei se usar a porta WAN dele o novo roteador vai fazer a mesma coisa e imlementar NAT de novo. E vai segmentar sua LAN em dois segmentos e criar toda sorte de problemas. E entre eles pode perder at'metade da velocidade nesse lance de duas camadas de NAT e toda a tradução de endereços associada a isso.

Como esse aparelho da operadora é moderno e implementa até wifi6 o mais simples para não perder nada é pedir ao provedor a faixa de endereços DHCP que ele usa. É o universo de endereços de rede que ele pode atribuir.

Ex: o endereço do Huawei em 192.168.0.1 e o DHCP entre 192.168.0.2 e 192.168.0.254. Isso quer dizer que ele reserva todos os endereços possíveis. Se for de .10 a .199 quer dizer que tem 190 endereços possíveis. Os endereços vão de 0 a 254.

Você precisa de um endereço fora da faixa em uso do DHCP para usar em seu novo roteador, e é só isso que tem que pedir a eles.

Feito isso: o clássico é usar os endereços seguintes a partir do endereço do Huawei para usar em seus roteadores.

Ex: se vai usar mais 2 separe .1 .2 .3 para o huawei e os seus dois roteadores. Ligue o roteador novo no seu pc e programe o endereço de LAN dele para o .2. Desabilite o servidor DHCP dele. Faça o mesmo para todos os roteadores que for usar.

Ligue os roteadores via cabo ao Huawei apneas pelas portas LAN. Esqueça a WAN porque só vai isolar a rede e perder perfomance.

Assim não vai perder acesso a nenhum deles a partir de qualquer dispositivo ligado em qualquer ponto da rede. E aí configura o wifi como precisar e soma a banda de todos eles. E soma o número de portas LAN nos switch.

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...