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Boa tarde colegas, sintoma desse televisor é que acende o led normal, mas apertando on/off ou ch+ depois de um tempo o led apaga e depois de +/- 1 segundo acende de volta. LED não fica piscando como se estivesse em proteção, só apaga e acende de volta uma vez alguns segundos após tentar ligar a TV.

Tensões no secundário estão todas OK. +B, +3V3, +15V, +23V, tudo normal. No flyback chega o +B normal mas não gera tensão nenhuma, então não tem +51V, +13V, +8V etc. TSH testado com multímetro aparenta estar OK. Não tenho como testar se o faz-tudo está mandando os 15kHz porque não tenho frequencimetro nem osciloscópio.

Queria testar se o stand-by está funcionando pra isolar melhor o problema mas não entendi o funcionamento do stand-by dessa TV, se alguém puder me explicar como funciona o stand-by e o que faz o ci gerar os 15khz ia ajudar muito mesmo. Obrigado!

Esquema:
https://www.electronica-pt.com/esquema/tv/cce-esquemas-tv/cce-hps-2991-fs-8488/

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parece problema de capacitor.

cerifique o capacitor maior da fonte C816 juntamente com o capacitor eletrolitico pequeno do primario ( geralmente é de 10uF/50v ), as vezes eles esgotam.

verifique tambem os capacitores do secundario, principalmente dos 13v.

verifique se não tem diodo em curto, principalmente o D410 e D409,na linha dos 13v e 51v do FLY.

verifique os transistores de proteção Q404 e Q405.

por ultimo verifique se não tem resistor aberto ou esquentando, de enfase no R822 e RF431.

 

Esta tv tambem da muito problema nos transistores BC´s...

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Valeu pelas dicas amigo, pelo sintoma do led demorar a apagar e logo em seguida acender de volta também imagino que deve ser problema de capacitor.

Estou fazendo uma análise mais aprofundada hoje, mais tarde volto com os resultados.

Queria tirar uma dúvida, mesmo que eu tivesse um osciloscópio não ia adiantar medir os 15kHz que não ia ter, porque o oscilador só funciona se o horizontal estiver funcionando pra fazer a re-alimentação, correto?

Se for assim, qual a linha que dá o primeiro impulso pra funcionar o oscilador?

  • Coordenador
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"Quem" dá a partida nesse TV é o próprio processador (IC101) para isso  a alimentação de 3,3V nos pinos 59, 61 e 66 tem que estar normal.

PS: O transistor que fornece o 3,3V é o Q804.

è importante verificar o capacitor C869 (2200uF/16V) que é o filtro da tensão de 15V onde "nasce" os 3,3V, se o ripple estiver alto nesse ponto, o processador pode ficar "perdido".

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Vi que as linhas do +51V +13V e +205V estavam com os componentes meio zinabrados, tirei limpei e testei todos eles, de errado achei só C419 aberto e troquei. No secundário só se salvou o C824, os outros eletrolíticos troquei praticamente todos, estavam levemente cansados, e o C829 estava aberto troquei também. O DZ404 que fica no emissor do Q405 estava bem zinabrado, quando tirei pra testar quebrou a perna e coloquei um de 4V3 no lugar, era 4V7 o original, espero que não tenha problema.

Vou verificar agora a linha dos 15kHz e os transistores no geral...

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Em 16/09/2022 às 07:57, Airtonarl disse:

Esta tv tambem da muito problema nos transistores BC´s...

Já verificou os transistores BC´s do standby(Q806, Q807 e Q808) ?

 

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7 horas atrás, Airtonarl disse:

Já verificou os transistores BC´s do standby(Q806, Q807 e Q808) ?

 

Sim amigo, agora pela tarde testei cuidadosamente todos os transistores SMD na placa, incluindo esses três do stand-by e os dois da proteção e estão todos bons. Dei uma boa olhada nos resistores e fusistores do horizontal mas vou analisar mais a fundo...

Outra coisa que eu percebi é que no momento que o led apaga, coisa de dois segundos antes de acender de volta, da de ouvir um leve chiado no pescoço do tubo como se ele fosse querer pegar ai para e a led acende de volta.

  • Coordenador
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Remova a placa do tubo, pode ser que seu tubo esteja com vazamento e desarmando o TV.

Se ao ligar sem a placa, ela permanecer ligada e com tensões normais, o tubo estará ruim.

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Valeu pela dica @BCP, tentei isso de ligar com a placa RGB desconectada mas felizmente permaneceu tudo igual o sintoma.

Consegui adquirir um osciloscópio DSO-138 por apenas R$80, a fonte de 3,3V está com 3,4V bem estável, dentro do esperado. Também dei uma olhada nos 15kHz, e a situação é a seguinte:

Ao apertar o power, o oscilador solta a frequência, e assim que ela estabiliza em 15.7kHz ele para. Ai solta de novo e para. Depois que ele solta a terceira vez e para, o led de stand-by apaga e acende de novo. Aí fica em stand-by até apertar power de novo, aí ele repete o processo todo de oscilar e parar.

Medi os 15kHz na base do Q401, dalí pra frente ainda não medi por medo de queimar o osciloscópio, que segundo o fabricante é pra no máximo 50V...

Será que dá pra medir os 15kHz no drive horizontal até a base do TSH tranquilo sem queimar o DSO-138, ou só usando ponta de prova X10? Já me falaram que medir os 15kHz no coletor do TSH pra frente queima o osciloscópio fácil mas daria pra só colocar a ponteira perto sem encostar, é isso mesmo? Porque tentei colocando a ponteira só perto e não vi nada.

Ví também uma vídeo aula do burgos sobre esse televisor, ele fala que se ativar a proteção alí do Q405/Q404 ela fica cortando o oscilador, dá pra ver se a proteção ta armando medindo tensão no pino 34 do faz-tudo, é isso? Se tiver armando é pra ter quantos volts?

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11 minutos atrás, Marcos vinicius Ferreira disse:

não sei se vou ajudar mas Tô aqui lendo e vi que você não disse se a tensão de +5v estar presente?Tô com uma de 21p que estou suspeitando do micro fica em só piscando o led e micro aquecendo muito.

Não tem os +5v do varicap colega, essa tensão vem dos +13v do flyback e o flyback n está gerando tensão nenhuma. Na minha aqui agora tentei ligar ela umas três vezes depois verifiquei o micro e tava geladinho.

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Se puder, troque 

Em 16/09/2022 às 07:57, Airtonarl disse:

cerifique o capacitor maior da fonte C816 juntamente com o capacitor eletrolitico pequeno do primario ( geralmente é de 10uF/50v ), as vezes eles esgotam.

já trocou? (C808 22uF/50v)

 

não se esqueça de conferir o fotoacoplador.

Se possível, troque os BC´s do standby(mesmo medindo bom)

 

outra coisa que eu faria era retirar Q404 e Q405 ( um de cada vez )

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O capacitor pequeno e o grande da fonte já testei e estavam bons, os transistores smd vou deixar pra mexer só em último caso.

Sabe me dizer se o transistor driver horizontal KSP42TA (Q401) é testado como transistor npn comum? Porque aquela plaquinha que testa componentes não está reconhecendo e no multímetro está testando aberto!

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Estas TVs de tubo apresentam muitos problemas mesmo com o componente de determinado circuito (onde está o defeito) medindo como "bom". Principalmente transistores e capacitores.

 

7 horas atrás, 777 disse:

Porque aquela plaquinha que testa componentes não está reconhecendo e no multímetro está testando aberto!

Troque ele... se não tiver o original, pode colocar BF483 ou BF485. Só tome cuidado com a pinagem que é diferente.

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Boa tarde amigos, troquei o Q401 e chegou alta e o tubo ligou, vou passar como cheguei no defeito:

Quando tirei a placa RGB conforme o colega @BCP sugeriu, percebi que o chiado que eu estava ouvindo na verdade vinha da área do drive horizontal, já tinha visto que o sinal chegava na base do Q401 então medi a tensão no coletor, ao passar pelo resistor de alimentação ela caía para apenas 40V, ai testei o resistor e estava bom, testei o Q401 e não estava atuando e tinha fuga coletor-emissor causando a queda de tensão.

Agora o problema é que ela está vazando muita alta, não da pra ver a faísca mas faz bastante barulho, o colega que mexeu no televisor pela última vez passou silicone na chupeta mas parece que não tá resolvendo mais não..

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O ideal seria colocar outra chupeta caso voce tenha uma e dar uma limpeza no tubo( retirando o excesso de silicone, se a nova chupeta vazar, poe silicone tambem... ligue a TV no escuro e passe uma chave de fenda no fio da chupeta, as vezes ele vaza pelo fio. Verifique tambem no proprio flyback...

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Eu tinha uma chupeta aqui, fiz uma boa limpeza e troquei seguindo as recomendações desse vídeo:
 


Ficou zero bala vazando nadinha, mas ela continua com o mesmo sintoma do princípio...

O oscilador manda o sinal, o flyback trabalha, a tv liga o tubo, ai o oscilador corta e inícia de novo, faz isso três vezes...

Vou dar uma nova revisada nas tensões agora que o horizontal está funcionando...

  • 2 semanas depois...
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Amigos ainda estou mexendo nessa tv, agora que o horizontal está funcionando as tensões estão todas OK menos o 8V e 8V6 que estão ambos abaixo de 8V... Sendo que os 13V de onde eles saem está dentro do normal porém levemente alto (13.5V) não acho que seja normal o 8V/8V6 estar baixo... Já troquei os dois BC dessa fonte de 8V (Q802 e Q805), o resistor de alimentação R822 estava alterado de 10R para 15R já vou trocar, os dois resistores R825 e R826 que alimentam as bases dos BCs a princípio pareciam alterados ai tirei pra testar e na realidade eles são de 1K ao invés de 10 ohms como fala no esquema, uma diferença muito grande, fiquei na dúvida se deixo esses mesmo de 1K que parecem originais de fábrica ou se coloco 10R como está no esquema...

Ela continua apresentando esse sintoma, oscila gera alta e corta 3 vezes depois o led pisca e volta pra standby. Acho que ela faz isso porque falta os 8V pra realimentar o oscilador ai ele para, será que pode ser isso mesmo?

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15 horas atrás, 777 disse:

menos o 8V e 8V6 que estão ambos abaixo de 8V

Baixo quanto ? tem que ver se é um valor consideravel.

 

Se for um valor consideravel, verifique os dois ZENER´s da linha. (DZ806 e DZ807)

Acredito que os capacitores já tenham sido verificados.

 

Caso esteja tudo normal com os componentes acima, voce deve verificar os circuitos e componentes que estas linhas alimenta, por exemplo: o 8V6 alimenta o Ci BU4052BCF, responsavel pela comutação de entrada de de audio.

se possível, retire ele da placa ou isole sua alimentação.

Ja os 8v vai para o Ci principal, neste caso, acredito que não seja possível isolar, então verifique apenas os componentes das linhas.

 

Faça pela ordem que falei, pois como as duas estão baixas, possa ser que o problema esteja mesmo na parte de regulagem das tenções.

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Opa amigo obrigado pela atenção, é mais ou menos isso mesmo que eu estava pra fazer, mas ouvir assim a confirmação de alguém mais experiente ajuda bastante.

O 8V6 não lembro exatamente agora quanto tem mas tava quase abaixo de 7V, o 8V estava com 6.5V, que está abaixo do mínimo indicado pela cce (7.6V), creio eu que é baixo o bastante pra não funcionar as partes do CI que precisam de 8V.

Já verifiquei todos os componentes dessa linha, meu maior suspeito é de fato o DZ807... o DZ806 acredito estar bom pois no catodo dele tem 9.1V lisinho. Só não troquei o DZ807 ainda porque não tenho em sucata, mas vou comprar ele e trocar pra ver no que vai dar...

Se precisar acho que da pra isolar o 8V tranquilamente levantando L701, L702, R202 e R421...

Postado

Troquei o DZ807 continuou na mesma, o que eu percebi é que levantando o L701 ou o L702 aparece os 8V normal, levantando só um dos dois não importa qual seja. Colocando os dois no lugar ela cai pra 6V, só quando ta os dois conectados, levantando qualquer um dos dois normaliza, como se a fonte de 8V não tivesse força pra alimentar os dois ao mesmo tempo... Não tenho tempo pra investigar mais a fundo hoje...

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15 horas atrás, 777 disse:

como se a fonte de 8V não tivesse força pra alimentar os dois ao mesmo tempo

Já trocou os eletroliticos da linha?

 

21 horas atrás, 777 disse:

acho que da pra isolar o 8V tranquilamente levantando L701, L702,

quando disse que talvez não fosse possível isolar, seria pelo fato de o micro precisar desta tensão para fazer a TV funcionar.

  • Curtir 1
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Em 15/10/2022 às 08:49, Airtonarl disse:

Já trocou os eletroliticos da linha?


Já tinha trocado sim, no fim acabou que o culpado na verdade era o resistor de alimentação dos 8V R824. Tava difícil ler as cores e a principio achei que era uma alteração do fabricante já que dava de ver q não era de 4R7, depois de examinar melhor vi que era de 3R9 e estava alterado medindo 14 ohms, coloquei um de 4R7 de sucata e foi tiro e queda!

O problema é que agora apareceu pelo menos mais 4 defeitos diferentes kkkkkk

1: As vezes ao ligar a chave geral ela não acende o led e o secundário fica completamente morto. Tensão no VCC do PWM ~6V variando bastante, quando varia até 14V o LED acende e funciona normal. Esse defeito só acontece as vezes, geralmente a fonte funciona normalmente. C808 eletrolítico pequeno do primário já coloquei novo. Suspeito: DZ801

2: Geralmente quando liga ela oscila, chega alta, acende filamento mas fica com tela preta e não responde aos comandos. Screen com 500V mas tubo não mostra linhas de retraço se aumentar. RGB dentro do limite com 220V. Filamento com 7Vrms. Imagem não chega nunca, quando chega é logo ao ligar sem demora.

3: As vezez que ela funciona e chega imagem as partes brancas tem rastro verde seguido de rastro escuro. Tirando isso imagem boa e bem clara, o tubo não parece estar cansado.

4: Partes escuras da imagem ficando vermelhas as vezes. Suspeito: Resitor de cutoff do vermelho

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10 horas atrás, 777 disse:

1: As vezes ao ligar a chave geral ela não acende o led e o secundário fica completamente morto. Tensão no VCC do PWM ~6V variando bastante, quando varia até 14V o LED acende e funciona normal. Esse defeito só acontece as vezes, geralmente a fonte funciona normalmente. C808 eletrolítico pequeno do primário já coloquei novo. Suspeito: DZ801

Parece que era ele mesmo, testei com fonte e a tensão zener estava variando, troquei por um MTZJ18A e até agora não se manifestou mais esse problema.

 

 

10 horas atrás, 777 disse:

2: Geralmente quando liga ela oscila, chega alta, acende filamento mas fica com tela preta e não responde aos comandos. Screen com 500V mas tubo não mostra linhas de retraço se aumentar. RGB dentro do limite com 220V. Filamento com 7Vrms. Imagem não chega nunca, quando chega é logo ao ligar sem demora.

Na verdade era só regular o G2, fazia um tempo que não mexia e tava mexendo no foco kk
Quando ela da isso é só aumentar o G2 que ela libera vídeo e passa a responder aos comandos
 

 

10 horas atrás, 777 disse:

3: As vezez que ela funciona e chega imagem as partes brancas tem rastro verde seguido de rastro escuro. Tirando isso imagem boa e bem clara, o tubo não parece estar cansado.

Essa eu to perdido, já olhei a bobina do filamento L400 que não consta no esquema e está boa, tentei trocar por um resistor de 1R pra testar e persistiu. Se mexer no screen o rastro aumenta diminui muda de cor etc

 

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