Ir ao conteúdo

Ryzen 7 5700g e GTX 1060 3GB baixo desempenho em jogos

Ir à solução Resolvido por Shaman93,

Posts recomendados

Postado

Pessoal bom dia,

Me ajudem nessa questão por favor:

Tenho essa config.:

placa-mãe ASUS TUF Gaming X570-Plus AM4 DDR4

(2 pentes 8gb)  - Memória XPG Gammix D20 8GB, 3200MHz, DDR4, CL16 - 

Fonte Cougar Vtc500 - 500w 80 plus White

Processador Ryzen 7 5700G  AM4

Placa de Vídeo GTX 1060 3GB

SSD CRUCIAL SATA 960GB - SÓ PRA INSTALAR JOGO

SSD KINGSPEC SATA 120GB - SÓ PRA WINDOWS

HD 500GB - PARA ARQUIVOS E OUTROS

Monitor Genérico pnp  (tv philco antiga de 32")

WIN 10 PRO

obs: Pc montado em abril de 2022 com tudo novo (tirando monitor, fonte, SSD e HD que é usado)

Uso o pc para jogar mesmo, mas estou enfrentando problemas de qualidade de imagem e LAG em jogos como: Resident Evil 2 Remake, Resident Evil 3 Remake, COD, GTA 5, dentre outros..

Citei o RE2 remake por achar que deveria rodar no ultra no meu pc (Me corrija se estiver errado), e aproveitar seus gráficos ao máximo.. 

Instalei recentemente o Horizon Zero Dawn pelos belos gráficos do game, mas não estou aproveitando tanto assim por jogar no baixo.

Obs: Sempre atualizo meus drivers meu sistema operacional, sempre assisto vídeos para limpar o sistema, sempre assisto videos para configuração Nvidia (Não uso programa GeForce exp.)

Minha pergunta:

Pensei em vender minha placa de vídeo atual e pegar  uma placa de vídeo com maior ram de vídeo, alguma RTX por exemplo..

01 - Com minha fonte atual vai dar gargalo se eu pegar uma placa de vídeo de 6GB ou 8gb ?

02 - Meu problema realmente é placa de vídeo ? (Para jogar sem lag e com bons gráficos)

03 - Existe algum problema em usar AMD e Nvidia em conjunto ?

04 - Uso meu monitor (tv) em resolução 1360 x 768 por ser nativa, (não é HD) isso interfere em alguma coisa ?

Me ajudem por favor porque é muito ruim montar um pc gamer e não poder jogar com bons gráficos..

Obrigado!

Postado
12 minutos atrás, Leonardo_155 disse:

Fonte Cougar Vtc500 - 500w 80 plus White

Recomendo a troca dessa Cougar VTC por uma XPG Pylon, que é uma fonte bem superior.

• Solução
Postado
31 minutos atrás, Leonardo_155 disse:

01 - Com minha fonte atual vai dar gargalo se eu pegar uma placa de vídeo de 6GB ou 8gb ?

Não, mas como a fonte não é boa, a troca é recomendada. Reforço a sugestão do @Tiberio.

31 minutos atrás, Leonardo_155 disse:

02 - Meu problema realmente é placa de vídeo ? (Para jogar sem lag e com bons gráficos)

Sim. A 1060 3 GB é uma placa intermediária/de entrada lançada há mais de 6 anos, é natural que tenha dificuldade em rodar os jogos mais recentes (e mesmo alguns mais antigos, pensando em qualidade alta/ultra).

32 minutos atrás, Leonardo_155 disse:

03 - Existe algum problema em usar AMD e Nvidia em conjunto ?

Não, nenhum.

33 minutos atrás, Leonardo_155 disse:

04 - Uso meu monitor (tv) em resolução 1360 x 768 por ser nativa, (não é HD) isso interfere em alguma coisa ?

Interfere no sentido que diminui o trabalho necessário pra GPU, mas também limita a qualidade dos gráficos que podem ser exibidos na tela. Eu uso tela Full HD há mais de 10 anos (já não paguei caro na época...) e acho doideira em pleno 2022, quando até TVs 4k já são bastante comuns e acessíveis, ainda ter gente usando monitor HD por aí.

Postado
1 hora atrás, Shaman93 disse:

Não, mas como a fonte não é boa, a troca é recomendada. Reforço a sugestão do @Tiberio.

Sim. A 1060 3 GB é uma placa intermediária/de entrada lançada há mais de 6 anos, é natural que tenha dificuldade em rodar os jogos mais recentes (e mesmo alguns mais antigos, pensando em qualidade alta/ultra).

Não, nenhum.

Interfere no sentido que diminui o trabalho necessário pra GPU, mas também limita a qualidade dos gráficos que podem ser exibidos na tela. Eu uso tela Full HD há mais de 10 anos (já não paguei caro na época...) e acho doideira em pleno 2022, quando até TVs 4k já são bastante comuns e acessíveis, ainda ter gente usando monitor HD por aí.

se você acha doideira tela HD em 2022, vai querer me internar por eu ter um monitor genérico 1600x900 e usar o desktop como 1024x768 esticado

• Triste 1
Postado

@Leonardo_155 Já tive problemas parecidos, baixa o Driver Easy e tenta atualizar algum driver q possa estar causando o baixo desempenho, mas como citaram, provévelmente seu problema é a Gpu, ela sem dúvidas seria a causadora de gargalos, pois seu processador empurra ela com facilidade. Mas me diga, nem o Gta V roda? Pois tenho uma config mais modesta e consigo rodar no máximo.. 

Postado
1 minuto atrás, CarlosCeo disse:

@Leonardo_155 Já tive problemas parecidos, baixa o Driver Easy e tenta atualizar algum driver q possa estar causando o baixo desempenho, mas como citaram, provévelmente seu problema é a Gpu, ela sem dúvidas seria a causadora de gargalos, pois seu processador empurra ela com facilidade. Mas me diga, nem o Gta V roda? Pois tenho uma config mais modesta e consigo rodar no máximo.. 

não recomendo muito usar driver easy, o melhor jeito é pegar os drivers do site oficial

Driver da placa-mãe <
Driver da CPU ( deve ser da gpu integrada da cpu ) <
Driver da placa de vídeo <

• Curtir 2
Postado
58 minutos atrás, CarlosCeo disse:

baixa o Driver Easy

Não,  não se deve usar programas terceiros para baixar driver e muito menos recomendar para outras pessoas. 

Para isso se tem o site oficial do fabricante caso precise de algo a mais.

No caso de GPU,  se tem o GeForce Experience para Nvidia e o Adrenalin para AMD, para que se faça atualização dos drivers corretamente.

Descartando totalmente o uso de programas oriundos terceiros e que não se sabe o que realmente está baixando/atualizando.

Postado
2 minutos atrás, Alex Weiss disse:

Não,  não se deve usar programas terceiros para baixar driver e muito menos recomendar para outras pessoas. 

Para isso se tem o site oficial do fabricante caso precise de algo a mais.

No caso de GPU,  se tem o GeForce Experience para Nvidia e o Adrenalin para AMD, para que se faça atualização dos drivers corretamente.

Descartando totalmente o uso de programas oriundos terceiros e que não se sabe o que realmente está baixando/atualizando.

exatamente, o unico programa de terceiros que é confiável é o 3dp chip e olhe lá

Postado
3 horas atrás, Leonardo_155 disse:

04 - Uso meu monitor (tv) em resolução 1360 x 768 por ser nativa, (não é HD)

Como você joga em baixa resolução (1360 x 768)  logo nunca verá  "bons gráficos".  :tw_tounge_wink:

Na resolução 1360x768 a GTX 1060  fica equilibrada com o 5700G, não devendo haver gargalo de ambas as partes.

Em todo caso baixe o MSI Afterburner e monitore o uso de CPU, VGA memória para ver se algum esta engasgando.

Não saia comprando nada sugerido antes de definir qual é o real problema.

Postado
7 horas atrás, 1lokos disse:

Como você joga em baixa resolução (1360 x 768)  logo nunca verá  "bons gráficos".  :tw_tounge_wink:

Na resolução 1360x768 a GTX 1060  fica equilibrada com o 5700G, não devendo haver gargalo de ambas as partes.

Em todo caso baixe o MSI Afterburner e monitore o uso de CPU, VGA memória para ver se algum esta engasgando.

mais uma vez MW INFORMÁTICA salvando vidas da informática 

Postado
Em 17/09/2022 às 09:51, Tiberio disse:

Recomendo a troca dessa Cougar VTC por uma XPG Pylon, que é uma fonte bem superior.

Obrigado, irei avaliar pois pretendo trocar a placa de vídeo por uma RTX 2060

23 horas atrás, Shaman93 disse:

Não, nenhum.

Obrigado pelas dicas, irei trocar a placa de vídeo e o monitor futuramente. (Juntamente com a fonte)

22 horas atrás, CarlosCeo disse:

O gta V rodou, mas em qualidade média. 

meus drivers estão todos atualizados, juntamente com a BIOS

Pretendo trocar a placa de vídeo futuramente.

20 horas atrás, 1lokos disse:

Obrigado pelo feedback! irei avaliar 

Postado

@1lokos Baixei o MSI Afterburner conforme sua indicação e o FPS médio está em 60 nos jogos que eu citei com resolução alterada para 1920 x 1080 e com gráficos no Alto.

Uma pergunta de leigo no assunto:  esse programa aumenta o desempenho dos jogos ?

Quando jogo com ele aberto fica muito mais fluido os games

Postado

@Leonardo_155 Não, o propósito dele é botar as informações na tela para que possa monitorar. 

Toda via com o Afterburner o usuário pode fazer OC de velocidade do Clock e Memória, e mudar a curva de temperatura da ventoinhas da GPU. Mas esses OC terão nulo ou muito pouco efeito.

3 horas atrás, Leonardo_155 disse:

FPS médio está em 60 nos jogos que eu citei com resolução alterada para 1920 x 1080 e com gráficos no Alto.

Sinceramente não vejo problema então rsrs

Seu monitor deve ser 60hz o que vai limitar o FPS em 60 também.  FullHD 60FPS no alto com a 1060 3gb está muito bom..   Alguns Lags vai ter mesmo pela pouca Vram.

Se manter o mesmo monitor ainda ficara em 60FPS, porém vai poder desfrutar de gráficos "Muito alto e Ultra" sem problemas.   Agora a qualidade com qual é representada pra você só depende da qualidade do monitor em questão ou TV no caso.  O que te recomendo é investir em um monitor de boa resolução também, será mais prazeroso do que olhar para uma tv com imagem grande porém meio pixelada..

• 3 semanas depois...
  • mês depois...
Postado

Bom dia turma,

Compartilhando com vcs, comprei a RX 6600 XT  do aliexpress essa semana, to no aguardo.

Pelo o que eu li, ela vai rodar legal com meu 5700G.  e pretendo manter essa config. por alguns anos.

Tomara que eu não seja taxado no ali hehe.  

valeu"

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!