Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Amigos, meu PC fica ligado na tomada na mesma parede onde fica ligada a geladeira, O problema e que toda vez que a geladeira dá aqueles "tics" para refrigerar ela meu PC as vezes dá uma pequena travada e o mouse desliga e liga novamente, Se eu compra um filtro de linha iClamper esse problema resolveria ou eu teria que usar o PC em outra tomada ?

Postado

Tem várias coisas que você pode fazer:

1. Colocar o PC e a geladeira em circuitos diferentes. Não adianta nada outra tomada se ela vai no mesmo.
  2. Comprar uma boa fonte. Se a sua fosse de alta qualidade, ela aguentaria o tranco.
  3. Usar um bom filtro de linha.

O ideal é usar as 3 medidas em conjunto.

• Curtir 2
Postado
23 minutos atrás, Leandro Maximo disse:

Amigos, meu PC fica ligado na tomada na mesma parede onde fica ligada a geladeira, O problema e que toda vez que a geladeira dá aqueles "tics" para refrigerar ela meu PC as vezes dá uma pequena travada e o mouse desliga e liga novamente, Se eu compra um filtro de linha iClamper esse problema resolveria ou eu teria que usar o PC em outra tomada ?

O iClamper é para drenar picos de tensão acima da tensão nominal da rede.

No seu caso, parece que está havendo uma queda de tensão momentânea, durante a partida do moto-compressor da geladeira.

Nesse caso, não vai resolver, porque é o cabeamento que pode estar mal dimensionado, ou a tensão da rede elétrica muito baixa. 

• Curtir 3
Postado
3 minutos atrás, Leandro Maximo disse:

@Wal SJC Então o unico jeito de resolver e usando PC com  o iClamper em uma tomada diferente ?

você teria que tentar usar em um circuito diferente.

Ou seja, os fios que saem do medidor de consumo para a geladeira, são um circuito.

você teria que ligar em outro circuito.

Menos o que vai para o chuveiro.

Nesse caso, o iClamper não resolve.

• Curtir 2
Postado

Teria que ligar num circuito diferente que não tenha motores (ex. geladeira, freezer, ar condicionado, lava-roupa, ventiladores grandes). Ligar numa tomada da sala ou de um quarto. Mas se essa tomada estiver no mesmo disjuntor da cozinha não vai resolver.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
  • 2 semanas depois...
Postado

@Leandro Maximo Não sei a sua condição para isso, mas assim que puder, troque a sua fonte por uma boa fonte o mais rápido possível, a fonte Wise Case não funciona direito nem pra fonte ATX de bancada, tive uma para bancada e mesmo sem ser exigida, ela depois de meses de uso, explodiu praticamente na minha cara, explodiu um resistor próximo ao CI controlador e com certeza deve ter sido por causa de transistores queimados.

Essa fonte não tem as tensões estáveis e pode danificar o seu computador, danificando a placa-mãe, placa de controle do HD, controladores USB, pendrive e o que mais usar 5V, pois se a carga da linha 12V for muito alta e a carga da linha 5V for insuficiente, a tensão na linha 5V sobe a níveis inaceitáveis, só a tensão 3,3V e o 5V SB é estável, o resto é instável.

Pegue pelo menos uma KCAS 400 se não puder gastar muito.

PS.: No meu PC uso Corsair, não uso essa porcaria WiseCase de jeito nenhum.

Deveria chamar DumbCase e não WiseCase 🤘😆

De qualquer forma, para resolver a parte elétrica tem que fazer um circuito exclusivo direto do quadro de distribuição para o PC com um cabeamento de ao menos 2,5mm2 (se a distância para o quadro for grande usar 4mm),

E como está esse quadro de distribuição?

Tem um cabeamento de ao menos 10mm2 de entrada? Isso é o mínimo para estar em conformidade com a NBR-5410.

Tem aterramento? Caso não possua pode a partir do quadro fazer ao menos um TN-C-S, o ideal é fazer TN-S.

• Obrigado 1
Postado
Em 21/09/2022 às 17:36, Leandro Maximo disse:

@Wal SJC Então o unico jeito de resolver e usando PC com  o iClamper em uma tomada diferente ?

Esse problema específico, sim, porque aparentemente trata-se de queda de tensão abaixo da mínima requerida, para o funcionamento normal do equipamento.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...