Ir ao conteúdo

Há perda de Sinal com 30 Metros de cabo de rede?

Ir à solução Resolvido por GuilhermeGB,

Posts recomendados

Postado

Salve galera, estou com a seguinte situação, 30 metros de cabo CAT6 Gigalan da FURUKAWA e queria saber se vai ter muita perda de sinal. O cabo que está sendo usado na minha casa o CAT5E 15 metros. Vou usar os 30 metros do gigalan porque não quero cortar o cabo e por isso quero saber se vai ter muita perda. Os Conectores macho e femea para CAT6 eu já tenho 

Postado

Cabo Cat6 que consegue transferir até 2.5Gbps numa distância de até 100 metros, nessa distância de 30 metros conseguiria transferir até 10Gbps, então não há motivo pra se preocupar, pois sua rede provavelmente deve ser limitada a 1Gbps (Gigabit).

• Amei 1
Postado
27 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Cabo Cat6 que consegue transferir até 2.5Gbps numa distância de até 100 metros, nessa distância de 30 metros conseguiria transferir até 10Gbps, então não há motivo pra se preocupar, pois sua rede provavelmente deve ser limitada a 1Gbps (Gigabit).

Pra eu ter certeza que entendi, 1Gbps seria 1 "giga" de internet? Tenho atualmente 400 "megas" atualmente

@GuilhermeGB

Pra eu ter certeza que entendi, 1Gbps seria 1 "giga" de internet? Tenho atualmente 400 "megas" atualmente.

Postado
5 minutos atrás, Matheus Alvim de Carvalho disse:

Pra eu ter certeza que entendi, 1Gbps seria 1 "giga" de internet? Tenho atualmente 400 "megas" atualmente

@GuilhermeGB

Pra eu ter certeza que entendi, 1Gbps seria 1 "giga" de internet? Tenho atualmente 400 "megas" atualmente.

Sim, exato. A maioria dos equipamentos que temos hoje possuem portas limitadas a 1000Mbps (1Gbps) porque os planos de internet mais populares comercializados hoje dificilmente ultrapassam essa velocidade.

• Solução
Postado
agora, Matheus Alvim de Carvalho disse:

@GuilhermeGB Então poderia colocar por volta de 2.5  gigas sem me preocupar com o cabo e pela distância não terei que me preocupar com perdas de sinal?

Na distância de 30 metros teoricamente você poderia transferir até 10Gbps pela especificação do cabo, mas pra conseguir isso você precisa ter todos os equipamentos compatíveis com o padrão de 10Gbps, até equipamentos para o padrão 2.5Gbps são mais difícieis de encontrar, além de serem bem mais caros. Pro padrão de 1Gbps você pode usar o cabo por mais de 100 metros que não terá problemas, pois até o cabo Cat5e suporta 1Gbps até 100 metros.

• Amei 1
Postado
6 minutos atrás, Matheus Alvim de Carvalho disse:

@GuilhermeGB

a minha placa tem Ethernet Intel® 2,5 Gb, então seria questão de contratar mias internet?

Se você REALMENTE acha que vai se beneficiar de uma conexão mais rápida, então você poderia, sim, fazer uso de velocidades acima de 1Gbps. Mas pra isso o seu provedor teria que verificar se os equipamentos que recebem e distribuem a internet não vão limitar sua conexão aí. Eu também tenho 400Mbps aqui em casa e dificilmente consigo utilizar toda essa velocidade, até porque a maioria dos servidores online não liberam tanta banda assim para um usuário só, alguns servidores enormes como a Google talvez permita que você baixe arquivos com velocidades acima de 1Gbps.

• Amei 1
Postado

@Matheus Alvim de Carvalho o bom é que você teoricamente está preparado para o futuro, isso se você ainda tiver usando o mesmo PC quando velocidades assim se tornarem mais popular. Só que o objetivo principal de existirem conexões de 2.5Gbps e 10Gbps hoje nem é por questão de internet, e sim para redes privadas, onde você tem vários computadores conectados a um servidor local, e precisa transferir arquivos entre a rede com maior velocidade.

• Amei 1
Postado
31 minutos atrás, Matheus Alvim de Carvalho disse:

Essas são conexões de rede, conexões LOCAIS. Nada tem a ver com a internet. Ethernet é uma coisa, wifi outra, internet outra. Na rede doméstica vocë tem uma LAN. E a conexão com a internet é feita em geral através de adaptadores WAN/LAN que hoje em dia vem numa caixinha com mais coisas, os tais roteadores. 

Esse "giga de internet" é a banda contratada com o provedor e é um valor contratual que pode claro variar entre certos limites. Houve época em que a garantia legal era de apenas 10% do contratado. E sempre o ráfego pode variar conforme o horário e a micro região. E do lado de quem fornece o acesso isso também acontece: serviços e sites e provedores tem claro também seus picos de tráfego e assim não há nada muito definitivo para se concluir sobre essas velocidades.

Configuração ruim de rede, cabos ruins, múltiplo NAT, vírus desses que roteiam tráfego de máquinas para propósitos diversos, conetores ruins, tráfego desnecessário na rede e outras coisas influenciam o desempenho no geral. Wifi é outro inferno.

33 minutos atrás, Matheus Alvim de Carvalho disse:

Então poderia colocar por volta de 2.5  gigas sem me preocupar com o cabo e pela distância não terei que me preocupar com perdas de sinal?

Cabos e conectores certificados Cat6 vão até 10G até uns 55 metros incluído o patch cord. Numa casa ou local sem grandes inferferências provavelemente mais longe. Claro que a rede vai ter a performance do elo mais fraco. Deve ter todos os componentes equilibrados ou vai só perder tempo, dinheiro ou os dois. 

Como a diferença de preço vem diminuindo já é considerado usar cabos melhores, CAT6 ou CAt6e --- uns cabos Cat6 um pouco mais caprichados e que vão até 500Mhz --- ou mesmo CA7 na infraestrutura, já que se imagina que nos próximos anos os equipamentos se tornem mais comuns, os switches e roteadores e NIC de 5 e 10G. Hoje uma placa 10G PCIx pode custar uns 500 reais, só que já custou muito mais.

Cabos Cat8 vão até 2000GHz e podem trafegar até 40Gbps. Note que esses cabos tem versões blindadas. Tudo tem que ser visto caso a caso.

Numa rede comum gigabit com equipamentos gigabit e pouco ou nenhum cabo passando por dutos e sem interferências gigantes CAT5e vai até 100m incluído o patch cord. 

Rede local NADA tem a ver com a internet. Você pode precisar e usar muito bem uma rede 10G para ligar umas estações e editar e trafegar vídeos em 8K pela rede local. Usar um pool de impressoras de alta velocidade na sala ao lado, ligar os servidores por links especiais de 40G e por questão de segurança ter NENHUMA conexão com a internet nessa camada da rede. E numa sala ao lado ter um link de 2gbits com a internet para uso específico. 

• Amei 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...