Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá Pessoal! Depois de tanto tempo fora do mundo estou de volta! Fiquei sumido depois de problemas com depressão e ansiedade.
Estou voltando aos poucos para os meus projetos malucos e a bola da vez é um ar condicionado adaptado pra o meu Corsa Wind 97 eletrico.

A minha loucura se divide em duas possibilidades que seriam elas, Pastilhas Peltier ou comprar um Ar condicionado Janela, desmontar e montar as seções ao longo do carro.

Minhas considerações iniciais seriam:

1 - Pastilhas Peltier
*Tem consumo elevado, contudo, são menos componentes
*Para o congelamento seria utilizado uma bomba de água que circula a água em um fluxo do trocadores de calor da parte fria da pastilha/s  para uma serpentina dentro do carro da qual o ventilador puxa o ar.
*O Valor das pastilhas são elevados o que daria uma media de R$ 450 (Apenas as pastilhas) para gerar uma potencia de 60A á 12V
*Para a refrigeração da parte quente também seria utilizado um fluxo de água com uma serpentina na frente da serpentina do radiador, com um eletroventilador, assim como funciona a refrigeração do gás do ar condicionado do carro normal.  

2 - Ar Condicionado Janela
*O Consumo seria menor, logo não seria necessário fios grossos ou trocar alternador do veiculo 
* Minha ideia é desmontar o Aparelho e instalar a serpentina do evaporador, filtro secador, Serpentina do condensador e todos os componentes em seus locais específicos, exceto o compressor que neste caso seria ligado fixo ao chassis do veiculo.
*A dificuldade é que desmontar o aparelho demanda o recolhimento do gás para não ter que comprar a carga depois
* Eu imagino como funciona o ar, mas será que vai funcionar no carro?
*Eu sei que o sistema de injeção do carro precisa compensar  a marcha lenta quando o carro está com o ar ligado, isso já tenho a solução que é ligar a chave do AC no lugar no modulo de injeção.
*Não seria utilizado aquele ventilador da parte fria, pois minha ideia é usar a serpentina que fica dentro do painel e usaria o ventilador do próprio painel.
*Minha duvida é justamente como fazer essa divisão por seções, se alguém aqui entende de ar condicionado o suficiente pra me dizer os problemas que existem nessa ideia
*Para o uso em no carro em 12V eu ultilizaria um inversor 110V de onda senoidal que tenho guardado aqui.  

Pessoal, eu sou meio doido assim mesmo por descobrir coisas desse tipo. Busquei essa informação em todo lugar e ninguem conversa sobre o assunto. Isso tambem resolveria muitas duvidas e ajudaria pessoas mais humildes a colocar um ar condicionado no seu carrinho velho e não ter que pagar absurdos R$3000 em equipamentos e pelo menos R$1200 na instalação do ar com a recarga do gás.

Agora a duvida que não quer calar, Estou sendo maluco demais nessa?

• Membro VIP
Postado

Demorou muito tempo para arcondicionados automotivos deixarem de receber críticas. Entre os carros usados com 10 anos de uso, não raro algum é apenas enfeite a maior parte do tempo, por não gelar.

Quanto a recolhimento de gás, o procedimento pode ser bem perigoso. Existe risco de explosão.

Certas economias não são economias. Gastar com aprendizado não é o mesmo que economizar.

Postado

pendure 2 coolers 12v do mais forte que existir no quebra-sol. não corre o risco de pegar fogo em tudo fazendo essa adaptacao; so virar pro rosto e ligar uma chavinha 😁

• Haha 1
Postado

Não invente. O peltier não tem potência suficiente. O sistema elétrico do carro não consegue alimentar um compressor de ar condicionado de janela e mesmo que conseguisse a adaptação seria complexa. Os sistemas automotivos são compactos e projetados para esse uso.

• Obrigado 1
Postado
12 horas atrás, alexandre.mbm disse:

Certas economias não são economias. Gastar com aprendizado não é o mesmo que economizar.

Okay, Tendo em vista que isso não seria uma economia qualquer. Os componentes de ar condicionado de casa, são os mesmos componentes de ar condicionado automotivos, com a diferença que o compressor é movido pela rotação do motor. Que acaba ocasionando a perda de uns cavalinhos ai. Mas atualmente o que está em alta são compressores elétricos.

12 horas atrás, alexandre.mbm disse:

Quanto a recolhimento de gás, o procedimento pode ser bem perigoso. Existe risco de explosão.

Em Relação ao recolhimento do gás, falei com um técnico em geladeiras e ar condicionado. Ele me disse que é possível guardar o gas no próprio compressor. Basta fechar a válvula de retorno e ligar o compressor. Desta forma o gás será comprimido ali dentro mesmo. Para não perder-lo basta eu não abrir a válvula com a encanação aberta. Caso o meu não tenha essa válvula, o ideal é descartar o gás mesmo e recarregar um novo gás.  

4 horas atrás, Ricardov disse:

Não invente. O peltier não tem potência suficiente. O sistema elétrico do carro não consegue alimentar um compressor de ar condicionado de janela e mesmo que conseguisse a adaptação seria complexa. Os sistemas automotivos são compactos e projetados para esse uso.

Eu entendo que o Peltier não tem potencia suficiente para fazer o carro ser congelado, mas varias pastilhas conseguem fazer a temperatura cair o suficiente para já andar com os vidros fechados. Em relação ao consumo, Meu carro tem de sobra 60 Amperes disponíveis direto do alternador, pois está ultilzando um alternador de 120A e o carro original só usava 55A. Essa modificação foi feita pelo antigo dono devido o uso de Som para carros de Propaganda. Um ar condicionado janela tem em potência média entre 673W a 810W, ou seja (810*12V = 67,5A). Ou seja, é suficiente para ligar um ar condicionado de 7500BTU's que é muito mais do que um ar condicionado de carro normal precisa. Por isso eu faria com que a tensão de 220 Caisse para uns 180V para que baixasse a velocidade do compressor, diminuindo assim os BTU's e baixando o consumo em amperes.

Mas lembrem-se isso é alimento pra cabeça apenas. São ideias hipotéticas. Caso nenhuma chegue a atender os meu requisitos, eu tambem não vou gasta 5000MIL reais pra colocar ar condicionado num corsa kkkkk

Postado
2 horas atrás, Ronyelson Lira disse:

Um ar condicionado janela tem em potência média entre 673W a 810W, ou seja (810*12V = 67,5A). Ou seja, é suficiente para ligar um ar condicionado de 7500BTU's que é muito mais do que um ar condicionado de carro normal precisa. Por isso eu faria com que a tensão de 220 Caisse para uns 180V para que baixasse a velocidade do compressor, diminuindo assim os BTU's e baixando o consumo em amperes.

O certo é conseguir um motor que já seja de 12V (ou pelo menos de 24, 36V pra conversão ser mais fácil). 

Desse jeito aí vai precisar de um inversor para corrente alternada pura em 220V que também vai consumir energia. 

Mas fiquei sem entender: se já tem um alternador, por que não coloca um compressor comum de correia ali? 

Certeza que o desperdício de energia será menor. 

Postado
8 horas atrás, Renato.88 disse:

Mas fiquei sem entender: se já tem um alternador, por que não coloca um compressor comum de correia ali? 

Por enquanto é só ideias. Pensando em uma forma de adaptar um ar condicionado de casa em um carro.  Essa ideia do compressor é top, mas será que apenas o compressor teria compatibilidade com as outras peças?

Postado

@Ronyelson Lira

Estranhei quando comecei a ler porque você colocou a palavra “elétrico” depois do modelo do carro, deu a impressão que seria um “corsa wind elétrico”. Eu já ia perguntar sobre a documentação. Eu bem que gostaria de ter um fusquinha elétrico pra andar na cidade, aqui onde eu moro é cidade pequena e andar a mais de 40 por hora é jogar energia fora, tem valeta e lombada pra todo lado. Enfim o resumo do que andei lendo é que um fusca velho cheio de problemas pode andar por aí mas um elétrico tem que ter o “aval” do Inmetro, um monte de complicações legais, até gostaria que quem soubesse mais sobre o assunto comentasse.

Em 01/10/2022 às 01:12, Ronyelson Lira disse:

problemas com depressão e ansiedade

Bem-vindo ao clube, pelo menos ao meu kkk

Quanto a pastilhas Peltier o problema não é só a potência que é baixa, mas a eficiência energética também, o consumo em watts por BTU é muito maior do que sistemas com compressor. Isso limita o uso delas a pequenos bebedouros ou a mini geladeiras com volume interno bem reduzido por serem bem mais simples, menores e bem mais leves do que um sistema com compressor.

Quanto ao compressor eu voto na ideia do @Renato.88 cada conversão de energia introduz perdas, então em primeira análise uma correia do motor para o compressor é o mais lógico.

A vantagem do elétrico é que funciona com o motor desligado mas aí o seu alternador “reforçado” vai ter que ser acompanhado por uma bateria bem parruda ou um conjunto delas.

12 horas atrás, Ronyelson Lira disse:

o compressor é movido pela rotação do motor. Que acaba ocasionando a perda de uns cavalinhos ai. Mas atualmente o que está em alta são compressores elétricos.

Você assim como muitos aqui tem noção sobre consumo de energia e potência e provavelmente já sabe sobre o que vou comentar. Mas só  pra deixar claro pra todos. Não é porque é elétrico que não vai consumir "cavalinhos".  Um compressor elétrico vai pesar para o alternador que por sua vez vai pesar para o motor. A energia tem que vir de algum lugar. Isso lembra a "lenda" que circula nos Youtubes da vida de que um sistema que extrai hidrogênio da água por eletrólise a partir da bateria economiza combustível ou até que é a solução para os problemas energéticos e gera comentários acalorados dos "teóricos das conspirações" !!!

Postado
4 minutos atrás, Andreas Karl disse:

Enfim o resumo do que andei lendo é que um fusca velho cheio de problemas pode andar por aí mas um elétrico tem que ter o “aval” do Inmetro, um monte de complicações legais, até gostaria que quem soubesse mais sobre o assunto comentasse

O Brasil é muito burocrático infelizmente.

5 minutos atrás, Andreas Karl disse:

Quanto a pastilhas Peltier o problema não é só a potência que é baixa, mas a eficiência energética também, o consumo em watts por BTU é muito maior do que sistemas com compressor.

Por isso a minha ideia do compressor. Só que infelizmente um compressor custa 1000 doletas. Além disso ainda precisaria saber se por um acaso os outros componentes seriam compatíveis. A minha imaginação e que sim, afinal um compressor só empurra o gás. Mas ainda na mente me lembra que um compressor fixo não circula óleo (acredito eu) devido o óleo ficar concentrado no compressor, já o compressor de carro tem apenas os pistões ou seja, o óleo circula junto ao gás. Essa é minha dúvida da compatibilidade das peças.

11 minutos atrás, Andreas Karl disse:

Não é porque é elétrico que não vai consumir "cavalinhos". 

Não existe almoço grátis infelizmente 😕 kkkk

Mas a verdade amigos, é que eu já estou desistindo de estudar essa possibilidade depois de ver e pesquisar sobre AC BLAST. 

Estou me dando com esse risco constantemente

Obrigado a todos desde já. E não pesquise por Ac BLAST, porque vai vir fotos pesadas.

Postado

57 minutos atrás, Ronyelson Lira disse:

E não pesquise por Ac BLAST, porque vai vir fotos pesadas

Ah tá, foi bom avisar, assim, com absoluta certeza, ninguém aqui vai pesquisar kkk

Não é muito diferente de um explosivo episódio dos “Mythbusters”, até acho que o tema daria assunto pra um rs

• 3 semanas depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...