Ir ao conteúdo

Como realizar um teste de internet mais detalhado?

Ir à solução Resolvido por Visitante,

Posts recomendados

Postado

Pessoal, gostaria de pedir dicas e orientações para conseguir realizar um teste mais detalhado na minha internet.

Há um mês estou passando por uma instabilidade na minha conexão. Eu consigo notá-la quando estou jogando CSGO(Counter-strike Global Offensive).
Porém, não consigo saber o que pode ser e nem como posso testar melhor a minha internet para identificar esse problema, para que posteriormente eu consiga abrir um solicitação/reclamação no suporte da operadora.
A instabilidade que eu vejo no jogo é que o "boneco" vai e volta, como se houvesse perda de pacote. Mas isso não ocorre em todos os servidores da Valve. Tem partidas que consigo jogar normalmente. Então, acredito que também possa ser algo relacionado a rota.
Nas estatísticas do "net_graph" dentro do jogo, o loss e o choke ficam em 0%.

Já realizei testes nos sites: speedtest, minhaconexão, fast.com, porém os testes apontam que tudo está normal. Posso estar enganado, mas infelizmente esses sites não testam problemas de rota e nem perda de pacotes.
Por isso, gostaria de uma ajuda para realizar um teste melhor e mais aprofundado.

Pensei eu utilizar o teste de ping, pathping e tracert para os servidores da Valve, porém não consigo ter acesso aos IPs, já que eles ficam "camuflados".

Postado

Execute o Tracert para determinar a rota da sua operadora e não do servidor do jogo. A partir dai , saberá por onde sua operadora anda até chegar no servidor do jogo. Qualquer IP serve. Digite qualquer site. A partir da rota da operadora, saberá quem é o seu demônio na rota

Postado
Em 02/10/2022 às 19:40, ricardo_br disse:

@Gudevil Qual sua operadora? Eles usam CGNAT (Carrier Gat Network Address Translation)? Isso poderia estar causando problemas nos seus jogos...

NET Claro.

Não sei te dizer se eles usam CGNAT. Como posso descobrir?

23 horas atrás, Mega Blaster disse:

Execute o Tracert para determinar a rota da sua operadora e não do servidor do jogo. A partir dai , saberá por onde sua operadora anda até chegar no servidor do jogo. Qualquer IP serve. Digite qualquer site. A partir da rota da operadora, saberá quem é o seu demônio na rota

Executei um tracert para o endereço web da steam.

Encontrei um endereço onde o ping estava maior que o normal, será que esse pode ser um indício de um problema?
1093398743_tracertsteampowered.png.ba1c92331dc9b6dfbf3a00ea47cd0d40.png

Postado

Pode usar winmrt espera uns 15 min ate estabilizar veja se tem rota com muita perda

esta jogando com cabo de rede ou wifi? Seu fps fica qnt?

Jogava de vez em quando css pela wifi e proximo do roteador, não tinha problema de lag

procure servidor com ping baixo na faixa dos 20-25

se estiver com muitas rotas liga na operadora e pede para trocar seu ip para ver se melhora em algo

• Curtir 1
  • Solução
Postado
Em 04/10/2022 às 13:41, Gudevil disse:

Você tá falando da print que anexei?

Sim. Sua operadora esta comprando link da Embratel. A rota e longa, o que causa essa latência. Sua operadora pode corrigir isso como sugerido pelo amigo@thiago.jj . No entanto, só trocar IP talvez não resolva. Podes investir em um IP dedicado ou internet dedicada. E' uma pratica comum para envio de e-mail's em massa, mas ajuda na rota na estabilidade e na reputação do IP. Ou troque de operadora e escolha uma com mais capacidade de investimento que administre links diretos, sem intermediários. Sugestão:

https://www.vivo.com.br/para-empresas/produtos-e-servicos/servicos-essenciais/conectividade/internet-dedicada

Postado
10 horas atrás, thiago.jj disse:

Pode usar winmrt espera uns 15 min ate estabilizar veja se tem rota com muita perda

esta jogando com cabo de rede ou wifi? Seu fps fica qnt?

Jogava de vez em quando css pela wifi e proximo do roteador, não tinha problema de lag

procure servidor com ping baixo na faixa dos 20-25

se estiver com muitas rotas liga na operadora e pede para trocar seu ip para ver se melhora em algo

Vou utilizar esse aplicativo, não conhecia.

Eu utilizo cabo de rede mesmo. O FPS fica em torno de 200-250.

Obrigado pelas dicas!

8 horas atrás, Mega Blaster disse:

Sim. Sua operadora esta comprando link da Embratel. A rota e longa, o que causa essa latência. Sua operadora pode corrigir isso como sugerido pelo amigo@thiago.jj . No entanto, só trocar IP talvez não resolva. Podes investir em um IP dedicado ou internet dedicada. E' uma pratica comum para envio de e-mail's em massa, mas ajuda na rota na estabilidade e na reputação do IP. Ou troque de operadora e escolha uma com mais capacidade de investimento que administre links diretos, sem intermediários. Sugestão:

https://www.vivo.com.br/para-empresas/produtos-e-servicos/servicos-essenciais/conectividade/internet-dedicada

Entendi. Vou conversar com a operadora pra ver se eles conseguem me ajudar. 
E no último caso, tento trocar a operadora.

Agradeço a ajuda! Valeu!!

Postado
59 minutos atrás, Gudevil disse:

Vou utilizar esse aplicativo, não conhecia.

Eu utilizo cabo de rede mesmo. O FPS fica em torno de 200-250.

Obrigado pelas dicas!

Entendi. Vou conversar com a operadora pra ver se eles conseguem me ajudar. 
E no último caso, tento trocar a operadora.

Agradeço a ajuda! Valeu!!

quando jogava 1.6 muita gente reclamava da net e realmente tinha muito mais rotas se comparado com a Vivo, deve ter 1 ano que jogei CSS pela ultima vez usando netvirtua e pela wifi, sem problema... podem ter melhorado em algo.

o que você pode fazer na net é talvez solicitar a fibra quem sabe melhora em algo

• Curtir 1
Postado
7 horas atrás, thiago.jj disse:

quando jogava 1.6 muita gente reclamava da net e realmente tinha muito mais rotas se comparado com a Vivo, deve ter 1 ano que jogei CSS pela ultima vez usando netvirtua e pela wifi, sem problema... podem ter melhorado em algo.

o que você pode fazer na net é talvez solicitar a fibra quem sabe melhora em algo

É então, o técnico da NET Claro veio aqui ontem. E informou que infelizmente eles não conseguem mudar a rota da internet. Que a opção seria mudar o plano para a internet dedicada, que é específico pra gamers(segundo ele). Ele falou que o plano dedicado, tem uma inteligência que consegue alterar a rota automaticamente quando identifica lentidão. Porém, esse plano é extremamente caro.
Em relação a instalação da fibra, infelizmente aqui na região eles ainda não disponibilizam a fibra. Ele informou que já estão trocando a infraestrutura deles para os cabos de fibra, e que futuramente já será possível solicitar a troca do cabo coaxial para a fibra.

Postado

Olá meu caro, @Gudevil !

Isso acontece devido a rota que seu roteador faz, até o destino desejado. Infelizmente, as ISPS (Provedores de Internet), custam para fazer este tipo de manutenção.

Sobre o uso do "traceroute", é até aceitável e considerável um aumento no tempo de resposta, quando o salto parte para um dispositivo fora do padrão geográfico.

Já tive problemas parecidos, e a única solução que consegui, foi usar alguns programas (Exit lag, entre outros), talvez resolva seu problema.

• Curtir 1
Postado
10 horas atrás, Rodrigo Araujo. disse:

Olá meu caro, @Gudevil !

Isso acontece devido a rota que seu roteador faz, até o destino desejado. Infelizmente, as ISPS (Provedores de Internet), custam para fazer este tipo de manutenção.

Sobre o uso do "traceroute", é até aceitável e considerável um aumento no tempo de resposta, quando o salto parte para um dispositivo fora do padrão geográfico.

Já tive problemas parecidos, e a única solução que consegui, foi usar alguns programas (Exit lag, entre outros), talvez resolva seu problema.

Entendi!
Vou fazer um teste utilizando Exit lag então, para avaliar se irá melhorar.
Obrigado pela dica!

Postado
52 minutos atrás, Gudevil disse:

Entendi!
Vou fazer um teste utilizando Exit lag então, para avaliar se irá melhorar.
Obrigado pela dica!

Faça o teste, e verifique se o problema irá persistir. Normalmente, esses problemas tem a tendência de ocorreram mais a noite, devido ao alto fluxo de dispositivos conectados.

• Curtir 1
Postado

@Gudevil olá! O problema continua?

você antes de começar a partida, consegue escolher em qual servidor entrar, listando por ordem de ping? Tipo de  menor para o maior ou maior para o menor? Ou na lista de partidas ou servidores, aparece uma lista para ordernar por ping? Ou os servidores são sempre aleatórios? Quem hospeda os servidores os jogadores (o jogador é o servidor) ou é a empresa que hospeda as partidas?

Citação

Pensei eu utilizar o teste de ping, pathping e tracert para os servidores da Valve, porém não consigo ter acesso aos IPs, já que eles ficam "camuflados".

Para pegar o IP certinho do servidor no qual está jogando é bom ver no gerenciador de tarefas > desepenho > monitor de recursos

NO monitor de recursos> em rede > processos com atividade de rede. Aí se olha o processo do jogo e para qual o ip há mais envio e recebimento de pacotes.

Pelo monitor de recurso é uma forma. Outra que até prefiro e é bem  simples também é utilizar um snifer de rede como o Wireshark. Ele mostra todas as conexões feita pelo pc, inclusive do servidor do jogo no qual está. Pelo log só observar que durante a partida ha um maior tráfego para determinado ip, esse com certeza será o IP do servidor no qual está a sua partida.

Depois pega esse ip e fica pingando infinitamente pelo prompt de comando e verá qual é o problema. Se é ping algo, perda de pacote ou até mesmo se é problema no servidor do jogo! As vezes até não perde pacote e o ping nem tá tão alto, mas problema no servidor pode acarretar bugs que parece problema de latência.

Melhor coisa que se faz é descobrir o ip do servidor da partida mesmo e ficar pingando ele durante o jogo pelo prompt de comando. Esse ping para o Steampored pode não ser o servidor da partida mesmo. Pode ser um servidor central no qual todos ficam conectados antes da partida e depois que ela começa, todo mundo é encaminhado para determinado servidor.

Se precisar posso lhe ajudar a descobrir o IP da partida com Wireshark ou com monitor de recursos do Windows mesmo.

• Curtir 1
Postado
12 horas atrás, Roberth R. Garci4 disse:

@Gudevil olá! O problema continua?

você antes de começar a partida, consegue escolher em qual servidor entrar, listando por ordem de ping? Tipo de  menor para o maior ou maior para o menor? Ou na lista de partidas ou servidores, aparece uma lista para ordernar por ping? Ou os servidores são sempre aleatórios? Quem hospeda os servidores os jogadores (o jogador é o servidor) ou é a empresa que hospeda as partidas?

Para pegar o IP certinho do servidor no qual está jogando é bom ver no gerenciador de tarefas > desepenho > monitor de recursos

NO monitor de recursos> em rede > processos com atividade de rede. Aí se olha o processo do jogo e para qual o ip há mais envio e recebimento de pacotes.

Pelo monitor de recurso é uma forma. Outra que até prefiro e é bem  simples também é utilizar um snifer de rede como o Wireshark. Ele mostra todas as conexões feita pelo pc, inclusive do servidor do jogo no qual está. Pelo log só observar que durante a partida ha um maior tráfego para determinado ip, esse com certeza será o IP do servidor no qual está a sua partida.

Depois pega esse ip e fica pingando infinitamente pelo prompt de comando e verá qual é o problema. Se é ping algo, perda de pacote ou até mesmo se é problema no servidor do jogo! As vezes até não perde pacote e o ping nem tá tão alto, mas problema no servidor pode acarretar bugs que parece problema de latência.

Melhor coisa que se faz é descobrir o ip do servidor da partida mesmo e ficar pingando ele durante o jogo pelo prompt de comando. Esse ping para o Steampored pode não ser o servidor da partida mesmo. Pode ser um servidor central no qual todos ficam conectados antes da partida e depois que ela começa, todo mundo é encaminhado para determinado servidor.

Se precisar posso lhe ajudar a descobrir o IP da partida com Wireshark ou com monitor de recursos do Windows mesmo.

Então, ainda estou testando o Exitlag. Aparentemente tá resolvendo o problema.

Os servidores da Valve, são escolhidos aleatoriamente. Eu não consigo ordenar por ping. Única coisa que consigo fazer, é ir na configuração é definir um ping máximo, que no caso eu deixo setado em 50. Que aí só vai encontrar partidas com até no máximo 50 de ping.
Quem hospeda os servidores é a Valve, responsável pelo Counter-Strike.

Eu realmente não sabia que eu conseguia pegar o IP pelo monitor de recursos. Na próxima vez que eu for jogar e identificar esse problema de lag, vou tentar encontrar o IP pelo monitor de recursos ou pelo Wireshark como orientado por você.
Após isso, vou fazer o teste de ping e tracert.

É então, o teste que eu fiz na steampowered, só foi uma análise mesmo. Eu sabia que não teria relação nenhuma com os servidores do Counter-Strike. Mas como eu havia encontrado uma rota com problema ao testar na steampowered, foi uma forma de relatar o problema para a provedora.

Caso eu não consiga identificar o IP, eu te aviso. Obrigado pelas dicas e presteza. 

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...