Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde pessoal, estou com um problema que não conseguir achara  soluçaõ em lugar nenhum, recentemente comprei a alexa e gostaria de ligar meu computador através de um comando de voz, vários vídeos no youtube ensinam perfeitamente a como se fazer isso, porém, chega em uma parte que não consigo habilitar uma função na minha placa de rede chamada "Permitir que este dispositivo acorde o computador", vou anexar o print para vocês verem o que pode ser feito, não sei se é alguam config no windows ou na BIOS, preciso da ajuda de vocês e espero conseguir resolver esse problema, desde ja, agradeço♥

Screenshot_1.png

Postado

Cara... sem querer te desanimar, mas a coisa é bem mais complexa do que está pensando.

 

Configurar o Windows/BIOS (sim, tem conf de BIOS na parada) para funcionar com WOL é a parte fácil. Tem ainda uma camada de integração do Alexa para que ele envie o "Magic packet" da internet.

Já perdi um bom tempo com isso e me conformei em ligar o computador via App WOL do celular, heh. Mas não desista, e se conseguir nos retorne.

 

Uma dica, vai precisar disso: https://www.wolskill.com/

Postado

Antes de tudo precisa saber se sua placa de rede é compatível com isso. Nem toda placa de rede aceita esses pacotes, os tais pacotes mágicos.

 

E precisa habilitar no BIOS --- sim, BIOS é masculino --- a possibilidade de ligar a máquina através de dispositivos PCI ou PCIx.

 

Muitas placas tem um jumper, um pequeno conector que tem que ser movido para a posição certa, para manter um mínimo de tensão na placa para ela ligar ao ver esses pacotes passando pela rede.

 

Sua fonte de alimentação também tem que manter uma tensão mínina de 800mvv ou algo assim para a placa.

 

E dependendo que como está instalada a rede pode precisar encaminhar pacotes para a rede certa.

 

E se a Alexa estiver conectada a outro roteador e você está como muita gente usando redes conecadas via porta WAN vai descobrir que não vai funcionar em muitos casos.

 

Esse documento TeamViewer Manual – Wake-on-LAN é de um programa de acesso remoto e explica algumas das coisas que podem dar errado.

 

 

Note que WOL usa broadcast na LAN via UDP na porta 9. Sua rede tem que trafegar isso da Alexa até a rede do PC

Postado

@LuisFGH Mesmo desabilitando a opção de cima, não da pra habilitar a opção de baixo.

@W46n3r Eu entendo que vai precisar do wolskill, tem vários tutorias na internet, o problema é que não consigo habilitar essa opção no meu windows.

@arfneto Obrigado pela explicação, mas como faço pra saber se minha placa de rede é compatível ?
em avançados a opção de pacote magico, já estava habilitada, isso já não é um sinal que ela é compatível ?

Screenshot_2.png

Postado

No Linux é mais complicado, mas no Windows... configurando BIOS, na configuração totalmente default já é para o WOL sair funcionando.

Recomendo testar o WOL sem Alexa, para você ver que está funcionando sem ela.

 

Acredite, eu sei que existem tutoriais. Eu li todos eles.

 

Dica: Pare de insistir em acionar a tal opção. Olha como está no meu... e funciona lindamente.

 

image.png.89cf39a307b5e2d67e387e669060e5b9.png

Postado
1 hora atrás, Francisco Giovanne disse:

avançados a opção de pacote magico, já estava habilitada, isso já não é um sinal que ela é compatível ?

 

Sim. O driver preenche esse formulário quando da instalação da placa de rede. Se você não mudou nada por sua conta 🙂 é um sinal.

 

Tem os outros detalhes de que falei... E antes de contar só com a Alexa deve testar com algum programa na sua rede. Pode ser o próprio TeamViewer de que falei. É grátis. Ou usar ether-wake em qualquer maquina Linux ou via WSL no Windows. Ou procure algum desses. Tem alguns para Android e IOS, pra Windows e, claro, Linux.

 

 

8 minutos atrás, W46n3r disse:

No Linux é mais complicado, mas no Windows... configurando BIOS, na configuração totalmente default já é para o WOL sair funcionando

 

Não é. Pelo contrario, no Windows é mais complicado. Deve mudar as configurações de energia para a placa de rede,  desligar o reinício rápido e ver umas outras coisas. Sugiro ler o documento que citei. Tem uma lista lá então não vou repetir. 

 

E precisa ver se a Alexa está de fato no mesmo segmento da LAN e se o broadcast está chegando.

Postado
4 minutos atrás, arfneto disse:

Não é. Pelo contrario, no Windows é mais complicado. Deve mudar as configurações de energia para a placa de rede,  desligar o reinício rápido e ver umas outras coisas.

 

Cara, eu estou falando do que fiz nas minhas maquinas. Então... falo de experiência própria, não estou inventando.

 

Não mudei configuração de nada em lugar algum. Tem certeza que fez isso em alguma maquina recentemente. Parece que não sabe do que está falando.

Postado

@W46n3r WOL tem décadas. Precede a internet por exemplo.
Em relação ao Windows, não sei o que fez nas suas máquinas naturalmente. As coisas de que eu falei estão na documentação e só listei. Coisas como hibernação e fast startup do Windows interferem sim e pode usar suas máquinas para testar. 

 

E, claro, precisa saber se o switch em que está a  máquina a ser ligada está transmitindo broadcast. Os pacotes mágicos trafegam via UDP porta 9. É o protocolo.

 

Leia o documento de que falei. 

Postado
4 minutos atrás, arfneto disse:

@W46n3r

 

Leia o documento de que falei. 

 

O meu problema é outro na verdade né. Pra mim o WOL funciona lindamente no meu server Linux e nas estações Windows... desde que o packet mágico venha da rede interna.

 

O dispositivo Alexa, vai também transmitir esse packet na rede interna, mas pra que isso aconteça a API de skill Alexa tem que mandar o comando correto da Internet para o tal dispositivo... o MEU problema é nessa camada.

 

@Francisco Giovanne

Tente acionar o WOL via uma app no celular (conectado na mesma rede). O Easy WOL para Android funciona bem aqui.

 

Postado
17 minutos atrás, W46n3r disse:

O dispositivo Alexa, vai também transmitir esse packet na rede interna, mas pra que isso aconteça a API de skill Alexa tem que mandar o comando correto da Internet para o tal dispositivo... o MEU problema é nessa camada

 

Não está claro na documentação, mas o papel do skill é o mesmo de uma tomada smart ou de coisas como o ThinQ da LG. A parte online é para resolver o comando de voz e associar com a máquina a partir de uma tabela que os caras cobram para manter no serviço deles. 
 

image.png.9e2e14b9abdf942a2915ab27a4d55fa9.pngPois é. Então o comando de voz vai para os caras e lá eles consultam a tabela de dispositivos que você cadastrou e montam o pacote de volta para a Alexa.

 

E o assistente simplesmente joga o pacote na rede. O pacote mágico é só uma sequeência repetida de bytes que tem um número "mágico" e o endereço MAC da máquina a ser ligada. Claro que o pacote vai pra toda a rede, é um broadcast. E via UDP porque a máquina está desligada afinal: não há uma conexão IP possível. E se a máquina em questão atender a todos os pré-requisitos para WOL ela vai ligar.

 

Os pacotes não vem pela internet. O que vem pela internet é uma mensagem para a Alexa e vai funcionar depois de ela ser "treinada"--- skill -- para tal. E ela gera o broadcast pra ligar a estação.

 

E para manter seus endereços na tabela você paga 12 euros.

38 minutos atrás, W46n3r disse:

o MEU problema é nessa camada.

 

Se o pacote viesse pela internet seria preciso usar port forwarding e encaminhar os pacotes para a rede interna. E aí precisa ver se o roteador encaminha broadcast e se aceita isso. Ou se dá pra contornar de algum modo. Nessa rede que estou usando agora tem dois casos desses: 2 servidores de midia rodando Plex e que o pessoal às vezes quer ligar de fora pela internet pra ver algum filme ou foto de algum evento e que está nesses servidores nem sempre ligados. E tem 2 soluções: uma via programa (esse tal TeamViewer) e outra via telefone. Um ramal do PABX dispara um script que ele envia os tais pacotes.  Por voz não ajudaria porque o caso é quando não tem ninguém lá dentro...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...