Ir ao conteúdo

Qual slot M.2 NVMe da placa-mãe devo usar?

Ir à solução Resolvido por Adalberto A,

Posts recomendados

Postado

Boa tarde!

Decidi trocar meu velho HD por um NVMe M.2, porém após comprá-lo percebi que minha placa-mãe possui 2 sockets para esse SSD. Há alguma diferença ou preferência entre elas que afete o desempenho? 

O socket contornado em vermelho não tem aquele dissipador e o debaixo possui.

1 x M.2 Socket 3, com M key, suporta dispositivos de armazenamento no formato 2242/2260/2280 (SATA & modo PCIE 3.0 x 4)*1
1 x M.2 Socket 3, com M key, suporta dispositivos de armazenamento no formato 2242/2260/2280/22110 (modo PCIE 3.0 x 4)

Minha placa-mãe é uma b460m plus wifi tuf

h773jbvxv1nlgb57_setting_xxx_0_90_end_800.png

• Membro VIP
Postado

Ambos funcionam, mas o de cima, como indicado, pode iniciar no modo SATA se não for devidamente configurado ( se não vier como padrão).

Ambos podem operar em PCIE 3.0 e utilizar o SSD NVMe com toda sua velocidade disponível (talvez não dois ao mesmo tempo), mas eu colocaria no debaixo por ter uma dissipação melhor, e também o fator estético.

• Curtir 1
Postado

Depende, se o SSD vier com dissipador de calor use no slot de cima, pois neste slot o  SSD não será esquentado pela placa de vídeo como acontece no debaixo, em o SSD/dissipador fica parcialmente coberto pela placa de vídeo.

Se vier sem dissipador, use no debaixo e tenha o beneficio do dissipador.

O slot de cima compartilha conexão com o SATA6, mas somente no caso de usar um SSD NVMe SATA, o que não tem razão para fazer, já que PCI é mais rápido.

• Curtir 1
Postado

Bom, acabei quebrando a cabeça aqui pois não estava reconhecendo de jeito nenhum, e finalmente a borracha no contato resolveu o problema.

Fui realizar os testes de leitura e está batendo metade do prometido pelo fabricante.

Alguém tem ideia do motivo?

image.png.14f11c47db0dc161b210cfc72fb87434.png

• Solução
Postado

Resolvi o problema, vou deixar a solução aqui pra quem precisar no futuro.

Depois de ter atualizado a BIOS e o firmware do NVMe M.2, ainda assim não estava reconhecendo o x4 apenas x2. Só resolveu o problema quando desliguei o pc e o tirei da energia, além disso removi o NVMe e o inseri novamente. Após esses passos ele começou a reconhecer o x4 novamente.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...