Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, pessoas.

Acabei de comprar um Acer Aspire 5 A514-54G-59BT

SSD 256Gb

RAM 8Gb

Placa de Vídeo IRIS XE

Placa de Vídeo NVIDIA MX350

Windows 11

Gostaria de saber como é o ideal dividir partições nesse tamanho de SSD com windows 11.

Agora, a divisão está como a imagem em anexo. Não entendi muito bem essa divisão, porque não ficou claro pra mim quanto está ocupando o sistema e os apps que vieram junto.

Devo instalar os demais programas na partição do windows ou na mesma partição que vou salvar os arquivos? Pretendo Instalar o Office + programas de edição de vídeo, áudio, foto e de desenvolvimento web.

Pretendo fazer upgrade incluindo HD, só não vai dar pra ser agora. Por enquanto, os arquivos maiores de vídeo que precisar salvar devo fazer em HD externo.

Agradeço antecipadamente quem puder ajudar.

Partições Acer Aspire 5.jpg

Postado

Essas partições de 100MB e 1GB, são partições criadas pelo Windows para armazenar arquivos importantes para o sistema operacional e você não vai ter acesso direto a essas partições, então até dicionar outro disco ou particionar novamente esse disco, você só vai poder usar a partição de 237GB que aparece como C:.

Na hora de instalar algum programa ele deve automaticamente sugerir que a instalação seja feita na pasta Arquivos de Programas, e é melhor usar essa pasta mesmo ou outra que for sugerida pelo próprio programa.

O Windows, drivers e arquivos de paginação e hibernação estão ocupando aproximadamente 50GB nesse disco, basta subtrair o espaço atualmente disponível do espaço total para saber o quanto está ocupado.

Eu pessoalmente, manteria as partições dessa forma, só criaria outras partições se o disco tivesse 500GB ou mais.

Postado

@JorgeGus mas nesse caso, por que não aparece os 256Gb? Ainda não compreendi essa divisão. O somatório das partições não dá 256Gb.

Eu quero criar uma partição para assegurar meus arquivos salvos caso dê um problema no Windows. Posso particionar agora e refazer quando realizar o upgrade colocando o HD?

Postado

@Vládia Queiroz No caso, esse é o velho problema da diferença entre o sistema de numeração decimal usado por nós e o binário usado pelos computadores.

Para nos um K ou kilo = 1.000,  um M ou Mega = 1.000.000 e um G ou Giga = 1.000.000.000

No padrão usado pelo sistema operacional um K = 1.024, um M = 1.048.576 e um G = 1.073.741.824

Então 238,46 x 1.073.741.824 = 256.044.475.351.

O problema é que os fabricantes informam a capacidade em valores decimais e o sistema operacional informa o valor através de uma conversão do valor em binário.

256.044.475.351 = 256GB no padrão decimal e 238,46GB no padrão usado pelos computadores, que é o que aparece na tela que você postou.

Poderia ser pior, SSDs possuem uma espaço reservado de alguns GBs, que fica escondido, usado para substituir áreas que venham a apresentar problemas, no caso dos grandes fabricantes de SSDs esse espaço é um espaço à parte que não entra no cálculo, já no caso dos fabricantes menores que você encontra a venda no AliExpress, eles incluem esse espaço como parte do tamanho do SSD, então o real acaba sendo ainda menor.

Postado

@JorgeGus obrigada pela explicação técnica. Desconhecia esses detalhes. Na verdade, o que eu queria saber é qual espaço é necessário reservar para o sistema e programas de forma que não falte espaço a medida que precise instalar e atualizar programas. Preciso desse norte. Compreende?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...