Ir ao conteúdo

Preciso de duas memórias ram exatamente iguais para dual Channel?

Ir à solução Resolvido por PedraX,

Posts recomendados

Postado

Gostaria de saber se pra ser dual Channel precisa ter duas memórias ram exatamente iguais, ou só frequência, e armazenamento iguais, pois atualmente tenho uma memória de 8 gigas da crucial (CT8G4DFS8266) e quero comprar outra memória da mesma marca e configurações muito parecidas, mas tem um modelo diferente (CB8GU2666). Queria saber se isso influência.

Postado

O Dual Channel em tese funciona com memórias diferentes, se vai dar problemas futuros ai é outra história.

Telas Azuis são comuns quando usamos memórias diferentes

• Curtir 1
Postado
5 minutos atrás, Emanuel Feitoza disse:

Gostaria de saber se pra ser dual Channel precisa ter duas memórias ram exatamente iguais, ou só frequência, e armazenamento iguais, pois atualmente tenho uma memória de 8 gigas da crucial (CT8G4DFS8266) e quero comprar outra memória da mesma marca e configurações muito parecidas, mas tem um modelo diferente (CB8GU2666). Queria saber se isso influência.

Não. Pode ser qualquer marca e quantidade de memória, eu recomendo que seja da mesma frequência para evitar problemas, se quiser evitar problemas maiores, compre com o mesmo chipset ou filmware.

• Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado
13 minutos atrás, akko disse:

Telas Azuis são comuns quando usamos memórias diferentes

Após 3 módulos diferentes começa a dar problemas... (Experiência própria kkkkk) 

• Haha 1
  • Solução
Postado
55 minutos atrás, Emanuel Feitoza disse:

Gostaria de saber se pra ser dual Channel precisa ter duas memórias ram exatamente iguais, ou só frequência, e armazenamento igua

Aí precisa ver de qual tipo de memória(DDR,DDR2,DDR3 ou DDR4).

Antigamente(pelo menos até DDR3 se não me engano) era comum dar problema.

Se for DDR4 nunca ouví falar de incompatibilidade, pode até acontecer, mas é mais problema na BIOS da placa-mãe.

Quanto á frequência, tamanho, etc, aí é conveniente serem próximos por uma razão muito simples: o dual channel é reconhecido pelo menor dos standarts(padrões): menor latencia, menor clock, etc.

Aí vira um problema de custo, pois os maiores padrões costumam ser mais caros.

PS: Dei uma olhada melhor nos códigos e aparentemente essa mais antiga saiu de linha, então próv´vel que o código novo só mude um pouco as latências(não encontrei latencia dessa antiga).

No mais as características parecem muito iguais, pode comprar sem medo.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...