Ir ao conteúdo

Flash de BIOS errada na Rx 580

Ir à solução Resolvido por Ikazuch1,

Posts recomendados

Postado

Olá todos, fui mexer o leão com vara curta e fiz o flash da BIOS errada na minha placa (Rx 580 2048SP) 😅. Estou tentando esgotar todas as possibilidades para não enviar á assistência técnica e realizarem restauração via gravador (EEPROM Flash).   

1- Tentei colocando no segundo slot da placa de vídeo (tenho uma 1050ti para dar vídeo), o AMDVBFlash / ATI ATIFlash não localizou a placa (provavelmente porque estava dando prioridade a placa GTX 1050ti), não tenho vídeo integrado (Ryzen 1700).

2 -Tentei via DOS e também não reconheceu a placa.

3- Tentei em partes* com o PC casas bahia com vídeo integrado (Celeron 440).

OBS: No meu entender na 3ª forma de restaurar a BIOS não vi sentido dar continuidade porque se não reconhece via DOS ( 2ª tentativa que no caso é pelo boot do pendrive) não iria fazer sentido iniciar pelo Windows para tentar restaurar. 

² OBS: Eu já tinha realizado alteração de BIOS com sucesso, verificando o tipo de memória (no caso da minha placa é Micron) e etc. Porém me arrisquei com uma BIOS que teoricamente reconhecia dois tipos de memória (no caso autodetect), Samsung e Micron. 

A pergunta do milhão é: Só resta alternativa de restauração com gravador (EEPROM Flash) ? 

Desde já agradeço atenção. 

• Curtir 1
  • Solução
Postado

Retornando para dar o parecer, consegui solucionar com arrame de amarar pão de forma. Fiz uma conexão do pino 1 para o pino 8 no chip da GPU conforme vídeo (com isso você descobre integridade da placa), identificado rx 570 series da ASUS eu acessei techpowerup e realizei download da BIOS correta. Feito o flash com AMDVBFlash / ATI ATIFlash 2.93 com referência desse vídeo. Detalhe muito importante: tem que ser com a versão 2.93. Caso tente com a mais recente, ocorre o ERROR 0FL01.

image.png.de113f889381187da7b5649301ea933d.png

Resumo da opera: Não brinque de trocar BIOS caso não tenha conhecimento, mas caso chegue na situação que nem a minha, você pode resolver com arrame de amarar pão de forma! 

• Curtir 3
  • mês depois...
Postado

estava com um problema do clock da gpu travado em 300mhz (também to com uma rx580 2048sp) dai me recomendaram trocar a BIOS e aqui estou no seu topico com o mesmo problema (acabei baixando a BIOS errada, apesar de estar dando vídeo ta toda apresentando problemas) kkkkkk minha duvida e'. precisou soldar o arame nos terminais?

• Triste 1
Postado

Em forma de U mesmo, deixei em uma posição que ficasse deitado. Assim conseguindo reconhecer no Windows. O esquema de saber a BIOS correta para dar flash é o chip de memória, você pode descobrir abrindo ela (GPU).

• Curtir 2
Postado

entendi, vou fazer aqui o teste assim que minha memórias chegarem, não tenho chip integrado nessa maquina aí to montando outra que tem. vou usar ela p recuperar essa placa kk dando certo dou o feedback aqui. só mais uma dúvida, sem querer abusar mas já abusando kk, só de fazer esse jumper já detecta o modelo original do chip né? daí só vou precisar encontrar uma BIOS compátivel com as memórias e com o chip. É que o modelo que peguei é da graphics player, não consegui identificar de forma alguma a fabricante da placa

Postado

Certeza quando você fazer o jumper o windows vai reconhecer rx570 series, outra coisa importante é fazer análise como explicado acima, usa GPU-z e verifica o "memory type" e "memory size". Depois é só acessar techpowerup baixar a BIOS referente, fazer o flash e correr pro abraço. Se a sua placa não for de carcaça genérica ( 51risc, mingzhou e etc) fica mais fácil de localizar BIOS correta. Como a minha é da ASUS strix foi fácil realizar o filtro de busca no techpowerup.

• Curtir 1
  • 3 semanas depois...
Postado

@Ikazuch1 Man, tô com um problema parecido que tá me deixando louco. Tu fez o procedimento do jumper usando o pc com vídeo integrado ou usou tua outra placa de vídeo pra fazer?

Eu tenho uma Rx 580 (mingzhou) que veio com BIOS errada. Abri o tech power up e lá dizia que eram memórias micron, fui lá no site e pah baixei uma BIOS com base nessas memórias, atualizei e quando reiniciou o Pc não deu mais vídeo. Depois abro a placa (devia ter feito isso antes que ódio) e descubro que não são memórias micron e sim Hynix. Resultado: placa brickada, sem dar vídeo, mas acende leds, fans e também esquenta. 

Eu já tinha tentando fazer recuperação pelo pendrive com DOS e também já tinha tentando o método do jumper, mas isso tudo utilizando duas gpu, uma GT 710 que usei pra dar vídeo e a 580 no segundo slot pra tentar recuperar, mas não deu certo. Não sei se foi porque usei as duas placas ao invés de usar só a brickada junto com o processador com vídeo integrado (coisa que eu não tenho, porque o meu é um i39100f). Tô quase comprando um gravador eprom, por que parece que não vai ter jeito.

-> Eu acho que não deu certo por que tô usando duas placas e como tu disse o Pc só tá dando preferência pra 710, porque ele e nem o ATI flash não reconhece a 580

Postado

@The Gogh

Citação

Tu fez o procedimento do jumper usando o pc com vídeo integrado ou usou tua outra placa de vídeo pra fazer?

Ryzen 7 1700 não possui vídeo integrado, então foi com outra placa de vídeo (GTX 1050TI). Identifique o jumper e siga da mesma forma que foi realizado no Vídeo. Não sei se essas placas xing-ling tem a seta de referência para fazer o jumper.

Postado

@Ikazuch1 Vish, Man, então eu acho que vai ter que ser com a regravadora mesmo. Por que eu já tinha feito o procedimento igual o vídeo e a placa continuava sem reconhecer. Pelo que eu identifiquei esse aí da imagem é o chip da BIOS e tem um furinho nele (indicando ser o pino 1, então o outro acima dele é o 8). Eu não tenho solda aí usei esse arame de alumínio (não achei uma forma de deixar ele fixo)

O que eu tava fazendo era o seguinte:

Conectava minha 710 e ligava o Pc, depois conectava a 580, botava o cabo de alimentação dela e depois reiniciava o Pc, na hora que ele dava aquela escurecida antes de ligar de novo eu colocava o arame no pino 1 e 8 e ficava segurando até o Pc iniciar por completo. Aí na hora que ele ligava eu parava de segurar o arame.

Ai dava os comandos no terminal pra instalar uma nova BIOS e dava erro 0FL01 "adapter not found", como se não tivesse nenhuma placa conectada/reconhecida.

Fiz alguma coisa errada?

PXL_20221227_180433617.jpg

IMG_20221229_085136.jpg

Postado

Faz o seguinte, desencapa um pouco a ponta desse arame ai, deixa nessa mesma da foto em forma de U. Eu consegui fazer a conexão (acredite ou não) pendurado pela própria "gravidade", deixei em um formato que a pressão (no formato de U) fique no chip sem ter a necessidade de ficar com pregador (coloquei o arame deitado para facilitar), com conexão feita deixa as duas (GPUs) ligadas como apenas a gt710 funciona então vai dar bot. Logo após acesse gerenciador de dispositivos ou GPU-Z e verifique se reconheceu a placa (provavelmente vai ser 570 series), reconhecendo ela tire a conexão (jumper) e realize o flash com AMDVBFlash / ATI ATIFlash Versão 2.93.

Postado

@Ikazuch1  Não deu certo Man. Tentei de todo jeito. Agora o que resta é levar em uma assistência, que vão cobrar 100-200R$ certeza, ou comprar uma regravadora. Vou nessa última opção porque vi que não são caras (vou pegar o modelo Ch341a + Pinça Jacaré) e ver se recupero. A BIOS que botei lascou a ***** toda que não reconhece de jeito nenhum no Pc. 

• Curtir 1
  • 4 meses depois...
Postado

@Ikazuch1 A minha rx580 8g 2048sp 51 risc do Aliexpress parou de vez depois q atualizei, com certeza a BIOS tava errada, ruim porque meu PC não tem vídeo integrado.( i3 10100f ).

Tenho um Notebook e peguei emprestado um adaptador eGpu, faço  a conexão e o notebook reconhece a placa no gerenciador de dispositivos e no GpuZ, quando entro no amdflash não abre e da erro,tentei pelo cmd e deu o mesmo erro como se não tivesse placa conectada, tentei através do Dos e também deu que não tinha placa conectada sendo que o windows reconhece a placa. (obs. notebook não instala os drives da amd), será que só pra gravar a BIOS ele dar conta?

Fazendo esse Jump na placa da BIOS vou conseguir ou será q o notebook não suporta a conexão com a placa?

me da uma luz amigo, estou desesperado 

Postado
5 horas atrás, Rômulo Aguiar disse:

Fazendo esse Jump na placa da BIOS vou conseguir ou será q o notebook não suporta a conexão com a placa?

Tem que verificar se possui o componente na sua placa conforme o vídeo linkado.

• 3 semanas depois...
Postado
Em 02/11/2022 às 16:10, Ikazuch1 disse:

Retornando para dar o parecer, consegui solucionar com arrame de amarar pão de forma. Fiz uma conexão do pino 1 para o pino 8 no chip da GPU conforme vídeo (com isso você descobre integridade da placa), identificado rx 570 series da ASUS eu acessei techpowerup e realizei download da BIOS correta. Feito o flash com AMDVBFlash / ATI ATIFlash 2.93 com referência desse vídeo. Detalhe muito importante: tem que ser com a versão 2.93. Caso tente com a mais recente, ocorre o ERROR 0FL01.

image.png.de113f889381187da7b5649301ea933d.png

Resumo da opera: Não brinque de trocar BIOS caso não tenha conhecimento, mas caso chegue na situação que nem a minha, você pode resolver com arrame de amarar pão de forma! 

Fiz esse procedimento do arame na minha SJS RX580 2048SP e indentificou uma RX590, infelizmente no lugar do fabricante esta AMD/ATI fica bem difícil achar a BIOS certa

Postado
1 hora atrás, Ale Ss disse:

Fiz esse procedimento do arame na minha SJS RX580 2048SP e indentificou uma RX590, infelizmente no lugar do fabricante esta AMD/ATI fica bem difícil achar a BIOS certa

Tente, baixando uma BIOS RX590 com o mesmo "memory type" e "memory size" igual o que apresentado no seu GPU-Z .

Postado
2 horas atrás, Ikazuch1 disse:

Tente, baixando uma BIOS RX590 com o mesmo "memory type" e "memory size" igual o que apresentado no seu GPU-Z .

Tentei uma BIOS da Gigabyte e uma da MSI ambas ambas RX590 e não deram imagem

Fiquei pensando se realmente os chineses transformaria uma 590 em 580 2048SP

A memória é Samsung K4G80325FC

250 MHz: 2-3-3-3-11-8-27

400 MHz: 3-3-5-5-17-9-43

600 MHz: 5-5-8-8-26-11-65

900 MHz: 7-7-13-13-39-15-98

1000 MHz: 8-8-14-14-43-16-109

1125 MHz: 9-9-16-16-49-17-123

1250 MHz: 10-10-18-18-55-18-137

1375 MHz: 12-12-20-20-61-19-151

1500 MHz: 13-13-22-22-65-20-164

1625 MHz: 14-14-24-24-71-21-178

1750 MHz: 16-16-26-26-77-22-192

2000 MHz: 17-17-31-31-87-24-219

Quem puder ajudar com alguma BIOS que pareça compatível agradeço, tenho a gravadora então é tranquilo

• 2 semanas depois...
Postado

@Ale Ss Não sei se fez o backup mas caso não tenha feito, tentou pedir ao vendedor o backup da BIOS? Você pode arriscar e tentar colocar BIOS não oficial da geração 400, vai que funciona. Aferir o código do chip de processamento gráfico (acredito que tenha feito isso).

Nunca vi gambiarra dos xing ling pegarem uma 590 e transformar 580 2048SP RX570.

• mês depois...
Postado

Alguém me ajuda a encontrar o chip de BIOS da minha? A minha não dá Vídeo depois de eu ter trocado a BIOS e queria regravar de alguma forma, mas preciso encontrar o chip de BIOS primeiro 

• 11 meses depois...
Postado

mano ainda não mexi na minha rx 580, mas ela não pega o programa drenaline ela da tela preta quando extressada e fica piscando, ja baixei a BIOS nova achando que seja isso mas o meu cmd não reconhece o comando amdvbflash -i. o que eu faço?

• 2 semanas depois...
Postado
Em 05/07/2024 às 08:22, wesleylima disse:

mano ainda não mexi na minha rx 580, mas ela não pega o programa drenaline ela da tela preta quando extressada e fica piscando, ja baixei a BIOS nova achando que seja isso mas o meu cmd não reconhece o comando amdvbflash -i. o que eu faço?

Citação

Feito o flash com AMDVBFlash / ATI ATIFlash 2.93 com referência desse vídeo. Detalhe muito importante: tem que ser apenas com a versão 2.93. Caso tente com a mais recente, ocorre o ERROR 0FL01.

Essa 570 580 ai ta mais com cara que você deu azar no mercado de usados chip ruim. Se tiver ainda na "galantia" devolve, caso não esteja leve a uma assistência de confiança para orçamento. Dependendo do valor, pega outra placa.

Boa sorte!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!