Ir ao conteúdo

Cooler padrão do Ryzen 3 2200G é suficiente para refrigerar Ryzen 5 5600?

Ir à solução Resolvido por Shaman93,

Posts recomendados

Postado

Boa tarde, pessoal,

Eu tenho um r2200g e quero trocar, me interessei por um r5600(vou comprar uma placa de vídeo também) que vi no aliexpress, mas ele vem sem cooler. Minha duvida é se o cooler do r2200g é suficiente para refrigerar o r5600, alguém pode me ajudar?

Postado

O CPU cooler do Ryzen 3200G é o Wraith Stealth, o mesmo que é usado no Ryzen 5600, afinal os dois CPUs tem TDP de 65 watts.

Num gabinete bem ventilado é capaz de manter estes  CPU em stock em temperaturas aceitáveis, embora será ruidoso para isso.

• Curtir 1
Postado

@everybodyknows @Diego Both Minha placa-mãe é uma B540m da ASUS, ela não tem dissipador no VRM. Minha ideia era que, caso fosse para trocar o cooler, trocar por um cooler que sopre diretamente na placa, para que o vento sopre nos VRM's. Esse Gammaxx 400 tem a ventilação na horizontal, a ventilação não atingiria os VRM's. Minha lógica faz sentido?

• Solução
Postado

@viniciuz_moura Faz sentido sim, cooler horizontal ajuda a resfriar o VRM e é uma forma de amenizar o fato de usar processadores mais parrudos em placas-mãe mais simples. O único problema é que coolers desse tipo são raros e caros por aqui.
Também endosso o que o @1lokos, o cooler do 2200G deve sim dar conta em eu um gabinete bem ventilado.

Postado
16 minutos atrás, viniciuz_moura disse:

Esse Gammaxx 400 tem a ventilação na horizontal, a ventilação não atingiria os VRM's. Minha lógica faz sentido?

Não, né? o FAN do Cooler dirige todo o ar para as aletas do radiador. O Cooler que trabalha refrigerando os VRM's e todo o mais da MB são os FAN frontais(principalmente os mais abaixo) que puxam o ar frio de fora para dentro e criam o fluxo ascendente. Porisso o mais importante ao meu ver é o gabinete, se tiver posição para um FAN de topo é o ideal.

E sobre o Cooler, os dois são exatamente iguais(do 3200G e o 5600X).Infelizmente nenhum dos dois dissipa bem quando o alto verão chega.

Postado
12 minutos atrás, PedraX disse:

Não, né? o FAN do Cooler dirige todo o ar para as aletas do radiador.

E depois que o ar passa pelas aletas, vai pra onde...? Direto pro entorno do processador, resfriando VRM, RAM e outros componentes ao redor. O efeito de resfriamento do VRM que os coolers horizontais proporcionam já é conhecido há bastante tempo. Nesse vídeo abaixo, por exemplo, dá mais de 10 graus de diferença. Pra quem usa processador com vídeo integrado como as Vega 8 com overclock, a diferença pode ficar na ordem de várias dezenas de graus.

• Curtir 1
Postado
agora, Shaman93 disse:

E depois que o ar passa pelas aletas, vai pra onde...?

Bom, lembrando que esse ar já aqueceu e lá atras do radiador costuma ter um FAN de gabinete tirando ar para fora, se tiver algum efeito lateralmente, é bem residual.

Na minha visão, o resfriamento da placa-mãe e componentes agregados depende muito mais dos FAN do gabinete.

De qualquer forma não costuma ter problema de temperatura com VRM em condições normais de uso.

Postado
16 minutos atrás, PedraX disse:

Bom, lembrando que esse ar já aqueceu

Ainda assim, continua em temperatura mais baixa que o VRM, caso contrário não teria capacidade de resfriar ele, como é observado.

se tiver algum efeito lateralmente, é bem residual

A diferença é bem expressiva, conforme mostrado no vídeo que postei acima, e vários outros disponíveis (a busca "vrm downdraft vs tower" dá muito resultado).

De qualquer forma não costuma ter problema de temperatura com VRM em condições normais de uso.

É muito frequente problema de superaquecimento do VRM, uma das partes mais comuns de detonar na placa, principalmente no contexto: placa-mãe básica + processador avançado + cooler torre (que resfria menos o VRM). Em alguns casos, até placas-mãe intermediárias chegam a ter problemas com processadores mesmo intermediários (alô Biostar, é contigo mesmo).

Postado

Shaman93, com todo respeito, estou dizendo para ele ver as condições da circulação do ar no gabinete. Não é o Cooler de CPU que vai salvar a lavoura.

Pela sua lógica , o quem antes, o ovo ou a galinha? A ventilação do gabinete tem a máxima prioridade na questão do resfriamento dos componentes.

Postado
7 minutos atrás, PedraX disse:

Shaman93, com todo respeito, estou dizendo para ele ver as condições da circulação do ar no gabinete. Não é o Cooler de CPU que vai salvar a lavoura.

Pela sua lógica , o quem antes, o ovo ou a galinha? A ventilação do gabinete tem a máxima prioridade na questão do resfriamento dos componentes.

Mas que a ventilação do gabinete é importante é óbvio, e em momento algum refutei isso.
Você está lutando contra um fato simples: independentemente da condição de circulação de ar, gabinete bem ventilado ou não, cooler tipo horizontal vai resfriar melhor o VRM por promover fluxo de ar diretamente sobre ele, como comprovado por inúmeros testes independentes (incluindo o que mandei e foi feito em gabinete aberto).

Recapitulando, a dúvida foi:

1 hora atrás, viniciuz_moura disse:

Minha ideia era que, caso fosse para trocar o cooler, trocar por um cooler que sopre diretamente na placa, para que o vento sopre nos VRM's.

E sua resposta, incorreta, foi:

52 minutos atrás, PedraX disse:

Não, né? o FAN do Cooler dirige todo o ar para as aletas do radiador.

Na realidade sim, cooler horizontal vai manter o VRM em temperatura mais baixa, e no contexto de placa-mãe básica e processador parrudo ou com vídeo integrado, esse efeito pode ser bem importante.

Postado
4 minutos atrás, Shaman93 disse:

trocar por um cooler que sopre diretamente na placa, para que o vento sopre nos VRM's.

Me mostre por algum milagre um cooler de CPU que faça isso.

Postado
5 minutos atrás, PedraX disse:

Me mostre por algum milagre um cooler de CPU que faça isso.

TODOS os coolers tipo horizontal/downdraft, nos quais o ar é soprado em direção à placa-mãe e se espalha pela superfície da mesma após passar pelo bloco dissipador, fazem esse "milagre".
Alguns chegam a ser projetados com as aletas em certa inclinação de forma que o fluxo ainda se concentre mais diretamente em cima do VRM (exemplo, Scythe SCKC-2100 abaixo):

image.png.fbf900b100419d89670c617e1ec77730.png

Postado

Mas não é o caso do Gammax400, a construção dele é diferente.Não é ele que o Vinicius falou?

E não quero ser chato, mas o Cooler mostrado pode até resfriar bem a CPU, mas será contraproducente na economia de energia, isso porque dependendo do fluxo de ar no gabinete vai criar muitos vórtices (turbilhonamento no escoamento).

Postado
agora, PedraX disse:

Mas não é o caso do Gammax400, a construção dele é diferente.Não é ele que o Vinicius falou?

Ele justamente perguntou se o Gammaxx não seria uma opção desaconselhável pelo fato de (por ser tipo torre) piorar a refrigeração do VRM. A resposta completa é que se a placa-mãe for muito básica, pode ser que sim e que seja mais vantajoso, pensando em durabilidade da configuração, manter um cooler horizontal. Os coolers tipo torre são dominantes no mercado por serem muito mais eficientes na refrigeração da CPU e também do próprio gabinete, já que direcionam o ar direto pra fora, mas realmente pecam nesse quesito de acabar aumentando a temperatura do VRM (e isso acontece mesmo comparando os coolers torre topo de linha com os coolers stock que vêm nos processadores). Quanto maior a disparidade entre placa-mãe e processador, mais o VRM vai esquentar e mais relevante considerar esse efeito na hora de optar por cooler horizontal ou torre.

Em resumo: placa-mãe muito básica e processador parrudo ou com vídeo integrado, pode ser que cooler horizontal seja uma escolha mais interessante. Pra PCs compactos também, uma vez que a altura desses coolers geralmente é bem menor. Em todos outros cenários, acho que coolers torre são preferíveis.

• Curtir 1
Postado

No frigir dos ovos, sobre a questão de reaproveitar o Cooler do 2200G: poder até pode, mas não vai aguentar no alto verão.

Sobre a escolha do Cooler: aí depende do orçamento, o Gammax400 é um dos melhores custo/benefício

Se ele resolve temperatura de VRM: não. Pode até ajudar indiretamente, mas antes teria que ver se as temperaturas são realmente preocupantes, talvez não sejam muito conhecidos os dissipadores de calor avulsos que são vendidos(preferível os de cobre na questão de eficiencia)

Na verdade deveria dizer como está a ventilação do gabinete e alguma coisa a mais sobre a configuração completa.

Como pretende trocar a CPU deve estar comprando tb uma VGA e isso poderá dizer muito como vai ser o problema do aquecimento geral(CPU,VGA e VRM).

PS: diga o gabinete e o fonte, isso tb é importante.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...