Ir ao conteúdo

Full HD em monitor 2k fica borrado?

Ir à solução Resolvido por GuilhermeGB,

Posts recomendados

Postado

Bom dia. Estou procurando um monitor legal abaixo dos 2 mil reais que seja QHD e tenha uma taxa de atualização legal. Acabei de ver um vídeo sobre um monitor da Pichau que atende aos meus requisitos mas em uma parte do vídeo o reviwer diz que joga em Full HD em alguns jogos por conta da limitação de hardware dele, ele fala que pelo monitor ser 2k e ele jogar em full HD o jogo fica um pouco borrado. Isso é defeito do monitor dele ou é padrão? Fica borrado mesmo? Eu uso uma RTX 2060 de 6gb da Zotac, em alguns jogos ela empurra os 2k (gráficos médios e alguns poucos no alto/ultra). A maioria dos meus jogos em jogo em full HD. Vale a pena comprar um 2k para jogar em full HD? Borra de verdade ou fica de boa? Lembrando que eu usarei o monitor para consumo de mídia também, os 2k me serviriam muito para isso além de jogar, é claro.

Obs: o monitor citado é o Pichau Centauri CR27. O vídeo e minuto em questão é esse abaixo aos 9:50. 

• Solução
Postado

Qualquer resolução menor que a resolução menor que a nativa em qualquer tipo de tela LCD vai ter uma aspecto borrado, isso por causa da forma com que essas telas funcionam. As telas LCD possuem uma quantidade de pixels definida com base na resolução nativa, então tentar encaixar outras resoluções em uma tela que já tem um quantidade de pixels fisicamente definida requer algumas técnicas que resultam numa perda de qualidade. O método de integer scaling, dito pelo colega acima, basicamente faria com que cada pixel da resolução menor ocupasse um pixel físico da tela, mas você teria um algum espaço não ocupado nas bordas da tela, o que pode ser um pouco incomodo.

• Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado
4 horas atrás, GuilhermeGB disse:

O método de integer scaling, dito pelo colega acima, basicamente faria com que cada pixel da resolução menor ocupasse um pixel físico da tela, mas você teria um algum espaço não ocupado nas bordas da tela, o que pode ser um pouco incomodo.

🙄

https://tanalin.com/en/articles/integer-scaling/

Postado
11 minutos atrás, Marcos FRM disse:

Essa técnica nunca funcionaria entre resolução 1440p e 1080p. Ela funciona entre 1080p e 4K (2160p), por exemplo, funcionaria também entre 1440p e 720p, pois são resoluções múltiplas uma das outras, o que não acontece entre 1080p e 1440p. A única forma de utilizar integer scaling de uma resolução 1080p numa tela 1440p seria deixando algumas bordas ao redor da imagem, fazendo com que um pixel "virtual" ocupe um pixel físico. Isso existe em alguns emuladores, como no emulador de PS2 (PCSX2) para evitar distorções em sprites de jogos 2D, por exemplo.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...