Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Oi gente, tudo bem?

Tenho olhado na internet há algumas semanas e não consigo informações precisas sobre essa ideia que me ocorreu. Vamos lá, do início:

Eu trabalho com modelagem 3D e Render pra arquitetura, o que demanda bastante do meu pc. 

Tenho um Ryzen 9 5900x, uma B-550 Tuf Gaming, 32 GB de Ram 3000mhz, uma fonte corsair cx600 e uma GTX 1060 de 6gb,

Claramente o problema do meu pc hj é a placa de vídeo... mas aí vem a questão.

Eu tô pesquisando uma RTX 3070 pra comprar, acho que vai melhorar bastante o meu fluxo de trabalho, principalmente porque eu renderizo pela placa de vídeo a maioria dos meus projetos, mas seria muito legal pra mim poder deixar uma placa rodando um programa e outra rodando outro... no trabalho de render é mt importante ter tempo de "testar" coisas... as vezes uma luz fica melhor ali ou uma alteração na modelagem melhora um pouco as coisas... Dito isso tudo, será que eu conseguiria colocar a RTX nesses setup meu mantendo a 1060? E colocar o programa de modelagem em uma placa e o de render em outra? ou um monitor em cada placa, não sei... assim eu imagino que conseguiria mais performance no workflow... conseguiria mais agilidade usando os programas em paralelo, sabe? 

tecnicamente é possível? Vale a pena? Eu precisaria de uma fonte de 800w? 1000w? 

Uma luz por favor haha

Postado

Boa tarde. Eu não sei que software você usa mas eu trabalho com o Blender e ele permite escolher qual gpu usar, eu tenho uma RTX 3060 que uso para renders e uma 1660 super que uso para trabalhar em projetos mais leves enquanto a 3060 está renderizando. Sinceramente ter duas placas ajuda muito e já me salvou várias vezes, dependendo do projeto também consigo renderizar com as duas ao mesmo tempo desde que não ultrapasse o limite de vram já que a 3060 tem 12gb e a outra apenas 6gb, nesse caso se for usar as duas ambas vão ficar com 6gb no total.

Quanto a fonte, a 1060 consome cerca de 80~100w em full load enquanto a 3070 por volta de 160w, o Ryzen uns 100w e o restante do sistema por volta de 100w, isso tudo calculando por cima. Se for considerar uma margem de segurança eu recomendaria uma fonte de pelo menos 650w que será suficiente, como você já tem uma de 600w eu particularmente não trocaria, a não ser que pretenda fazer mais upgrades no futuro.

• Curtir 1
Postado

@Daniel Lee Que legal ler isso, cara!! Vou tentar assim que a placa nova chegar... entrei aqui no power suply calculator e realmente deu que a fonte sugerida é de 650w porque o máximo que as peças demandariam seria 632w... dá um medo ligar o sistema na minha fonte CX600, que tem certificação 80plus bronze... enfim, acho que vou desapegar dessa grana e comprar uma fonte nova mesmo, ***** é o nobreak que eu comprei de 600 há alguns meses e agora vou ter de vender ='[ 

Enfim, muito obrigado pelas dicas! Vou testar e em breve venho falar como foi minha exp.

@Diego Both Maravilha mano, não tinha visto esse vídeo... mas ele reforçou meu medo de ligar o sistema todo na fonte de 600 porque ela é 80plus bronze... ele disse que fontes de qualidade poderiam segurar bem os sistemas com valores próximos, mas como eu quero colocar duas gpu e os valores do sistema inteiro estão superiores, acho mais prudente eu fazer esse investimento a mais mesmo... valeu amigão, ajudou demais!!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!