Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Eu posso ligar um hub multi fan na entrada CHA_FAN ou SYS_FAN ou conectar no CPU_FAN sendo que pretendo ligar a bomba do meu WC nela, ou posso ligar a bomba no Hub?

Na minha placa-mãe só tenho uma saída CPU_FAN e uma CHA_FAN e comprei um WC com duas fans

image.png.a15786809802b04dccf3b9bb9a33f7b0.png

image.png.6b09feb5707a743a270b1560bfbc27e4.png

Postado

Qual seria o modelo de water cooler?
A bomba recebe energia da fonte ou somente é ligada na placa-mãe?
As fans do wc pressuponho que sejam de 4-pinos (PWM)?

Você pode sim ligar a bomba e as fans no CPU FAN usando o hub.
O mais importante para a bomba é funcionar em 12V.

No hub tem a entrada master a qual reporta a rotação para a placa-mãe, dai ficaria mais a seu critério, caso queira ver na BIOS a rotação da bomba ou de uma das fans.

Mas tem duas considerações:

1) Caso a alimentação da bomba seja pelo conector, certifique que o controle de rotação seja PWM para que a rotação as fans possam ser controladas.
O full speed garante também 12V para a bomba, porém as fans irão funcionar em máxima rotação, então melhor deixar em PWM.

2) O consumo total da bomba e das fans ligadas no hub não pode ultrapassar o limite suportado pelo conector.
Se o manual não especificar, considere o limite padrão de 1A (12W).

Caso a bomba receba energia através da fonte, então independe do limite e de qualquer tipo de configuração do conector.

Postado

Tem alguns modelos de WC que tem a alimentação pro cabo Sata e o controle do pump pelo PWM, se seu WC for desta forma eu ligaria a bomba no cpu_fan e o restante no HUB.

Já vi um Corsair H100 ser desta forma, mas não sei se aplicaram este modelo de ligação para todos os WC

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...