Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Tenho a necessidade de fazer a placa ligar o motor através de uma ligação direta, e temo unir cabos errado e danificar algo na placa.

a pinagem CN4 para o monitor (monitor inexistente, no meu caso) termina em 6 cabos soltos, olhando por horas o esquema elétrico da placa, não encontrei a identificação destes cabos e como fazer o start dela. (Não sou aprofundado em eletrônica, conheço elétrica básica industrial)

https://www.electronica-pt.com/esquema/equipamentos/athletic-conv-rev.2-17628-30254/

placa-Athletic-1.jpg

placa-Athletic-2.jpg

placa-Athletic-3.jpg

Postado

@Alexandre T.L Infelizmente ligação direta com o motor não vai ser possível. Espero que você tenha uma noção do que é PWM. Basicamente nessa esteira é um sistema que usa um componente chamado mosfet que atua como uma chave liga / desliga de altíssima velocidade que é controlado por uma “onda quadrada” gerada pelo circuito. Essa onda tem os ciclos alto e baixo que respectivamente ligam e desligam a “chave”. Quando os ciclos de “ligado” são mais curtos que os de desligado o motor recebe um equivalente de uma tensão DC baixa e quanto mais longos mais alta será a tensão que o motor recebe ou, como costumamos dizer “enxerga”. O motor dessas esteiras é de corrente contínua que funciona com uma tensão nominal de 90V DC. Mas a fonte de alimentação do circuito fornece para o motor 170 volts retificando o 120 volts da rede e filtrando com um capacitor que se carrega com a “tensão de pico”. Você deve saber que os 120 volts da rede são um valor médio entre os picos positivos e negativos de +170 e 170 volts. Portanto ligar o motor direto nesses 170 volts vai fazer ele girar em altíssima velocidade e eventualmente queimá-lo. Aqui tem a parte do circuito de controla o motor:

image.png.3cd6c163727fd48b088047ed5a9c4de9.png

 

Com você pode perceber o mosfet fica entre o terra (negativo) e o – do motor e através da linha vermelha é enviado o sinal PWM ( a tal “onda quadrada”) que vai controlar a “chave” mosfet.

 

Você tem duas opções.

1- construir um circuito relativamente simples que forneça essa onda quadrada regulável para o mosfet.

2- fazer a “gambiarra” que já vi no Youtube, eliminar o mosfet e controlar a tensão que vai para a fonte com um dimmer de alta potência. Nesse caso é melhor construir outra fonte para o motor com os próprios componentes da placa ou até novos, são apenas dois componentes, uma ponte retificadora de quatro terminais e um capacitor que no seu circuito são respectivamente o S1342 - Ponte Retificadora Monofásica 25A / 800V e um eletrolítico de 470 uF por 250 volts.

image.png.70ecff33f038e2a4465e76f9b825244c.png

Nos dois casos a esteira vai perder uma característica que pode ser importante:

todas elas têm uma roda perfurada com sensores óticos que informa velocidade do motor para o circuito, que vai compensar qualquer alteração causada principalmente pelo aumento da carga quando uma pessoa passar a estar em cima dela. A rotação do motor pode ficar caindo nos momentos que cada pé da pessoa estiver na esteira, não sei dizer se na prática isso atrapalha ou incomoda o uso da máquina.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...