Ir ao conteúdo

Windows 11 não permite a manipulação de arquivos pelo Linux.

Ir à solução Resolvido por Marcos FRM,

Posts recomendados

Postado

Bom dia. Meu problema é o seguinte.

Estou usando Windows 11 tem dois meses, o problema roda sem problema nenhum, está perfeito.

No entanto, esses dias precisei passar um arquivo do meu Arch Linux para o meu Windows, que obviamente está em NTFS. Mas por algum motivo, eu não tenho a permissão necessária para fazer tal ação.

Segundo o Arch, as pastas do Windows estão com permissões apenas de leitura para o grupo e usuário, mas ao mudar as permissões para leitura e escrita, o processo não se finaliza e volta a ser apenas para leitura.

Não sei como ou quando começou isso, mas o Windows está sem atualizações e estou com o Secure BOOT e Fast BOOT desativados, então não era pra isso acontecer.

Grato a todos que me ajudarem.

• Membro VIP
Postado

"Fast BOOT" quer dizer  "Ligar inicialização rápida (recomendado)" em "Painel de Controle → Opções de Energia → Escolher a função do botão de energia"?

Qual ambiente gráfico e como está montando o volume em questão?

Postado
23 horas atrás, Pepse disse:

Bom dia. Meu problema é o seguinte.

Estou usando Windows 11 tem dois meses, o problema roda sem problema nenhum, está perfeito.

No entanto, esses dias precisei passar um arquivo do meu Arch Linux para o meu Windows, que obviamente está em NTFS. Mas por algum motivo, eu não tenho a permissão necessária para fazer tal ação.

Segundo o Arch, as pastas do Windows estão com permissões apenas de leitura para o grupo e usuário, mas ao mudar as permissões para leitura e escrita, o processo não se finaliza e volta a ser apenas para leitura.

Não sei como ou quando começou isso, mas o Windows está sem atualizações e estou com o Secure BOOT e Fast BOOT desativados, então não era pra isso acontecer.

Grato a todos que me ajudarem.

Que eu saiba isso não é possível só ao contrário de Windows para Linux.

Lembre-se que Linux é estranho para o Windows pois é um sistema com formatações diferentes.

Postado
13 minutos atrás, Henrique - RJ disse:

Eu nunca consegui nas distros que usei, todas derivadas do Ubuntu.

Eu sempre consegui. Conseguia no Pop_OS!, Manjaro, Debian, Mint e Arch, eu nunca tive problemas em gravar coisas do Arch no Windows. No entanto, a partir do momento que eu instalei o Windows 11 na minha máquina, isso não foi mais possível. Conversei com um amigo meu, que conhece muito de Software, e segundo ele, a Microsoft mexeu no NTFS.

• Membro VIP
Postado
1 minuto atrás, Henrique - RJ disse:

@Pepse

Não será por causa de partição GPT ?

Não.

@Pepse Você desativou a inicialização rápida? Caso não, testou reiniciando o Windows ao invés de desligá-lo antes de carrear o Arch?

Postado
1 minuto atrás, Marcos FRM disse:

Você desativou a inicialização rápida? Caso não, testou reiniciando o Windows ao invés de desligá-lo antes de carrear o Arch?

Desativei o Secure Boot e Fast Boot, tudo o que faz o Windows bloquear a escrita eu desativei, mas ele continua ativado.

E sim, eu testei isso, não adiantou.

3 minutos atrás, Henrique - RJ disse:

Não será por causa de partição GPT ?

Muito provavelmente não, não faz sentido eu ter problema só agora, além de que, minhas partições eram todas iguais, em GPT.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Então resta fazer o NTFS-3G exibir informações de depuração para ver se aparece algo útil. Como você monta o volume? Pelo aplicativo "Discos" tão somente? Mexeu no /etc/fstab? (é preferível não mexer)

Postado
15 horas atrás, Marcos FRM disse:

Então resta fazer o NTFS-3G exibir informações de depuração para ver se aparece algo útil. Como você monta o volume? Pelo aplicativo "Discos" tão somente?

Sim, monto o meu HD apenas pelo aplicativo Discos.image.png.349b9766c728e520ba89c11e1a446c05.png

Detalhe, tenho que montar manualmente, nenhuma partição do Windows vem montada.

15 horas atrás, Marcos FRM disse:

Mexeu no /etc/fstab? (é preferível não mexer)

Sim, mas apenas para fazer o Swap inicializar junto do sistema. Como o meu Arch é o puro, não tinha Swap.

Postado
10 minutos atrás, Marcos FRM disse:

O ponto de montagem /mnt/blabla não é o padrão do udisks. Poste o conteúdo do /etc/fstab para termos certeza que nada está atrapalhando.

# /etc/fstab: static file system information.
#
# Use 'blkid' to print the universally unique identifier for a device; this may
# be used with UUID= as a more robust way to name devices that works even if
# disks are added and removed. See fstab(5).
#
# <file system>             <mount point>  <type>  <options>  <dump>  <pass>
UUID=E54C-9196                            /boot/efi      vfat    umask=0077 0 2
UUID=7678ff90-cc63-4b4c-8cb0-1364067d0572 /              ext4    defaults,noatime 0 1
tmpfs                                     /tmp           tmpfs   defaults,noatime,mode=1777 0 0
LABEL=HDD1 /mnt/HDD1 auto nosuid,nodev,nofail,x-gvfs-show 0 0
/mnt/HDD1/swap/swapfile none swap defaults 0 0

15 minutos atrás, Marcos FRM disse:

O ponto de montagem /mnt/blabla não é o padrão do udisks. Poste o conteúdo do /etc/fstab para termos certeza que nada está atrapalhando.

Esse era o conteúdo do meu HD em NTFS, também tem a partição do Windows, mas ela é basicamente a mesma coisa.

• Membro VIP
Postado
1 minuto atrás, Pepse disse:
tmpfs                                     /tmp           tmpfs   defaults,noatime,mode=1777 0 0

Essa linha de nada serve. Remova.

3 minutos atrás, Pepse disse:
LABEL=HDD1 /mnt/HDD1 auto nosuid,nodev,nofail,x-gvfs-show 0 0

Qual volume tem o rótulo "HDD1"? Qual o sistema de arquivos desse volume?

• Membro VIP
Postado

A partição NTFS é outra então? Daí não tem ligação mesmo.

Monte volume NTFS e rode os seguintes comandos:

journalctl -b | grep -E 'udisksd|ntfs'

findmnt -uS /dev/disk/by-uuid/06F8E27F0FFBAFC7

Postado

@Marcos FRM Feito.

[pepse@pepse-trojan ~]$ journalctl -b | grep -E 'udisksd|ntfs'
nov 17 13:00:01 pepse-trojan udisksd[1271]: udisks daemon version 2.9.4 starting
nov 17 13:00:01 pepse-trojan udisksd[1271]: Acquired the name org.freedesktop.UDisks2 on the system message bus
nov 17 13:00:01 pepse-trojan udisksd[1271]: Mounted /dev/sdc1 at /run/media/pepse/Ventoy on behalf of uid 1000
nov 17 16:10:03 pepse-trojan kernel: ntfs3: Max link count 4000
nov 17 16:10:03 pepse-trojan kernel: ntfs3: Enabled Linux POSIX ACLs support
nov 17 16:10:03 pepse-trojan kernel: ntfs3: Read-only LZX/Xpress compression included
nov 17 16:10:03 pepse-trojan kernel: ntfs3: Unknown parameter 'windows_names'
nov 17 16:10:03 pepse-trojan udisksd[47409]: The disk contains an unclean file system (0, 0).
nov 17 16:10:03 pepse-trojan udisksd[47409]: Metadata kept in Windows cache, refused to mount.
nov 17 16:10:03 pepse-trojan udisksd[47409]: Falling back to read-only mount because the NTFS partition is in an
nov 17 16:10:03 pepse-trojan udisksd[47409]: unsafe state. Please resume and shutdown Windows fully (no hibernation
nov 17 16:10:03 pepse-trojan udisksd[47409]: or fast restarting.)
nov 17 16:10:04 pepse-trojan udisksd[47409]: Could not mount read-write, trying read-only
nov 17 16:10:04 pepse-trojan ntfs-3g[47412]: Version 2022.10.3 external FUSE 29
nov 17 16:10:04 pepse-trojan udisksd[1271]: Mounted /dev/sda2 at /run/media/pepse/06F8E27F0FFBAFC7 on behalf of uid 1000
nov 17 16:10:04 pepse-trojan ntfs-3g[47412]: Mounted /dev/sda2 (Read-Only, label "", NTFS 3.1)
nov 17 16:10:04 pepse-trojan ntfs-3g[47412]: Cmdline options: rw,nodev,nosuid,uid=1000,gid=1000,windows_names,uhelper=udisks2
nov 17 16:10:04 pepse-trojan ntfs-3g[47412]: Mount options: nodev,nosuid,uhelper=udisks2,allow_other,nonempty,relatime,ro,default_permissions,fsname=/dev/sda2,blkdev,blksize=4096
nov 17 16:10:04 pepse-trojan ntfs-3g[47412]: Global ownership and permissions enforced, configuration type 7
[pepse@pepse-trojan ~]$ findmnt -uS /dev/disk/by-uuid/06F8E27F0FFBAFC7
TARGET                    SOURCE FSTYPE OPTIONS
/run/media/pepse/06F8E27F0FFBAFC7
                          /dev/sda2
                                 fuseblk
                                        ro,nosuid,nodev,relatime,user_id=0,group_id=0,default_permissions,allow_other,blksize=4096

• Membro VIP
Postado

Tem certeza que desativou a inicialização rápida no Windows? Pois o udisks está dizendo que não...

Caso sim, carregue o Windows e rode o chkdsk. Testei no meu Windows 11 aqui e o NTFS-3G monta em leitura/escrita sem problema.

Postado
29 minutos atrás, Marcos FRM disse:

Tem certeza que desativou a inicialização rápida no Windows? Pois o udisks está dizendo que não...

Caso sim, carregue o Windows e rode o chkdsk. Testei no meu Windows 11 aqui e o NTFS-3G monta em leitura/escrita sem problema.

Sim, desativei tanto na BIOS como no Windows, nos dois Windows. O chkdsk não acusou nada.

• Membro VIP
  • Solução
Postado

A opção do BIOS não tem importância neste contexto.

Correção: a mensagem dizendo que o volume está hibernado é do NTFS-3G. O udisks captura stdout e stderr, daí me confundi.

https://github.com/tuxera/ntfs-3g/blob/2022.10.3/libntfs-3g/volume.c#L716

Estranho. Rodou o chkdsk com a opção /f? Depois, tem que acessar volume novamente no Windows para o journal ser atualizado, para só daí testar no Linux.

Postado
1 hora atrás, Marcos FRM disse:

Estranho. Rodou o chkdsk com a opção /f? Depois, tem que acessar volume novamente no Windows para o journal ser atualizado, para só daí testar no Linux.

Isso fez funcionar na partição do Windows 10 e no HD, só não fez funcionar na partição do Windows 11, mas acho que aí não tem jeito.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...