Ir ao conteúdo

Posts recomendados

• 4 semanas depois...
  • Membro VIP
Postado

Informação para quem vai trocar os rolamentos do motor:

RolamentomotorSHE.thumb.jpg.739df41b657aadd1bd8f2d0ad92778e5.jpg

Estes são os originais. Na parte dos retentores eu não consegui mais informações.

E sobre um caso recorrente nas Watts 125, muitos proprietários relatam que as tomadas elétricas juntamente com os plugs estão derretendo, sem fornecer maiores detalhes se é 110V ou 220V ou se a fiação interna da tomada é fina ou grossa, só informaram que a Watts faz laudo e atesta uso indevido fora de garantia, colocando a culpa na fiação da casa do proprietário:

tomada.jpg.939dfcf420a8c587b11a9845f391a8a7.jpg

Esta mesma tomada está presente no carregador da SHE-S e comigo ainda não tive problema desta natureza, bem como não ocorreram relatos desta espécie no grupo.

Eu arrisco dizer que a parte mais fina do pino que fica encoberta pelo plástico preto é fina demais e serve de gargalo formando uma resistência, causando aquecimento. No meu ponto de vista os três pinos deveriam ser como é o pino terra, mais grosso.

Usuários que cortaram o plug fora e instalaram outro plug resolveram o problema e não derreteram mais, o problema é que este tipo de alteração exclui a garantia.

Imagino que o melhor a ser feito seria comprar outro cabo de computador de 2,5 mm que já vem com os plugs grossos e ir usando até acabar a garantia e ai pega o cabo original e corta fora o plug instalando outro reforçado, ficando assim com um cabo de reserva.

• Membro VIP
Postado

Acho que já falei sobre este tipo de plug por aqui. De fato o que causa o aquecimento é o mau contato aliado à pouca pressão que a tomada exerce nele. Principalmente deste tipo de ponta aí. Ele chega a ser risível pra dizer que suporta os 20A sem mau contato.

Uma ideota seria você colocar um terminal sindal de porcelana com fios direto na rede e aparafusar bem a cada vez que for carregar. O que me fez lembrar... havia um dispositivo de porcelana que adaptava neste ferro

czM6Ly9waG90b3MuZW5qb2VpLmNvbS5ici9wcm9k

pra evitar a queima dos contatos por calor... qualquer dia eu acho pra vos mostrar...

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
1 hora atrás, Pincipi disse:

tomada.jpg.939dfcf420a8c587b11a9845f391a8a7.jpg

8 minutos atrás, .if disse:

Acho que já falei sobre este tipo de plug por aqui.

A indústria está infestada por esta praga! O pior é que nos aparelhos novos eles são "visualmente" bonitos e se vendem como modernidade.

Há tomadas fêmeas que prendem essa cabecinha que nem uma cadela...

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado
15 horas atrás, alexandre.mbm disse:

tomadas fêmeas que prendem essa cabecinha

De fato! Numa delas fiz tanta força bruta pra remover que arrancou a cabecinha e ficou presa na régua...! Sério!

• 2 semanas depois...
  • Membro VIP
Postado

Um ultimo evento que aconteceu lá no grupo:

bat.jpg.e3ad955e09c4b3d470acb3c0143d6c50.jpg

A bateria beliscou o fio que vai para o disjuntor entre o chassis. Sobre este fato, toda vez que coloco a segunda bateria, o fio fica entre o chassis da moto e a carcaça da bateria, como eu percebi o potencial de dano, eu inclino um pouco a bateria para movimentar o fio um pouco para cima, de forma a ele ficar fora dessa área de "belisco". Quando a moto anda, a bateria fica batendo dentro e se o fio ficar entre o chassis e a bateria, acaba sendo amassado ou beliscado até ser cortado e entrar em curto.

• Obrigado 1
  • 3 meses depois...
  • Membro VIP
Postado

Tive a oportunidade de tirar fotos da bateria e carregador da W125 de primeira geração à titulo de comparação:

1.jpg.e35263f1d04cc8740215e3fb999ac7c0.jpg2.jpg.d055ad2e70d6774d4dc14bd1e4bddd63.jpg4.jpg.b4135007a7cc48ad2b27666a86c28de2.jpg

3.jpg.91ed022084837d3ab85e7f762d9b7820.jpg

O número 27 daria a entender que a corrente real da bateria é 27 amperes.

Até o momento ninguém conseguiu definir se a bateria da SHE é 35 amperes real ou se é de 27 mesmo.

A W125 já está na terceira geração com baterias novas em case de metal igual aos vídeos das motos chinesas topo de linha, com mudanças de motor, controladora, painel, farol etc.

A SHE ainda se mantém quase sem alterações.

De repente eu senti a moto mais leve, andando com pouco esforço e desconfiei que tinha acontecido alguma coisa.

Ela está fazendo um barulho de leve raspar, quase como se fosse como o barulho de ronco de rolamento. Acho que pode ser algo dentro do motor.

Na inspeção o que eu achava que seria algo na caixa de direção, passou a ser desconfiança em algo quando aperta o freio dianteiro repentinamente e se ouve um estalo, um tranco no guidão e também se pode observar que o para-lama dianteiro se movimenta um pouco.

Ainda não tive oportunidade de olhar de perto, tipo outra pessoa fazendo o acionamento do freio para que eu possa visualizar.

Na hora de dar em reaperto geral nos parafusos, notei que estava faltando um, o do suporte do bagageiro:

A.jpg.5f33f5f13800b3b506bb7f2c18386539.jpgB.jpg.cadab22fc71e864aed313b13cfba6fb4.jpg

Exatamente o prateado de cima, na hora de comprar também não encontrei igual e coloquei no lugar o que havia no mercado, R$ 7,00 os dois já com arruela comum e de pressão. Desta vez eu usei trava rosca, vamos ver se vai cair de novo.

Depois do reparo a moto voltou a ficar pesada, nunca imaginei que o peso de um parafuso fizesse tanta diferença. Risos.

• mês depois...
  • Membro VIP
Postado

Fui na inauguração da AVA Motos em Guarulhos:

https://www.instagram.com/_grupoava/reel/DCmJcHjRVNf/?locale=my&hl=am-et

É uma empresa multi marcas com oficina e portanto, além dos serviços, pode me vender peças de qualquer marca, também entrega pelo correio para qualquer lugar do país.

Fiz o test drive da W125 modelo 2025 que está disponível na Watts da Rebouças, a moto é macia com resposta rápida e mostra as duas baterias no painel, o preço dela é menor do que o preço que paguei na minha SHE-S dois anos antes.

Muito mais melhorias por menos preço.

Perguntei a um dos mecânicos sobre o parafuso que fica no copo inferior das bengalas e ele explicou que serve para travar o copo que é rosqueado no tubo, de modo que ele não gire lateralmente, no meu caso em que perdi os parafusos, a sujeira e água vão entrar pelo vão e oxidar a rosca interna.

Fizeram uma avaliação na minha moto e depois vão me dar uma resposta de quanto ela vale na troca por uma nova, lembrando que na Watts da Rebouças disseram que aceitam a usada através de parceiro, cheguei a mandar as fotos mas, nunca responderam.

Vi lá o cara da APG, Alta Performance Garagem e perguntei sobre o serviço na bateria da SHE-S e ele respondeu que faz 100% de tudo que eu precisar como troca de células, BMS, balanceamento etc. Com o detalhe de que na desmontagem do PAC eles não arrancam a fita de níquel que está soldada a laser no terminal de alumínio, retiram apenas o excesso e mantém a parte em contato com o terminal para que a solda normal da nova fita seja feita sobre a fita antiga, resolvendo assim com inteligência e perspicácia a questão da solda à laser.

Ele me disse para passar lá para me mostrar às células da SHE-S que são idênticas às células de um caminhão elétrico.

Semana que vem tem inauguração da Leva Motos.

Resolvi trocar a cor do conector Anderson de 50A porque observei que em todas as vezes que vou fazer a troca das baterias no meio da rua acabo conectando uma bateria na outra bateria.

A ideia é que se o conector for de cor diferente eu não vou errar. Pensei em usar algo para identificar como uma fita isolante ou parafusos mas, não consegui mentalizar nada que não ficasse com aspecto de gambiarra.

Fiz uma busca na rua Santa Efigênia e achei usado por R$ 35,00 ou novo com cabo montado por R$ 28,00 enquanto que na Shopee tem o par por R$ 9,90 mais o frete ou dois pares com frete grátis, pedi ao vendedor para enviar preto, azul ou vermelho porque não quero cinza, nas duas primeiras compras eu fiz um pedido junto com quatro bicos do pneu que foram cancelados sem enviar, no terceiro pedido só com os conectores Anderson foi enviado e chegou tudo certo, todos o quatro na cor preta.

No AliExpress tem por um real ou menos só que vem junto os impostos e o frete, ficando mais caro do que comprar no Brasil.

Sobre o vazamento do garfo dianteiro direito, é isso mesmo, o meu também voltou a vazar igual haviam me dito antes, pelo menos desta vez não atingiu o disco de freio, ou se atingiu eu não notei diferença, chegou no ponto em que começou a bater no paralama dianteiro, ai eu soltei o parafuso superior para abrir a tampa superior, dentro do tubo soltei um parafuso e por lá injetei 110 ml de fluido hidráulico comum, usado em direção hidráulica de carro, a intenção inicial seria colocar os 170 ml previstos no manual mas, encheu antes e quando remontei a suspensão ficou praticamente travada, sem curso, ai abri de novo e coloquei um pano para absorver o excesso enquanto fazia o movimento de subir e descer, acontece que o jato de fluido empurrou o pano e lavou parte da dianteira da moto, melando tudo em que tocou, eu nem limpei, deixei como estava, remontei e sai andando.

O problema é que não posso fazer o serviço na garagem porque é proibido, na via pública também é.

Nas oficinas que fazem o serviço tenho que agendar para daqui alguns meses e até lá o paralama vai quebrar, nas oficinas de moto à combustão não fazem o serviço em moto elétrica.

Assim eu tive que arrumar um espaço em algum local ermo que não seja via pública para fazer rapidamente o serviço e sair antes de ser assaltado.

Depois de algum tempo de uso, conforme foi vazando, a suspensão foi ficando mais macia.

Uma das braçadeiras do suporte da bolha rompeu e o preço só da braçadeira é cerca de 50% do preço da bolha nova com o suporte, recorri ao meu estoque de bugigangas e achei dois suportes de uma impressora Epson antiga que havia desmontado, juntei as duas e usei no lugar da rompida, por enquanto está servindo, não conseguiu dar a pressão total e ficou com um leve balançar.

Completei dois anos de compra e apenas 8.400 km rodados.

Antes de me aposentar eu rodava de 30 a 50 mil km por ano.

Uma curiosidade que descobri por acaso, depois que abateria desliga, ou melhor, a BMS, com a chave ainda na posição de ligado, se empurrar a moto ou girar a roda traseira por alguns metros, o painel se acende de novo, isso usando a bateria 3 com a BMS com Bluetooth, no caso da bateria original eu não sei se isso ocorre.

Outro detalhe observado; no caso da bateria 3, depois que começa a piscar no painel, dá para rodar mais uns 4 km no modo 1 em terreno plano, sem forçar no acelerador.

E se pegar uma subida, ela desliga, portanto, o macete é empurrar na subida para só rodar no plano ou na descida quando estiver piscando no painel.

O problema aqui de SP é que se descer da moto para empurrar, vem outro e passa por cima.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...