Ir ao conteúdo

Controle de fans - gabinete, radiador e bomba water cooler

Ir à solução Resolvido por Giu79,

Posts recomendados

Postado

Olá!
Tô com uma dúvida referente ao controle individual de headers como CPU_FAN, SYS_FAN1/2/3

Meu PC tem placa-mãe Gigabyte Z370M Aorus Gaming montado em um gabinete Hummer TGM com placa controladora de fans RGB (são 4) e também tenho um watercooler Corsair H60, que está ligado da seguinte forma: pump no CPU_FAN e o fan do radiador no SYS_FAN1.

Bem, eu imagino que neste atual setup eu não consigo controlar a velocidade dos fans do gabinete, certo? A controladora tá mandando uma rotação fixa desconhecida ou ela pega a rotação que é gerada pelo SYS_FAN1?

Eu gostaria de ter os fans do gabinete recebendo comando de um header diferente, por exemplo o SYS_FAN2. É possível?

obrigado!

Postado
18 horas atrás, Math.Pi disse:

@Giu79 Olhe na sua controladora se tem algum cabo indo pra um desses SYS_FAN. Se não estiver conectado, pode ser que ela tenha o conector. Se não conectar, ela vai usar a rotação máxima fornecida pelo cabo que vem da fonte.

Olá Math.Pi, o SYS_FAN2/3 estão livres, a controladora não se conecta a nenhum dos headers de fan, na verdade a única conexão dela "ativa" é deste cabo na parte inferior (acho que é apenas alimentação pela fonte, via cabo SATA parece) mas no canto superior esquerdo dela tem uma conexão (seta vermelha) que sai um cabo com os conectores indicados pelas setas amarelas, atualmente não utlizados.

Meu entendimento era de que esses conectores são usados em placas-mãe que tem recurso de fita led ou algo do genêro e não como uma forma de fazer com que a placa-mãe "leia e controle" os fans. Minha placa-mãe até tem conexão para fita RGB mas é de outro padrão e eu não tenho interesse na questão "decorativa" das cores, apenas tinha interesse em controlar a velocidade dos fans da controladora.
Obrigado

IMG_1267.png.526a0f5b7246414e4fb82727eefddbdc.png

• Curtir 1
Postado
13 horas atrás, Math.Pi disse:

@Giu79 Exato, esses são conectores de RGB da placa-mãe. Você precisará de um hub específico para as fans, onde ligará esses conectores (fan1 até fan4). 2 cabos splitter também resolverão.

Desculpe, não ficou muito claro para mim.
Esse hub de fans sugerido substituiria a controladora ou faria conexao com a controladora? qual o papel do cabo splitter tb?

Postado
11 horas atrás, Math.Pi disse:

@Giu79 Você tem uma controladora que só serve para os leds. Basicamente vai colocar outra somente para a rotação dos fans. Ou 2 cabos splitter pra usar nos sys_fan.

@Math.Pientendi, vou dar uma pesquisada de opções. Tem algo que você conhece ou indique?

• Membro VIP
Postado
20 minutos atrás, Giu79 disse:

@Math.Pientendi, vou dar uma pesquisada de opções. Tem algo que você conhece ou indique?

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-2148558061-hub-multi-fan-para-10-fans-pwm-com-cabo-cpu-gabinete-gamer-_JM

Esse aqui é bem conhecido. Só tem que ver se a corrente dos coolers não ultrapassa a suportada pelo sys fan: https://www.terabyteshop.com.br/produto/10961/controlador-de-fan-deepcool-fh-04-com-4-saidas-de-3-e-4-pinos-funcao-pwm-dp-f04pwm-hub

Postado
58 minutos atrás, Math.Pi disse:

@Math.PiObrigado.
No meu caso eu conectaria meus 4 fans no hub e o hub no SYS_FAN2 da placa-mãe.

Agora, querendo controler o ARGB dos fans é possível manter a atual controladora + o novo hub? Por exemplo, retirando a conexão PMW dos fans da controladora ARGB e conecta-los no hub, ficando com a função de controle de velocidade via Hub conectado na SYS_FAN2 e o controle de cor pela controladora ARG padrão, que usa um botão dedicado do gabinete?
Parece uma boa gambiarra, não sei se funcionaria.

Vi também esse controlador "Coolmoon" 

D_NQ_NP_662559-CBT50413159695_062022-O.j
Supostamente ele controlaria cor e velocidade dos fans, mantendo também o botão do gabinete para troca de cor, porém tem um custo bem maior comparado com o hub.

• Membro VIP
Postado

@Giu79 Exatamente. O controlador para o LED e o hub para o PWM.

6 horas atrás, Giu79 disse:

Vi também esse controlador "Coolmoon" 

D_NQ_NP_662559-CBT50413159695_062022-O.j
Supostamente ele controlaria cor e velocidade dos fans, mantendo também o botão do gabinete para troca de cor, porém tem um custo bem maior comparado com o hub.

É uma alternativa.

• Solução
Postado
3 horas atrás, Math.Pi disse:

@Giu79 Exatamente. O controlador para o LED e o hub para o PWM.

É uma alternativa.

Ótimo.
Por hora resolvi adicionar 2 fans simples (sem iluminação) na parte superior, via hub deepcool fh-04 no SYS_FAN2.

Depois vejo com calma o que fazer com os outros 3 fans ARGB frontais via controladora.
@Math.Pi muito obrigado pelas explicações e sugestões!

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!