Ir ao conteúdo

Como funciona os Monitores 144hz, e cabos HDMI, DP, D-SUB, DVI-D??

Ir à solução Resolvido por GuilhermeGB,

Posts recomendados

Postado

Como funciona os cabos que ligam no PC? Pelo que andei pesquisando, os cabos D-SUB e DVI-D, suportam no máximo 60hz, HDMI 75hz e Display Port é o único que suporta os +144hz, está correto isso? Então só vale a pena comprar monitor 144hz se minha placa-mãe tiver a entrada Display Port? Ou consigo jogar em 144hz com HDMI, D-SUB ou DVI-D?

Postado
40 minutos atrás, Lucas Silva77 disse:

Pelo que andei pesquisando, os cabos D-SUB e DVI-D, suportam no máximo 60hz, HDMI 75hz e Display Port é o único que suporta os +144hz, está correto isso?

Completamente errado.

A questão de D-SUB suportar até 60Hz pode ser verdade para resoluções "mais altas", já que é uma tecnologia analógica bem antiga. Alguns dos antigos monitores CRT só suportavam entrada D-SUB e mesmo assim existiam modelos com 100+Hz, só que a resolução era menor.

A conexão DVI-D (DVI digital) dual-link suporta sem nenhum problema a resolução 1080p 144Hz também, porém hoje em dia não é comum que utilizem esse tipo de porta nos monitores. Se for DVI-D single-link, provavelmente deve suportar no máximo 1080p 60Hz ou 75Hz mesmo, mas observe que não existe apenas um tipo de DVI.

HDMI é a mesma história, existem diversas versões de HDMI no mercado, mas mesmo a versão mais popular, que é a 1.4, suporta 1080p 144Hz tranquilamente. Versões mais atuais do HDMI podem suportar 1080p 240Hz ou até mais.

DisplayPort também tem várias versões, sendo a versão mais popularmente encontra a 1.2, que equivale a HDMI 2.0, suportando 1080p 240Hz, 4K 60Hz, etc.

Outra coisa é que também depende muito da fabricação do monitor, às vezes o fabricante simplesmente economiza e limita a banda em certas portas na saída de vídeo. Alguns anos atrás eu via monitores de alta frequência que limitavam o suporte no HDMI e só liberavam alta frequência via DVI-D. Provavelmente esses monitores tinham implementados versões do HDMI mais antigas do que 1.4 que não suportavam banda suficiente para alta taxa de atualização em 1080p.

54 minutos atrás, Lucas Silva77 disse:

Então só vale a pena comprar monitor 144hz se minha placa-mãe tiver a entrada Display Port? Ou consigo jogar em 144hz com HDMI, D-SUB ou DVI-D?

Só vale a pena monitor de 144Hz se você realmente tiver um PC realmente com potencial para 144Hz. Se você não tem uma placa de vídeo (já que você deu a entender que usa a placa-mãe pra saída de vídeo), já não é um bom sinal, quer dizer que vai ter uma configuração bem básica do ponto de vista de um computador para jogos.

Seria mais viável você investir em outras partes do PC que tragam mais benefício (desempenho) nos jogos. A não ser que você realmente precise comprar um monitor novo, pode ser que as opções de 60Hz ou 75Hz não sejam tão interessantes.

• Curtir 2
Postado

@GuilhermeGB Cara me desculpa falei errado, o monitor liga é na placa de vídeo, é porque eu sempre achei que era nas entradas da placa-mãe, ai até hoje me engano e sempre esqueço disso kkkk.
Então, essas são as placas que pretendo comprar:
ASUS TUF Gaming GeForce, GTX 1650 Super OC Dual

Galax NVIDIA GeForce GTX 1660 Ti (1-Click OC) Dual

Porém, de momento antes de comprar um monitor melhor, irei usar o meu que não tem HDMI nem DP, só tem DVI, porém não sei se ele é compatível com a 1660 Ti que mostrei, porque o DVI dele é igualzinho o da 1650 Super, não é igual o da 1660 Ti, que tem um furo mais largo, ou não muda nada ela ter esse furo maior, ambos vão ser compatível com meu monitor?

1660 ti.jpg

1650 suepr.jpg

• Solução
Postado

@Lucas Silva77 é tudo a mesma coisa, essas placas modernas só possuem compatibilidade com DVI-D, o suporte a conexão analógica (DVI-I, DVI-A, D-SUB) já foi "extinto" faz alguns anos. 

Mas já saindo um pouco do assunto dos conectores, eu não compraria nenhuma das duas placas. A GTX 1660 Super abaixo vai oferecer desempenho similar a uma GTX 1660 Ti e está até mais barata que esse GTX 1650 Super:

https://www.kabum.com.br/produto/110396/placa-de-vídeo-GTX-1660-super-twin-fan-zotac-gaming-nvidia-GeForce-6gb-gddr6-zt-t16620f-10l

A questão da falta de suporte para DVI, comprar um adaptador de HDMI para DVI é mais barato do que pagar mais caro numa placa de vídeo só por causa disso.

https://www.amazon.com.br/MD9-Adaptador-Conversor-Sinal-Digital/dp/B07HHHQ1DW/

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...