Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

RTX 3060ti - Drivers não instalam e 0mb no GPU-Z, placa não reconhecida pelo app

Ir à solução Resolvido por Eduardo Felipe Trevisan,

Posts recomendados

Postado

Prezados, bom dia.

Na intenção de dar um upgrade no computador que havia comprado no ano de 2020, realizei uma nova compra há menos de um mês. Adquiri um processador Ryzen 5 5600 e uma Nvidia RTX 3060ti 8gb da GALAX, na intenção de substituir o meu Ryzen 5 3600 e a minha Nvidia 1660 super.

O problema é que logo que as peças chegaram e procederam com a instalação, percebi que a placa de vídeo não estava rodando no desempenho máximo. Jogos em que ela deveria bater a faixa de 200fps estava alcançando pouco mais de 100. Para piorar, a tela começou a piscar as vezes.

Comecei a pesquisar e descobri que poderia ser algum problema de compatibilidade com a versão do Windows 10 ou com os antigos drivers (da minha Nvidia 1660 super), que poderia estar dando algum tipo de conflito. Portanto, desinstalei os drivers da placa de vídeo por completo e instalei os mais recentes, direto do site do fabricante (se não me engano o do dia 16/11); ocorre que a instalação simplesmente não completava. Eu instalava os drivers novos e logo quando terminava, aparecia novamente que a mesma versão estava disponível para download e instalação. Tentei realizar a instalação limpa e a instalação profunda que a Nvidia recomenda, mas também sem sucesso. Para piorar, abri o gerenciador de dispositivos e a placa de vídeo, ainda que seja reconhecida pelo sistema, tem um triângulo amarelo com a mensagem “Código 43”, indicando a existência de algum problema com a placa.

Pelo que eu li, pode ser driver corrompido ou algo do gênero, mas já instalei e reinstalei diversos drivers, sem nenhum sucesso. Ademais, recentemente instalei um software de monitoramento da placa, o GPU-Z, e lá indica que a memória disponível da placa é de 0mb, como se a placa não tivesse memória RAM.

Fato é que a placa está sendo reconhecida pela placa-mãe quando o computador inicia, mas não pelo driver da Nvidia.

Alguém sabe o que pode ser?

EDIT: Print do GPU-Z

image.png.0406ca2b217e73e06600eb891e452f45.png

Postado

@Math.Pi 500w. Vou passar as especificações assim que chegar no escritório. O estranho é que além de funcionar com um desempenho aparentemente reduzido, a placa parou de funcionar apos as tentativas de instalação de driver. Usei o DDU

EDIT: FONTE 500W 80 PLUS, infelizmente não tenho mais informações agora, mas assim que retornar para casa verifico no AIDA64.

placa-mãe: B450 Gaming/BR

Memória: 2x 8gb 2666mhz

• Solução
Postado

ATUALIZAÇÃO:

Entrei em contato com a GALAX e aparentemente o driver novo da Nvidia estava corrompendo a placa. Orientaram a dar downgrade:

https://nvidia.custhelp.com/app/answers/detail/a_id/5412/~/game-ready-driver-526.98-installation-failure-on-GeForce-RTX-3060-ti

A placa voltou a reconhecer a memória e de noite testarei o desempenho in game:

image.png.5b2dbf121e9ed1b2718ec6b019588eac.png

• Curtir 3
Postado

Tambem estou com o mesmo problema... o problema é o driver e não a placa de vídeo... recomendo é esperarmos um driver que não venha com esse erro

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!