Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde,

Recentemente comprei aquelas bases "refrigeradas" para notebook. Porém ela faz tão pouco vento que chega ser criminoso falar que reduz a temperatura do notebook.

Como eu poderia aumentar o RPM desses coolers? Como eu posso fazer para aumentar a tensão desses coolers? É possível? Vale a pena?

Obrigado!

• Membro VIP
Postado

Eletronicamente não há o que se fazer. Só mesmo se trocar por aqueles que dão mais fluxo de ar

50e2ae7edd1ba039255507b98bcb3788

E, claro, aumentar o buraco

Postado

@João Vitor Zago Eu já tive uma há muito tempo com duas ventoinhas, aliás bem ruins, não demoraram muito para começara a “roncar” e até travar. Mas tirando a obvia mal construção mecânica elas giravam muito devagar mesmo para ventoinhas de má qualidade. Não sei como elas são agora, mas a minha base dava a impressão de limitar a velocidade das ventoinhas para limitar o consumo de energia pelo USB o que contribui para diminuir a autonomia da bateria. Até acho que eram ventoinhas de 12 volts ligadas diretamente no USB (ou talvez até com mais um “limitador de corrente”) que fornece no máximo 5 volts, portas USB tem resistores que limitam a corrente e quanto maior a carga mais a tensão vai cair. A potência de uma ventoinha é a tensão multiplicada pela corrente que ela consome, portanto uma ventoinha de 12 volts de 10 watts ligada em 6 volts por exemplo, vai receber a metade da tensão e consumir metade da corrente. Portanto a metade vezes a metade dá um quarto, ou seja, apenas 2,5 watts em 6 volts e se estiver recebendo apenas 4 volts do usb cai pra ridículos 1,11 watts. Tenho a impressão que, abrindo uma base dessas e analisando se a ligação é parecida com o que eu descrevi e as ventoinhas forem pra 12 volts, alimentando com uma fonte externa de preferência regulável o desempenho vai mudar completamente. Mesmo abaixo de 12 volts com 6 ou 9 volts a diferença vai ser grande. Tem que tomar cuidado porque as que acabei de ver a venda na Internet são cheias dos leds, eventualmente entrando mais tensão podem vir a queimar.

Postado

@João Vitor Zago Não necessariamente. Dependendo da ligação interna você pode colocar uma tomada USB na fonte externa e usar o cabo que vem com a base. Eu procurei algum vídeo no Youtube que me mostrasse como são essas bases por dentro mas só achei um mostrando um cara limpando a base por dentro mas não mostra nenhum fio ou placa impressa. Enfim tem uma grande chance da ligação interna ser assim:

image.thumb.png.c1af92bf2da57eeff90cb45c4bf0bbe1.png

O valor calculado dos resistores para acendimento total dos Leds em 5 volts é em torno de 160 ohms, é tipo uma média porque cada cor de led tem uma tensão um pouco diferente. Na verdade o valor comercial mais próximo é 180 ohms. Mas leds de alto brilho acendem bem com resistores maiores. Resumindo, se nas ventoinhas estiver escrito 12 volts e os leds forem de valor bem mais alto dá pra jogar uma tensão mais alta. Tudo depende do que você encontrar lá dentro, se der coloque algumas fotos. Experimente também ligar a base numa conexão USB 3.0 para ver se as ventoinhas giram melhor, elas tem mais capacidade de corrente que as 2.0, pode ser que uma fonte comum de 5 volts de carregar celular já ajude bem.

Postado

Errata:

7 horas atrás, Andreas Karl disse:

os leds forem de valor bem mais alto

Onde esta escrito "e os leds forem de valor bem mais alto" leia-se " os resistores dos  leds forem de valor mais alto"

Postado

@Andreas Karl Então.. Levei numa assistência eletronica. Ele me disse que tentou botar 12v na entrada de energia das ventoinhas, e não surtiu efeito algum. Disse também que é possível que tenha algum limitador. 

Cada ventoinha tem 4 bobinas pequenas. Seria isso que está freando a corrente ao injetar 12v? Minha dúvida então é: se eu remover os leds, vai direcionar parte da tensão para elas, e aumentar a rotação, ou o led é tão fraquinho que não faria diferença?

image.thumb.png.90d6be8f2aa9adefe64d71d41e756e54.png

Postado
5 minutos atrás, João Vitor Zago disse:

Cada ventoinha tem 4 bobinas pequenas. Seria isso que está freando a corrente ao injetar 12v? Minha dúvida então é: se eu remover os leds, vai direcionar parte da tensão para elas, e aumentar a rotação, ou o led é tão fraquinho que não faria diferença?

Tecnicamente se a ligação for assim, não faz diferença remover os leds.

Em 01/12/2022 às 14:37, Andreas Karl disse:

image.thumb.png.c1af92bf2da57eeff90cb45c4bf0bbe1.png

Tem alguma informação de rpm nas fans? Ou alguma indicação de modelo p/ achar seus dados.
Se são 12V, você pode por uns 13, 14 V que aumentará a velocidade s/ queimar.

Postado

Tem alguns programas que aumentam a frequência ou a velocidade dos cooleres, mas eles requerem o modelo da placa-mãe, e também é meio arriscado, pois o próprio programa diz que se aumentar a frequência do cooler, pode danificar a placa-mãe    

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...