Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, amigos, tudo bem?

Estou com uma dúvida que não consigo esclarecer bem na internet.

Existe uma variação da usabilidade dos slots pcie de uma placa-mãe em decorrência do processador que usamos nela?

Meu caso é o seguinte: eu recentemente troquei o meu processador e placa-mãe (Ryzen 9 5900x e ASUS B550M TUF Gaming Plus, respectivamente) e venho trabalhando pra melhorar meu setup... Nessa black friday eu comprei uma 3070ti de 8gb e uma fonte de 850w... meu setup tem uma fonte de 600w e uma GTX 1060 de 6gb... 

Minha intenção era usar as duas placas ao mesmo tempo, indicando uma pra cada função (pra o meu caso, trabalho com render pra arquitetura... queria deixar uma placa com foco no software de modelagem e outra pra o software de render). 

Por vacilo eu acabei não pensando nas dimensões físicas da placa, e se ela de fato vai suportar as duas placas em simultâneo. Daí comecei a pesquisar e os pontos são:

1. A minha GTX 1060 tá no slot principal (esse aqui em baixo), e ela deixa o slot de baixo livre. Logo imaginei que poderia usar assim, mas não consigo ter certeza se eu perderia algum desempenho usando o "secundário", e também pra ser sincero, nem tenho certeza se de fato ele é secundário. Enfim... mas tem mais pontos. 

image.png.10aaa7dd3548139df0d3a1e078fddc04.png

2. Nas pesquisas eu vi essa especificação (img abaixo). Isso significa mesmo que, com um Ryzen mais potente (5000 series) eu só consigo usar um slot pcie? ou eu consigo usar os dois pcie em 4.0 e modo 16x... Essa informação é mt confusa, porque a placa tem 2 pcie 16x, e em nenhuma situação é possível utilizar os dois? Provavelmente eu não entendi a informação. Quem puder me ajudar, obrigado.

image.png.0bb29eb31d3dce3dc108fc6c6b5636cc.png

3. O terceiro e último ponto é sobre o uso de extensões pcie. Eu procurei na internet e tem uma infinidade. Tem extensor pcie de 16x de 50 reais, de 150 reais, de 350 reais... tem um extensor que transforma a saída pcie 1x em usb, dps transforma em pcie 16x.. enfim... muitas possibilidades... alguém que manja pode me dizer como eu consigo a melhor performance das duas placas funcionando em paralelo? 

SETUP DETALHADO:

MB. ASUS TUF Gaming B550M-Plus
Processador. Ryzen 9 5900x
W. Cooler. Cougar 240mm
memória. 4 Slots DDR4 de 8gb 3000mhz

Placa de vídeo. Galaxy GTX 1060 6gb

Fonte. Corsair CX 600

HDD. 1 de 500gb e 1 de 1Tb
SSD SATA. 1 de 250gb
SSD M.2 NVMe. 1 de 1Tb

Gabinete. Whatever
Monitores. 2 da AOC 24' 1080p

Teclado. whatever
Mouse. Hero Logitech
Mesa Digitalizadora. Huion n sei o modelo

Postado
43 minutos atrás, Esquivel Jr disse:

1. A minha GTX 1060 tá no slot principal (esse aqui em baixo), e ela deixa o slot de baixo livre. Logo imaginei que poderia usar assim, mas não consigo ter certeza se eu perderia algum desempenho usando o "secundário", e também pra ser sincero, nem tenho certeza se de fato ele é secundário.

O único slot PCI-Express x16 ligado diretamente ao processador é o primeiro, isso acontece em todas as placas-mães e com qualquer processador mainstream. O segundo slot da placa-mãe sempre é intermediado pelo chipset, então tem latência de comunicação (portanto, perda de desempenho).

Além da latência que já diminui um pouco o desempenho, esse slot x16 também funciona limitado à velocidade x4. Isso provavelmente não afetaria a GTX 1060, mas a RTX 3070 Ti com certeza.

44 minutos atrás, Esquivel Jr disse:

2. Nas pesquisas eu vi essa especificação (img abaixo). Isso significa mesmo que, com um Ryzen mais potente (5000 series) eu só consigo usar um slot pcie? ou eu consigo usar os dois pcie em 4.0 e modo 16x... Essa informação é mt confusa, porque a placa tem 2 pcie 16x, e em nenhuma situação é possível utilizar os dois? Provavelmente eu não entendi a informação. Quem puder me ajudar, obrigado.

A única coisa que essa imagem quer dizer é que o slot PCI-Express x16 ligado ao processador irá suportar até a versão 4.0 com os principais processadores 5000 e 3000, mas com processadores 4000G (e alguns 5000 também) vai estar limitado a versão 3.0, pois são processadores mais capados, inclusive alguns processadores (não sei exatamente quais) são limitados a velocidade x8 no slot x16.

45 minutos atrás, Esquivel Jr disse:

tem um extensor que transforma a saída pcie 1x em usb, dps transforma em pcie 16x.. enfim... muitas possibilidades... alguém que manja pode me dizer como eu consigo a melhor performance das duas placas funcionando em paralelo? 

Esse negócio aí de transformar PCI x1 em x16 é só pra dar a possibilidade de você conectar algum equipamento x16 (tipo uma placa de vídeo) no slot x1, mas você vai perder tanto desempenho que não vai querer nem usar.

• Obrigado 1
Postado
27 minutos atrás, Esquivel Jr disse:

@GuilhermeGB Então eu tenho que colocar a RTX 3070ti no slot de cima e a GTX 1060 no slot de baixo… acho que vou precisar de um extensor pcie mesmo, so n sei qual

Nesse caso - já que a VGA de cima impede de colocar a segunda VGA no slot PCIe 3.0 você precisa de um cabo extensor Riser PCI 3.0 x16, que é usado na modinha de colocar a VGA na vertical, de frente para "janela do frufru".  😜 

Alguns gabinetes vem com o necessário suporte para a VGA nesta posição, mas existe o suporte "aftermarket". Outro exemplo neste vídeo:

Sem o suporte, e se o gabinete tiver espaço que permita colocar a segunda VGA abaixo da placa-mãe, pode ser que só o cabo extensor Rise resolva.

Se o gabinete for um mid tower que suporte placa-mãe ATX terá espaço  - já que a sua placa-mãe é mini ATX; se for um mini tower que suporte só placa mini ATX (e ITX) não vai ter espaço. Tem também a questão se o espaço entre o conector da VGA e fundo do gabinete será suficiente para o conector do cabo Rise. 

Resumo da opera: a coisa não é bem "PnP". 🙂 

• 4 semanas depois...
Postado

Atualizando aqui:

Chegou a RTX 3070 Ti hoje e ela é MUITO MAIOR do que eu imaginava… eu comprei um gabinete hyrax da motospeed, parece um “mini lian li”… enfim, ela da no gabinete mas ela é alta o suficiente pra inviabilizar o uso do a segunda pciexpress… eu comprei o extensor riser, mas a RTX não possibilita usar… o que eu poderia tentar fazer sao duas coisas: usar a RTX 3070 no slot de baixo e a GTX 1060 no de cima ou usar o extensor riser no slot de cima coom a RTX 3070 e o de baixo deixar a RTX 3070. Na primeira opção acho que eu vou acabar perdendo performance e na segunda eu acho que n tem como arrumar tudo… ja pensei muito sobre como arrumar, mas não consegui chegar numa conclusão. Acho que a melhor solução seria ter uma placa atx… enfim, to triste mas não sei como resolver kkkk

se alguém tiver uma ideia, manda um alô pra mim, mas eu n queria comprar uma atx agora, minha placa-mãe n tem nem 3 meses de comprada… =[

image.jpg

image.jpg

image.jpg

• 4 meses depois...
Postado

Isso acontece comigo também, eu não vou conseguir colocar nem mesmo uma placa que é uma 4070 ti Rog Strix, comprei e ainda vai chegar, mas percebi que no meu gabinete não vai dar de uma nem outras maneira, por causa da placa-mãe não caber uma placa muito espessa, os cabos do Painel e tudo mais ficam em baixo, mal planejamento da placa-mãe mesmo...Essa placa que está aí é uma 1070 ti evga coube, pois ela é fina, mas a nova não vai caber...alguém pode ajudar?

image.png.0a179be0e9982a1d52948d6c2d5c29d4.png

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!