Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde, hoje fiz a troca de um Ryzen 5 1600AF para um Ryzen 5 5500, após fazer a instalação a primeira coisa que fiz foi testar a temperatura, já que foi trocada a pasta térmica e meu cooler é um DeepCool Gammax v2.

e encontrei as seguintes temperaturas:

434484605_Capturadetela2022-12-07171844.png.fec796cf2effcacc6a45a5ac367da0d8.png938676780_Capturadetela2022-12-07171831.png.e34941efd4778f329bed04814d49b6b2.png

Uma em idle e a outra com um stress de CPU.

queria saber se é normal, pois no próprio site da AMD fala que a temperatura máxima é de 90 graus.

Não me lembro do 1600AF bater essas temperaturas com esse cooler, queria saber se pode ser uma folga no cooler (que aparentement está bem firme e os parafusos não apertam mais) ou um possível defeito no processador.

Meu setup:

placa-mãe: Aorus b450m

Memória: 2x T-Force 8GB 2666Mhz (total 16GB)

CPU: Ryzen 5 5500

GPU: MSI RTX 2060 ventus OC

PSU: Corsair CX 550

Postado
26 minutos atrás, James G disse:

Boa tarde, hoje fiz a troca de um Ryzen 5 1600AF para um Ryzen 5 5500, após fazer a instalação a primeira coisa que fiz foi testar a temperatura, já que foi trocada a pasta térmica e meu cooler é um DeepCool Gammax v2.

e encontrei as seguintes temperaturas:

434484605_Capturadetela2022-12-07171844.png.fec796cf2effcacc6a45a5ac367da0d8.png938676780_Capturadetela2022-12-07171831.png.e34941efd4778f329bed04814d49b6b2.png

Uma em idle e a outra com um stress de CPU.

queria saber se é normal, pois no próprio site da AMD fala que a temperatura máxima é de 90 graus.

Não me lembro do 1600AF bater essas temperaturas com esse cooler, queria saber se pode ser uma folga no cooler (que aparentement está bem firme e os parafusos não apertam mais) ou um possível defeito no processador.

Meu setup:

placa-mãe: Aorus b450m

Memória: 2x T-Force 8GB 2666Mhz (total 16GB)

CPU: Ryzen 5 5500

GPU: MSI RTX 2060 ventus OC

PSU: Corsair CX 550

Descartando a hipótese de pasta térmica ressecada e/ou coolers sujos, me parece ser mesmo a folga no cooler. Por sinal, esta temperatura do processador em idle está muito alta. Para um desktop, é fortemente aconselhável que as temperaturas em idle não passem dos 45°C, embora seja recomendável que estejam um tanto abaixo disso.

Postado
11 minutos atrás, RonaldoDuarte11 disse:

Descartando a hipótese de pasta térmica ressecada e/ou coolers sujos, me parece ser mesmo a folga no cooler. Por sinal, esta temperatura do processador em idle está muito alta. Para um desktop, é fortemente aconselhável que as temperaturas em idle não passem dos 45°C, embora seja recomendável que estejam um tanto abaixo disso.

nesse caso como posso proceder já que os parafusos parecem não apertar mais?

@RonaldoDuarte11  fiz um teste agora no Cyberpunk 2077, com o jogo no alto em full HD, uasndo entre 60% e 90% da CPU, ela não passou de 69 graus... agora fiquei meio confuso, é possível que seja o sensor que esteja com problema?

OBS: agora em idle ele está em 45 graus...

• 2 semanas depois...
Postado
Em 07/12/2022 às 18:11, James G disse:

nesse caso como posso proceder já que os parafusos parecem não apertar mais?

@RonaldoDuarte11  fiz um teste agora no Cyberpunk 2077, com o jogo no alto em full HD, uasndo entre 60% e 90% da CPU, ela não passou de 69 graus... agora fiquei meio confuso, é possível que seja o sensor que esteja com problema?

OBS: agora em idle ele está em 45 graus...

Para isto, seria interessante fazer uma medição no CPUID HWMonitor e ver os resultados

• 2 meses depois...
Postado

Conseguiram resolver esse problema?
Eu sai de um fx-8320 pra o Ryzen 5 5500 e to pegando exatamente essas temperaturas ai.
Em idle ta 50~55 graus e jogando ta mantendo 70~72 graus.
Teste de stress com o CPU-Z ta chega em 87 graus.

Eu to achando muito quente pra esse processador (e olha que eu vim de um FX que ficava em uns 35~38 em idle e 50 e pouco jogando).

Você conseguiu consertar de alguma forma isso? Era problema mesmo ou era o cooler?
Eu testei usando GAMMAXX 200T e o Coolerbox que veio e ambos ficou essa temperatura.
A pasta térmica é uma da aerocool.

Postado

@Kinanino  percebi que não tinha mais o que apertar dos parafusos, então comprei uma pasta térmica com mais condutividade (CoolerMaster Mastergel Pro) o que abaixou uns 5 graus da temperatura, agora em idle ele fica entre 35 a 40 graus, e em jogo raramente passa de 75 graus (isso com o Gammax 400v2) até o momento não tive thermal throttling, então mantive em uso sempre com o HWmonitor aberto pra verificar as temperaturas para caso elas se elevem de novo... o que eu acredito que aconteceu é que o processador era novo e a pasta térmica também, então ainda não fazia uma boa troca de calor com o cooler, e com o passar dos dias foi melhorando, e depois que eu troquei pra uma pasta melhor parece ter sanado o problema...

Em 24/02/2023 às 21:56, Kinanino disse:

Em idle ta 50~55 graus e jogando ta mantendo 70~72 graus.

a temperatura em idle está alta, seu gabinete em boa ventilação? já a temperatura de jogo parece aceitável... quais jogos você testou?

Em 24/02/2023 às 21:56, Kinanino disse:

Teste de stress com o CPU-Z ta chega em 87 graus.

teste de stress sempre fica mais elevado porque usa 100% de todos os núcleos e threads, algo que nunca vai acontecer jogando...

Postado

Esse processador é esquentadinho mesmo, viu? É menos que os outros, mas não fica muito atrás. Eu comprei um cooler mais barato, custo- benefício, achando que ia dar conta... A temperatura é isso aí: 50-57 em idle. Quando jogo Red Dead vai a 65-68, isso num gabinete com 6 fans.

Estou pensando seriamente num water cooler de 240.

Postado

5 horas atrás, madclocker disse:

Esse processador é esquentadinho mesmo, viu? É menos que os outros, mas não fica muito atrás. Eu comprei um cooler mais barato, custo- benefício, achando que ia dar conta... A temperatura é isso aí: 50-57 em idle. Quando jogo Red Dead vai a 65-68, isso num gabinete com 6 fans.

Estou pensando seriamente num water cooler de 240.

Coisa barata não significa necessariamente "custo/beneficio". 🙂 

Mas 68 graus jogando está ótimo, não precisa gastar dinheiro desnecessariamente com WC, o CPU não perde performance com estas temperaturas.

Postado
16 horas atrás, 1lokos disse:

Coisa barata não significa necessariamente "custo/beneficio". 🙂 

Claro que não. Eu não disse isso. Eu disse que optei por um mais barato, porém custo/benefício, indicando que não foi só pelo preço. Tanto é que meu cooler é um Cooler Master Hyper 411R. Não é qualquer um.

16 horas atrás, 1lokos disse:

Mas 68 graus jogando está ótimo, não precisa gastar dinheiro desnecessariamente com WC, o CPU não perde performance com estas temperaturas.

Sim, está ótimo, considerando que a temp máxima dele é 90 oC. Mas só cheguei a isso porque tem 6 fans no gabinete. 3 na frente, dois em cima e mais um atrás. Ou seja, é um processador que exige uma dissipação bem parruda, mesmo sendo anunciado como TDP de 65W.

• 1 ano depois...
Postado
Em 04/03/2023 às 15:29, madclocker disse:

Mas só cheguei a isso porque tem 6 fans no gabinete. 3 na frente, dois em cima e mais um atrás. 

Tem o detalhe que o fan no teto que fica para frente do air cooler basicamente esta servindo para roubar ar fresco do fan do air cooler, comprovado em  teste por fabricante de gabinete (NZXT).

O correto é colocar só um, mas "virou moda" encher gabinete de fans. 😜

Airflow-optimized-AC.jpg%C2%A0

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...