Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde.

Instalei recentemente minha nova placa de vídeos (RTX 3060) e, quando vou tentar jogar algo, o computador utiliza 100% da CPU para rodá-lo e utiliza pouco da minha placa de vídeo.

Alguém tem uma ideia de como resolver esse problema?
O meu driver da placa de vídeo está atualizado e minhas config são:
-Intel Core i7-9700K

-placa-mãe: Z390m Gaming

-Placa de vídeo: RTX 3060 GALAX

-16 Gb de memória RAM 

OBS: eu sei que existem jogos que utilizam mais da CPU do que da GPU em si, mas acredito que não está certo usar praticamente somente a CPU para rodar jogos enquanto a placa de vídeo só é utilizada menos de 1% para rodar o jogo. 

OBS: já coloquei para utilizar meus 8 núcleos, como vi em alguns post daqui.

imagem_2022-12-08_182850177.png

imagem_2022-12-08_182902598.png

imagem_2022-12-08_182907929.png

imagem_2022-12-08_183621885.png

Postado
30 minutos atrás, TheDemonLena disse:

Não mexa na inicialização, isso não afeta em nada o desempenho... testou em outros jogos ? Horizon Zero Dawn é um bem pesadinho

@TheDemonLena testei nos em alguns jogos que eu tenho baixado

No Overwatch ele utiliza, apesar de pouco, somente a CPU

No Sekiro, ele está utilizando também apenas a CPU

No Dead by daylight, ele utiliza os dois, mas acaba utilizando mais do que a placa de vídeo antiga

Mesmo que Horizon e Sekiro sejam um pouco pesados, na minha placa de vídeo antiga (GTX 970) o Sekiro rodava sem forçar muito a CPU, já que a placa de vídeo ajudava, então não sei o motivo de o Horizon e o Sekiro, mesmo sendo jogos pesados, utilizarem somente a CPU e praticamente nada da placa de vídeo.

Mas notei que o "Host de Serviços"  está sempre utilizando a GPU, como se ela estivesse voltada somente para esse fim.

imagem_2022-12-08_191038015.png

imagem_2022-12-08_191306570.png

imagem_2022-12-08_191631183.png

Postado

@TheDemonLena Atualização

Dei uma pesquisada e encontrei em uns fóruns falando que é necessário colocar a placa de vídeo RTX 3060 como padrão, mas não encontrei a parte de "Configurações de Elementos Gráficos" nem no painel de controle da NVIDIA.

A única forma que encontrei foi de colocar a placa de vídeo nessa parte em aplicativos separados (e não como padrão para a máquina), mas mesmo assim é o jogo não utiliza da placa de vídeo, apenas o "Host de Serviços" e "Gerenciador de Janelas"

@TheDemonLena

5 minutos atrás, TheDemonLena disse:

Sugiro que abra o painel de elementos gráficos e configure para usar a gpu de desempenho, sua 3060... possivelmente sua gpu integrada esteja interferindo

4 minutos atrás, Marcelo04 disse:

@TheDemonLena Atualização

Dei uma pesquisada e encontrei em uns fóruns falando que é necessário colocar a placa de vídeo RTX 3060 como padrão, mas não encontrei a parte de "Configurações de Elementos Gráficos" nem no painel de controle da NVIDIA.

A única forma que encontrei foi de colocar a placa de vídeo nessa parte em aplicativos separados (e não como padrão para a máquina), mas mesmo assim é o jogo não utiliza da placa de vídeo, apenas o "Host de Serviços" e "Gerenciador de Janelas"

image.png

image.png

image.png

image.png

Tentei procurar esse painel de elementos gráficos, mas não estou achando nas configurações do computador.image.png.0142da4d13b97532fee24427ae899f4f.pngimage.png.4aa9b6fd021563e249baf138e9d2840a.png

Postado

1 - No gerenciador de tarefas provavelmente está mostrando a porcentagem da memória da placa de vídeo, como é 12gb vai aparecer pouco.

2- a sua memória também está começando a ficar no limite, dentro do jogo rodando deve ir pra 70 a 80%.

3- Processador hoje, no caso do seu, pra muitos jogos ta sendo poucos núcleos.

4- a sua resolução é essa? 1360x768? essa resolução é fulll processador, conforme aumentando vai puxando mais da placa de vídeo, a teoria é essa, 2k ou 4k é muita placa de vídeo do que processador.

se você quer ver um histórico bom mesmo da sua maquinaa

https://www.cpuid.com/downloads/hwmonitor-pro/hwmonitor-pro_1.49.exe

baixa o HWmonitor, instala, deixa aberto enquanto você joga pra ele pegar as mínímas e máximas, joga uns 20 minutos, depois feche o jogo e vá no programa aberto e bata prints das frequências do processador, das temperaturas e tensões dele, também das porcentagens de uso dele, das frequencias tensões e temperaturas da placa de vídeo tamnbém. e poste as prints aqui pra gente ver o que realmente está acontecendo com a sua máquina.

Postado

@Marcelo04

• E quanto ao desempenho em si nos jogos, melhorou o FPS e aguenta melhor maiores texturas/resoluções?
  • Ao instalar a nova placa, tentou limpar o driver de vídeo antigo e instalar o novo?
  • Qual a marca e modelo da fonte de alimentação?
Postado

- Muda o plano de energia pra alto desempenho

- Abre o monitor de recursos (tem um link pra ele no gerenciador de tarefas) e vai na aba CPU pra ter uma visão mais detalhada

- Já tive problemas de uso de CPU com aplicativos de banco que ficavam rodando em segundo plano sorrateiramente. Pode ser algum antivirus também

- Dá uma olhada nas temperaturas da CPU

- Desabilita o "Intel Speedshift Technology" na BIOS

• 8 meses depois...
Postado

Boa tarde, estou tendo o mesmo problema só que com um xeon e5 2650v2 e uma GTX 960 de 2gb DDR5.

Entro no GTA 5 ou outro jogo e fica igual o do vídeo travando e a 1 FPS tentei algumas das alternativas anterios mais sem sucesso poderiam me ajudar ? 

Obs: não consigo mandar o vídeo mais o vídeo mostra a tela do meu Pc no jogo GTA 5 com 1 de FPS e tudo travado e com o CPU em 80% e a gpu em 1 ou 2% a temperatura está normal e a fonte aguenta pois e de 550w.

Screenshot_20230814-175835.png

20 minutos atrás, Cimekinho disse:

Boa tarde, estou tendo o mesmo problema só que com um xeon e5 2650v2 e uma GTX 960 de 2gb DDR5.

Entro no GTA 5 ou outro jogo e fica igual o do vídeo travando e a 1 FPS tentei algumas das alternativas anterios mais sem sucesso poderiam me ajudar ? 

Obs: não consigo mandar o vídeo mais o vídeo mostra a tela do meu Pc no jogo GTA 5 com 1 de FPS e tudo travado e com o CPU em 80% e a gpu em 1 ou 2% a temperatura está normal e a fonte aguenta pois e de 550w.

Screenshot_20230814-175835.png

@rinshun @Lost Byte @Visitante @Marcelo04 @TheDemonLena

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...