Ir ao conteúdo

Indicação de fontes ATX 3.0

Ir à solução Resolvido por Physics,

Posts recomendados

Postado

Tenho hoje uma fonte XFX XTR2 750W Gold. Aqui mesmo no fórum li que o projeto se baseia na Seasonic Prime Gold... então é de se esperar que seja uma fonte acima da média.

Estou planejando fazer um up para uma placa de vídeo que recomenda fonte de 850W. Vi em reviews que a placa em si não ultrapassa os 350W de consumo, então em tese a recomendação indica 500W de "sobra" para acomodar o resto do PC, margem de operação e eventuais picos de consumo. Dado que o resto do PC não tem nada demais, e o calculo feito pelo site OuterVision® Power Supply Calculator indica uma fonte de 650W (com uma pequena sobra até), imagino que a minha fonte atual dê e sobre.

Estou me preparando para o caso da fonte não for suficiente me obrigando fazer um up também de fonte. Como fonte é algo que dura década, pensei em pesquisar algo mais atual. Dei uma olhada nas lojas e vi que não existe filtro ATX 3.0... e se procura por ATX 3.0 o que vêm é um monte de gabinetes ATX. Então as lojas não estão facilitando.

Alguém que está mais por dentro do mercado sabe os modelos de fonte ATX 3.0 disponíveis? Isso ainda está no nível "entusiasta com muita grana sobrando" ou já temos alternativas mais para "pessoas comuns"? Vi umas da ASUS, mas gastar 2k+ numa fonte acaba sabotando um pouco o plano de pegar algo mais atualizado.

Postado

Só me lembro da RM-X mais nova (a que tem as letras em branco) e da XPG Core reactor que são 'ATX 3.0 compliant'.  Me enganei. Não são ATX 3.0.

Se quiser dar uma procurada nos reviews de outras marcas, dá uma olhada aqui: https://docs.google.com/spreadsheets/d/1eL0893Ramlwk6E3s3uSvH1_juom7SMG5SCNzP2Uov8w/edit

Sugiro começar pelas Tier A desse tier list: https://cultists.network/140/psu-tier-list/

• Obrigado 1
Postado

Poucos modelos que cumprem a terceira revisão do ATX12V estão disponíveis.

E isso não faz falta alguma.

Modelos recém-lançados estão incluindo os conectores 12VHPWR, recém-introduzidos na especificação PCIe 5.0, que não são dependentes do cumprimento da nova revisão do ATX12V.

Essa revisão inseriu uma série de requerimentos extremamente complicados para serem alcançados pelas fabricantes de fontes de alimentação. Dentre eles, destaco os transientes de carga, que, nas revisões anteriores, referiam-se apenas à avaliação de picos recorrentes dentro da capacidade máxima da fonte de alimentação, mas nessa revisão, também tornaram-se excursões de carga. Leia mais sobre isso nesse tópico e nesse artigo do Aris Mpitziopoulos e do Jon Gerow. Em suma, são exigências extremamente restritivas, que dificilmente condizem à realidade.

Em 14/12/2022 às 17:53, W46n3r disse:

Tenho hoje uma fonte XFX XTR2 750W Gold. Aqui mesmo no fórum li que o projeto se baseia na Seasonic Prime Gold... então é de se esperar que seja uma fonte acima da média.

A plataforma mencionada recebeu mais duas revisões para correção de problemas, entre eles, desligamentos com placas que produzem ruído de chaveamento intenso, que acabavam induzindo ruído sobre os sense wires da trilha principal (localizados no conector de alimentação da placa-mãe), ocasionando o acionamento da over current protection do switching controller. Nas revisões mais recentes da plataforma, a Sea Sonic Electronics limitou-se a remover os capacitores dos cabos e os sense wires (utilizados na compensação da queda de tensão).

Desconheço se a XTR2 acompanhou as alterações realizadas pela fabricante.

Esse problema, em questão, ocorre mais frequentemente em sistemas com placas-mãe com um sistema de alimentação com filtragem básica e placas gráficas das séries RTX 2000 e RTX 3000.

• Obrigado 1
Postado
4 minutos atrás, Physics disse:

Em suma, são exigências extremamente restritivas, que dificilmente condizem à realidade.

Entendi. Talvez as exigências tornem o padrão algo exclusivo de entusiastas (por causa dos custos)?  . Rumores indicam que até placas intermediarias vão requerer o tal conector novo, então parece uma tendência de mercado se desenhando. Claro que tem os adaptadores... talvez esse seja o caminho para quem não quer gastar tanto.

4 minutos atrás, Physics disse:

Esse problema, em questão, ocorre mais frequentemente em sistemas com placas-mãe com um sistema de alimentação com filtragem básica e placas gráficas das séries RTX 2000 e RTX 3000.

Pois é... eu sequer sabia que tinha Seasonic por trás. Comprei cegamente por que era gold e estava em promoção. Hoje ela aguenta bem uma RTX 3070 com overclock. Seria isso indicação de que a fonte tem a tal revisão?

A placa que estou pensando em usar é AMD, uma 6900XT. Sem overclock devem ser pelo menos uns 60W a mais... e com over eu não tenho a menor ideia.

Se não houver mesmo uma opção de ATX v3.0 para "pessoas comuns" acho que me resta aguardar e ver como a fonte reage a carga adicional do up. Realmente queria evitar gastar com fontes v2.x agora (se puder).

• Solução
Postado
21 horas atrás, W46n3r disse:

Talvez as exigências tornem o padrão algo exclusivo de entusiastas (por causa dos custos?).

Possivelmente publicarão uma revisão 3.1 para alterar a escala da avaliação de transientes. Enquanto isso, na revisão 3.0, os modelos que cumprem os requerimentos têm duas opções:

1. Utilizar componentes de alta capacidade e proteções de sobrecarga esparsas (tornando a proteção inútil) ou com atraso (exigindo a utilização de um microcontrolador).
  2. Não oferecer o novo conector de alimentação.

As demais exigências da revisão 3.0 são semelhantes às da revisão 2.53, apenas acrescentando a obrigatoriedade do suporte ao Alternative Low Power Mode através de alterações de timing e eficiência em baixa carga.

22 horas atrás, W46n3r disse:

Rumores indicam que até placas intermediarias vão requerer o tal conector novo, então parece uma tendência de mercado se desenhando. Claro que tem os adaptadores... talvez esse seja o caminho para quem não quer gastar tanto.

Modelos que falham à revisão 3.0, ainda são qualificados para a revisão 2.53 e podem utilizar o conector 12VHPWR. Não existe uma relação de dependência entre o conector 12VHPWR e a revisão 3.0 do padrão ATX12V.

Portanto, caso esse novo conector torne-se padrão, as fontes de alimentação de baixo custo poderão integrar esse conector, mesmo que não cumpram com as exigências da avaliação de transientes.

Pois é... eu sequer sabia que tinha Seasonic por trás. Comprei cegamente por que era gold e estava em promoção. Hoje ela aguenta bem uma RTX 3070 com overclock. Seria isso indicação de que a fonte tem a tal revisão?

Possivelmente. Uma forma de observar isso consiste na verificação do cabeamento. Caso não se tenha capacitores nos cabos ou terminais de +12V com fios duplos no conector ATX12V 24P, possivelmente esse problema acabou sendo mitigado.

A placa que estou pensando em usar é AMD, uma 6900XT. Sem overclock devem ser pelo menos uns 60W a mais... e com over eu não tenho a menor ideia.

Embora também seja uma placa gráfica que apresente transientes de carga intensos, não gera tanto ruído de chaveamento quanto as placas gráficas das séries mencionadas anteriormente.

Se não houver mesmo uma opção de ATX v3.0 para "pessoas comuns" acho que me resta aguardar e ver como a fonte reage a carga adicional do up. Realmente queria evitar gastar com fontes v2.x agora (se puder).

Muitos modelos ainda estão em validação, recomendo que aguarde.

• Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado

Caro usuário,

Seja bem-vindo ao Clube do Hardware!

De forma que a nossa comunidade possa auxiliá-lo com as suas dúvidas e para que você obtenha respostas mais satisfatórias que atendam às suas necessidades, pedimos que informe a configuração completa da sua máquina. Precisamos saber, em particular, a marca e o modelo dos seguintes componentes: processador, placa-mãe, memória (RAM), placa de vídeo, unidades de armazenamento e fonte de alimentação. Clique aqui caso você não saiba essas informações.

Caso o seu computador seja um modelo portátil (notebook), informar também a marca e o modelo.

Informar também o sistema operacional e a sua versão.

Atenciosamente,
Equipe Clube do Hardware

• 3 meses depois...
Postado
Em 14/12/2022 às 14:53, W46n3r disse:

Estou planejando fazer um up para uma placa de vídeo que recomenda fonte de 850W. Vi em reviews que a placa em si não ultrapassa os 350W de consumo, então em tese a recomendação indica 500W de "sobra" para acomodar o resto do PC, margem de operação e eventuais picos de consumo. Dado que o resto do PC não tem nada demais, e o calculo feito pelo site OuterVision® Power Supply Calculator indica uma fonte de 650W (com uma pequena sobra até), imagino que a minha fonte atual dê e sobre.

Estou me preparando para o caso da fonte não for suficiente me obrigando fazer um up também de fonte. Como fonte é algo que dura década, pensei em pesquisar algo mais atual. Dei uma olhada nas lojas e vi que não existe filtro ATX 3.0... e se procura por ATX 3.0 o que vêm é um monte de gabinetes ATX. Então as lojas não estão facilitando.

Alguém que está mais por dentro do mercado sabe os modelos de fonte ATX 3.0 disponíveis? Isso ainda está no nível "entusiasta com muita grana sobrando" ou já temos alternativas mais para "pessoas comuns"? Vi umas da ASUS, mas gastar 2k+ numa fonte acaba sabotando um pouco o plano de pegar algo mais atualizado.

Boa tarde amigo, 

Tenho uma fonte semelhante a sua, mas a versão "1" xfx xtr 750w também full modular. A fonte já tem 9 anos. 

Recentemente, atualizei meu setup (saiu i5 4690k + GTX 1660 e entrou Ryzen 7 5800x + RTX 3070 + water cooler 240mm) e, aparentemente, a fonte não tá aguentando mais... PC em idle funciona bem, mas desliga em jogos ou benchmarks que sobrecarreguem cpu e VGA ao mesmo tempo. 

Limite térmico verificados, ok. 

Testes só do cpu (cinebench r23), roda normalmente. Uheaven ou furmark reiniciam o PC. Mesmo com undervolt da VGA, PC desliga. 

Hoje, ainda percebi coil while na fonte, após substituir a GTX 1660 pela RTX 3070. 

Que você acha, pode ser fonte mesmo? 

Acabei de pegar a xpg core Reactor 850w full modular na loja da tia Luiza, por 699 e frete grátis. 

@Physics

Em 15/12/2022 às 15:43, Physics disse:

Poucos modelos que cumprem a terceira revisão do ATX12V estão disponíveis.

E isso não faz falta alguma.

Modelos recém-lançados estão incluindo os conectores 12VHPWR, recém-introduzidos na especificação PCIe 5.0, que não são dependentes do cumprimento da nova revisão do ATX12V.

Essa revisão inseriu uma série de requerimentos extremamente complicados para serem alcançados pelas fabricantes de fontes de alimentação. Dentre eles, destaco os transientes de carga, que, nas revisões anteriores, referiam-se apenas à avaliação de picos recorrentes dentro da capacidade máxima da fonte de alimentação, mas nessa revisão, também tornaram-se excursões de carga. Leia mais sobre isso nesse tópico e nesse artigo do Aris Mpitziopoulos e do Jon Gerow. Em suma, são exigências extremamente restritivas, que dificilmente condizem à realidade.

A plataforma mencionada recebeu mais duas revisões para correção de problemas, entre eles, desligamentos com placas que produzem ruído de chaveamento intenso, que acabavam induzindo ruído sobre os sense wires da trilha principal (localizados no conector de alimentação da placa-mãe), ocasionando o acionamento da over current protection do switching controller. Nas revisões mais recentes da plataforma, a Sea Sonic Electronics limitou-se a remover os capacitores dos cabos e os sense wires (utilizados na compensação da queda de tensão).

Boa tarde amigo, 

Considerando as informações que postou + o fato da minha xfx xtr 750w ser da primeira revisão, pode ser esse o motivo do meu PC estar desligando com o Ryzen 5800x + RTX 3070? 

Existe alguma forma de eu testar essas funções na minha fonte ou até solicitar uma "revisão" por um técnico? Assim eu não gastaria com outro fonte (até comprei a xpg core Reactor 850w, mas aí solicitaria o reembolso). 

Postado
24 minutos atrás, Denis Carlos Santos disse:

Hoje, ainda percebi coil while na fonte, após substituir a GTX 1660 pela RTX 3070. 

Que você acha, pode ser fonte mesmo? 

Acabei de pegar a xpg core Reactor 850w full modular na loja da tia Luiza, por 699 e frete grátis.

Então... a minha XTR2 aguentava de boa um 5800X + 3070 (com over de 12%... a GPU dava picos de 270w). Não conheço o projeto da v1... mas pode ser simplesmente idade da fonte né. Capacitores não são eternos e são os primeiros a ir para o beleléu em boas fontes.

Falam bem dessa XPG. Certeza que vai dar e sobrar. Eu acabei fazendo up para uma Super Flower LEADEX Platinum SE 1000W numa oferta imperdível que apareceu. A XTR2 parece um brinquedo de criança perto dessa Leadex, heh.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!